Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2010 - 11:06

A vida dos Outros

O atendente da livraria pergunta ao cliente: - O senhor quer que embrulhe? E o homem responde: - Não, é para mim mesmo. Estas as últimas palavras do filme A Vida dos Outros, que será exibido nesta quinta-feira, dia 22 de abril, no Projeto Cinema Falado do Museu Victor Meirelles. Simples e ao mesmo tempo cheio de significados, o diálogo expressa exatamente o que o filme é, ou seja, uma história até certo ponto simples, mas com uma condução dramática, cheia de humanismo e respeito.

A frase dúbia como resposta – é para mim mesmo –, que só pode ser entendida ao final da trama, nos deixa com duas certezas: a de ter assistido a um ótimo filme e de ter vivido por alguns minutos as dificuldades de um povo submetido ao regime de vigilância e patrulhamento, como foi o tempo da Alemanha então dividida.

O mediador da noite é o suíço, atualmente vivendo em Florianópolis, Hans Jörg Hüeblin, formado em Engenharia Mecânica e com Mestrado em Inovação Tecnológica. Cinéfilo e cineasta, Hans fez vários cursos de fotografia e de cinema, tendo dirigido alguns documentários, além de duas ficções.

A Vida dos Outros é uma produção alemã de 2006 e o primeiro longa do diretor Florian Henckel von Donnersmarck. Conta a história de um famoso dramaturgo da Alemanha Oriental, Georg Dreyman, e sua companheira, a famosa atriz Christa-Maria, que passam a ser vigiados 24 horas por dia, a mando do ministro da Cultura.

O ano é 1984 e está em curso um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos. O capitão Anton Grubitz, por sua vez, busca ser promovido em sua carreira, com o apoio dos mais influentes círculos políticos da época, e para isso dá a um fiel agente do sistema, Gerd Wiesler, o encargo de coletar evidências contra o bem-sucedido dramaturgo. Gerd é um agente especial da polícia secreta da Alemanha Oriental e tem como única finalidade servir cegamente ao seu totalitário país

Desde o seu lançamento A Vida dos Outros tem colecionado prêmios e indicações em vários festivais, entre eles o Spirit Independent, Locarno, Londres, Copenhague, Los Angeles, Montreal, Varsóvia, Globo de Ouro e outros. A coleção se fecha com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e com o recorde de indicações – onze – no German Film Awards.

A sessão começa às 18h30min, na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles, na Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis. A entrada é gratuita.

.[ Cinema Falado do Museu Victor Meirelles | A Vida dos Outros – 2006 – ALE – 137min | Direção de Florian Henckel von Donnersmarck | Mediação: Hans Jörg Hüeblin,dia 22/04/2010 às 18h30min, na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles, Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC | Telefone ( 48) 3222-0692.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira