Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2010 - 09:47

Programa é opção para classe C alcançar fluência no inglês a custo acessível

Alternativa que alia trabalho a estudos oferece passagens aéreas, hospedagem, bolsa de estudos para inúmeros cursos e remuneração.

São Paulo - Elas são jovens e descoladas. Na bagagem, além dos acessórios inseparáveis, o sonho de incluir no currículo um requisito cada vez mais exigido na carreira profissional: a fluência no inglês. Para alcançar este diferencial, moças entre 18 e 26 anos têm à disposição uma alternativa bastante acessível e vantajosa - o Au Pair.

Oferecido por agências de intercâmbio especializadas como a Experimento Intercâmbio Cultural - pioneira ao oferecer o programa no Brasil, desde 1960, o Au Pair é um programa de intercâmbio realizado em parceria com a APIA - Au Pair in América - maior organizadora do au pair nos Estados Unidos - e aprovado pelo governo americano. O programa alia trabalho a estudo e proporciona a oportunidade de morar legalmente no país, na casa de uma família americana, por um ano.

Contato diário é o diferencial - Recebida e tratada como um membro da família - daí a origem do nome Au Pair - a jovem não tem nenhuma despesa durante sua estadia nos Estados Unidos. Todos os gastos são custeados por estes familiares que serão responsáveis por ela, como explica Emília Miguel, gerente comercial da Experimento Intercâmbio Cultural: "O programa prevê um salário semanal de US$195,75, uma bolsa de estudos de até US$ 500, acomodação em quarto individual com todas as refeições, seguro saúde, e duas semanas de férias remuneradas".

As atividades de uma au pair estão ligadas ao convívio com as crianças. Entre as tarefas estão, por exemplo, a de brincar e ler para elas, acompanhá-las a escola ou a cursos, preparar suas refeições. A experiência permite que a jovem estude o curso que desejar durante este período. Mais do que isso: o contato diário e intenso com a família americana é o grande diferencial para que ela conheça as peculiaridades do idioma.

Fluência no idioma e cultura na bagagem de volta - O inglês fluente e a experiência de ter morado no exterior foram decisivos para a contratação de Cecília Micheleto em uma das mais conceituadas escolas de idiomas de São José dos Campos, sua cidade natal. Formada em Letras, há dois anos, hoje ela atua como professora de inglês e contabiliza cerca de 70 alunos, do ensino infantil ao adulto: "De volta a São José, encaminhei meu currículo e fui chamada para entrevistas já na primeira semana, o que me surpreendeu. Além da fluência no idioma, a escola se encantou com o fato de eu ter morado fora, um dos diferenciais que as empresas exigem cada vez mais dos profissionais".

Cecília faz parte de um universo em franco crescimento no Brasil, a classe C. A estabilidade da economia e uma nova visão sobre os brasileiros lá fora favorecem muito as viagens, sejam a turismo ou para concluir estudos. Programas como o au pair são ideais para este público, comenta Emília Miguel: "o au pair é uma alternativa acessível. O investimento varia em torno de U$ 800, e prevê passagens aéreas, seguro viagem, bolsa de estudos de até U$500, moradia e alimentação na casa da família e também o aprendizado do inglês. Além de tudo, as brasileiras são muito bem recebidas pelas famílias e chegam a liderar a preferência dos americanos, devido ao seu carisma e ao modo especial como lidam com as crianças" - comenta Emília.

Foi justamente o que aconteceu com Cecília. Ela optou por morar em Genéseo, uma cidade pequena, a seis horas de Nova York e ficou encantada pela família que a recebeu e especialmente pela garotinha de quatro anos com quem convivia diariamente. "Escolhi uma cidade semelhante à minha para minimizar o contato com brasileiros. Hoje sou fluente no idioma e, além da família, devo muito à garotinha com quem convivi diariamente. Ela me ensinou muito sobre pronúncia. Além disso, aprendi muito sobre a cultura do país. Foi uma experiência incrível."

Para participar do au pair, além de ter entre 18 e 26 anos, a jovem precisa ter completado o ensino médio, conhecimento intermediário de inglês, gostar de crianças e possuir carteira de habilitação.

Experimento Intercâmbio Cultural - A Experimento é uma organização especializada em intercâmbio cultural, com mais de 45 anos de experiência no Brasil e 75 anos no mundo. Oferece a jovens e estudantes brasileiros a oportunidade de estudar ou trabalhar no exterior, em mais de 30 países, em programas com duração a partir de 2 semanas . Seu amplo leque de programas atende a variadas faixas etárias. Entre os produtos oferecidos estão High School, cursos de idiomas, Au Pair, programas culturais de férias, estágios e trabalhos remunerados no exterior, passagens aéreas internacionais, seguros viagens e carteiras de desconto. Possui 30 lojas no País, sendo sete próprias e 23 franqueadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira