Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2010 - 11:20

Cosil Construções e Incorporações conquista selo verde para obras

Presente em seis cidades, a empresa foca estratégias em sustentabilidade e investe no consumo consciente.

São Paulo – A incorporação de rigorosos procedimentos de responsabilidade socioambientais em obras de construção civil fez com que a Cosil, passe a fazer parte do seleto grupo de empresas que terão o selo SustentaX para construtoras. A chancela, que representou investimentos e operações ao longo de 12 meses, mostra que a empresa conseguiu reduzir o consumo de energia, de água, reduziu a produção de resíduos sólidos e a emissão de dióxido de carbono. Passou ainda a evitar poeira em suspensão, entre tantos outros benefícios, em todos os seus empreendimentos que estão em fase de construção, o que indica que a companhia já passa a aplicar as melhores práticas internacionais de sustentabilidade em suas obras.

“A conquista do Selo SustentaX é resultado direto dos investimentos e da estratégia sustentável que engloba todos os empreendimentos em construção. Acompanhamos a evolução do mercado imobiliário verde e com o Selo permitimos que o setor identifique, de maneira transparente e rápida, nossa responsabilidade socioambiental”, afirma Samara Meneses Silva, gestora de incorporações e membro do Comitê de Sustentabilidade da Cosil, criado em 2008 e que tem por objetivo discutir, dar andamento e supervisionar as ações sustentáveis, trazendo inovações para a organização.

Em relação às construtoras convencionais, o Selo demonstra que a Cosil está à frente quanto ao consumo consciente e a insere de maneira cidadã ao cotidiano esperado pelos consumidores. “Já somos signatários do Pacto Global da ONU há quase dois anos. O Kit Sustentável criado pelo nosso comitê tem enorme aceitação no mercado. Todas as providências em nossa cadeia quanto ao gerenciamento de obras que primam pelas práticas socioambientalmente corretas facilita a identificação pelo mercado de uma postura que visa o bem comum. A empresa cresceu mais de 100% nos últimos dois anos e, a conquista desse selo para obras, e a utilização de produtos sustentáveis certificados do nosso setor, nos firma no escopo do consumo consciente e aponta um crescimento que adota práticas sustentáveis”, ressalta Samara.

Obras sustentáveis - Ao gerir empreendimentos em total conformidade com os critérios e procedimentos estabelecidos pela consultoria SustentaX, a Cosil incorporou ao seu cotidiano medidas mitigatórias de erosão, sedimentação e redutoras de consumo de água e energia. As obras também passaram a minimizar os resíduos das construções, com gerenciamento da destinação destes materiais, além de estabelecer controle ambiental da fumaça gerada pelo tabaco e a priorização dos materiais de baixa toxidade. A Cosil também passou a estimular ainda mais o reuso de materiais, o aumento de conteúdo dos reciclados, o uso de produtos regionais, bem como de madeira legalizada. A Cosil terá suas obras auditadas pelo Grupo Sustentax, de forma não programada, confirmando a adoção pelos canteiros da empresa dos mesmos procedimentos para a construção de Green Buildings (prédios verdes).

De maneira prática, a construtora passou a fazer uso de água não potável na fabricação de concreto e no processo de lavagem das rodas e varrição e incrementou a utilização de madeira certificada em todos os empreendimentos. A Cosil também passou a priorizar a compra de produtos entre fabricantes regionais para diminuir impactos em função da logística (gastos com combustível e pneus, por exemplo) e apoiar o desenvolvimento da comunidade local, bem como passou a incentivar a criatividade entre a equipe de gerentes, que ao fazerem a coleta seletiva nas obras, procuram reutilizar os resíduos na própria construção e quando isto não é possível, encaminham para os centros de reciclagem. “Estes fatores incrementam ainda a produtividade em função do ambiente de trabalho tornar-se mais saudável e organizado”, ressalta a gestora de incorporações da empresa.

Entre os principais benefícios estão a redução da quantidade de resíduos destinados a aterros e de gases geradores do efeito estufa, a economia de água potável, energia e redução do impacto na vizinhança e na cidade. Os novos procedimentos de sustentabilidade também geram melhorias na qualidade do ar interno das obras, na limpeza e organização, contribuindo para o bem-estar e saúde dos colaboradores da Cosil. O diferencial do projeto da SustentaX para a Cosil é a sua abrangência pois todo o processo contempla a gestão corporativa, dentro da empresa, todas as obras em andamento e as futuras. “Todas essas ações implantadas, que geram benefícios ambientais, socias e financeiros, marcam um novo posicionamento mais sustentável em toda cadeia de relacionamento da Cosil", finaliza Samara.

Certificação - Os procedimentos exigidos para a conquista do Selo SustentaX para uma construtora são tão rigorosos quanto para um produto. A criação deste selo SustentaX surgiu ao longo dos últimos cinco anos na esteira do sucesso que a consultoria tem feito no setor. “Fizemos a primeira certificação verde em um edifício da América do Sul em 2006 e tivemos problemas com tintas, adesivos, divisórias e percebemos que não haviam materiais certificados e que os presentes no mercado, não tinham a qualidade desejada para os procedimentos sustentáveis das obras. Percebemos que arquitetos, construtores, projetistas e todos os profissionais do setor teriam enorme dificuldade na identificação de produtos que realmente sustentariam esses novos projetos e, dessa percepção nasceu o primeiro Selo Sustentax que certifica os fabricantes líderes do mercado que imediatamente entenderam essa importância para o desenvolvimento do setor”, explica Newton Figueiredo, presidente do Grupo SustentaX.

O grupo desenvolve de forma integrada, o conceito de sustentabilidade nas áreas de Sustentabilidade Urbana e Imobiliária, Sustentabilidade de Produtos e Serviços e Sustentabilidade Pública e Corporativa. Newton é membro fundador do Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis e do Green Buildings Cônsul Brasil, é conselheiro de várias instituições ligadas aos setores de energia e racionalização de recursos. O primeiro passo dado pela consultoria foi a apresentação dos objetivos do trabalho no qual foram inspecionadas diferentes obras, em diferentes localidades onde a Cosil atua. Estes dados foram compilados e mostrados, em relatório fotográfico, os procedimentos corretos e as não conformidades encontradas nas diversas obras inspecionadas. A seguir foram analisados os procedimentos formais da construtora e introduzidos os aspectos de sustentabilidade, que primaram pela adequação os procedimentos existentes ou incluiram novas práticas. Esses “novos manuais” são validados pelos participantes e submetidos à aprovação da diretoria da construtora. Depois são feitos treinamentos com os gerentes de obra, com as equipes de qualidade e suprimentos para que os procedimentos sejam efetivamente incorporados. Transcorridos aproximadamente seis meses são realizadas auditorias programadas e não programadas para verificar, in loco, se as ações foram incorporadas ao dia-a-dia da empresa em seus diversos canteiros.

“O objetivo principal do Selo é aumentar a produtividade e reduzir os custos de concepção e implantação de green buildings. Ele facilita a introdução de materiais, equipamentos e prestadores de serviços social e ambientalmente corretos no crescente mercado de construções sustentáveis, permitindo a rápida identificação por parte de projetistas, arquitetos, construtores, compradores e demais interessados”, reforça o presidente do Grupo SustentaX. Dentre as medidas incorporadas no dia-a-dia da construtora estão: mitigatórias de erosão e sedimentação, redutoras do consumo de águas, minimização dos resíduos da construção, gerenciamento da destinação dos resíduo da construção, controle ambiental de fumaça gerada pelo tabaco, plano de gerenciamento da qualidade interna, priorização dos materiais de baixa toxidade como adesivos, selantes, tintas, vernizes, carpetes, adesivos de compensados ou laminados, estímulo ao reuso de materiais, ações para o aumento do conteúdo de reciclados, priorização aos materiais regionais e a utilização de madeira legalizada.

Aracaju* São Paulo* Santo André* Ribeirão Preto* Santos* Recife - A Cosil comemorou 44 anos de atividades, registrando a marca de mais de 1,5 milhão de m2 construídos. Gera mais de 1.700 empregos e, além dos sucessos na capital paulista, a Cosil lançou os melhores empreendimentos de Aracaju, na região do ABC em Santo André, Santos, em Ribeirão Preto e em Recife. A Cosil é tri-campeã do Master Imobiliário, o primeiro em 1997 na categoria Inovações Tecnológicas: Organização contra o Desperdício. O segundo veio em 2002, na categoria Empreendimento Cultural com a construção e introdução de avanços tecnológicos na área de projetos culturais do Teatro Tobias Barreto, de Aracaju. Em 2005, recebeu o prêmio Master Responsabilidade Social pelos resultados obtidos com projetos sociais para seus funcionários e crianças carentes. Introduziu novos conceitos com a Personalização de Ambientes, o programa Cosil sob Medida e o Kit Sustentabilidade que reune as inovações da indústria da construção civil para a economia ambiental e preservação do meio ambiente. Com amplo projeto de sutentabilidade na gestão corporativa, nas obras e que permeia toda sua cadeia de relacionamento, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira