Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2010 - 09:47

Microcamp abre unidade nos Estados Unidos

Perfil do público é de brasileiros interessados no curso de inglês e informática.

A rede de escolas de informática e idiomas Microcamp volta a atuar no exterior. Desta vez o mercado escolhido foi os Estados Unidos, mais precisamente a cidade de Pompano Beach, na Flórida. A princípio o público alvo são os brasileiros que moram ali e estão entre os 42% de latinos que vivem na cidade, que tem uma população estimada em pouco mais de 100 mil habitantes. A médio prazo a proposta é atender também para a comunidade hispana que vive ali e por fim os americanos.

A unidade iniciou suas atividades em dezembro de 2009 oferecendo o curso de inglês ABC e duas opções na área de informática: o Dotnet, que reúne os principais módulos na área; e o Web Design para quem quer criar e administrar sites na internet e intranet. O curso de hardware (concerto e manutenção de computadores) será o próximo lançamento.

O mais procurado é o de inglês, dada a dificuldade dos brasileiros com a língua inglesa. “Inglês para eles é uma questão de sobrevivência, e essa necessidade torna a procura grande”, justifica o diretor da unidade, Elvis Tuffi.

De acordo com o diretor - que já possui outros negócios da rede no Brasil – em apenas quatro meses, o número de alunos matriculados já supera a um terço da meta prevista para este ano. “Já são 100 alunos matriculados e a maioria já conhecia a marca Microcamp devido às escolas de qualidade existentes no Brasil, o que tornou mais fácil a divulgação na região”.

O segundo passo é atender a comunidade hispana da região. “São mexicanos, colombianos, cubanos que, ao contrário dos brasileiros, não pensam em retornar para seu país de origem. Precisam aprender inglês e informática para se qualificar e se colocar no mercado de trabalho de maneira formal”, explica Tuffi. Para atender esse público, o material didático e a coleção de livros dos cursos já estão sendo adaptados.

A terceira etapa do empreendimento será focada nos americanos. A proposta é oferecer cursos de informática para os nativos. “Não existe curso livre de informática nos Estados Unidos. Nosso desafio será popularizar esses cursos naquele país e resgatar a Microcamp como empresa internacional”,planeja Elvis Tuffi.

Internacionalização - No início dos anos 90, a Microcamp decidiu investir no mercado internacional e abriu unidades em países como Portugal, Espanha e Argentina, tornando-se uma das pioneiras a levar uma marca brasileira para o exterior, obtendo grande êxito. Atualmente, a Microcamp, não possui nenhuma unidade nestes países - devido a políticas internas – porém se prepara novamente para entrar no cenário externo a todo vapor: os EUA foram os primeiros.

Embora a escola seja formatada para o público brasileiro, a procura por cursos de informática e/ou mesmo inglês já começa a figurar entre pessoas de outras nacionalidades, inclusive os nativos americanos. Atualmente, o sistema de ensino americano em cursos de qualificação é restrito apenas para colégios e universidades, tornando inviável para algumas pessoas. “Já estamos elaborando apostilas em outros idiomas para poder suprir esta demanda”, conclui Elvis Tuffi.

A Microcamp prevê abrir mais unidades no exterior ainda neste ano, por acreditar no potencial de público e para consolidar de vez a marca em outros países. Atualmente a rede tem mais de 160 unidades espalhadas por todo o Brasil, onde atuam cerca de 4 mil funcionários e estudam mais de 120 mil alunos. Suas escolas já formaram mais de 1,5 milhão de alunos nos cursos de informática, inglês e espanhol. O web site da unidade USA é http://www.microcampusa.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira