Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2010 - 09:56

Ricardo Camarano subverte o papel da pintura?em mostra no Espaço Contraponto

Primeira individual no Brasil e segunda participação na SPArte.

A mostra individual 'Cor erosão´ do artista plástico Ricardo Camarano, radicado em Paris há cerca de 20 anos, inaugurou no dia 20 de abril (terça-feira), no Epaço Contraponto, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Composta por 22 obras inéditas no Brasil, a exposição revela o modo próprio da sua pintura, além de objetos e fotografias.

No dia 04 de maio (terça-feira) às 20h30, acontece uma mesa redonda, aberta ao público, com a curadora Kátia Canton - PhD em Artes Interdisciplinares pela Universidade de Nova York, que também assina o texto crítico da mostra. A exposição fica em cartaz até o dia 10 de maio de 2010.?

Composta por sete pinturas (óleo sobre tela), painel com 12 pinturas, série de esculturas (óleo solidificado), nove fotografias e desenhos (carnê em formato acordeon - nanquim sobre papel), o artista busca inspiração nas formas naturais e no depoimento do tempo inventado.

Sob efeito de um processo quase religioso, onde ele (processo) torna-se objetivo da própria obra, o artista procede de forma diária, erodindo sua tela - composta por diversas camadas de pigmentos - em um constante fluxo. "Na minha pesquisa tento relacionar a presença da cor aos acúmulos e desgastes acionados pelas intempéries o resultado é liso sem matéria somente a lembrança das cores vividas", acentua Camarano.

"Na passagem do tempo, demarcada pelo confronto com paisagens magníficas e a constatação de que a própria natureza seria a obra de arte suprema, a representação tornou-se para ele uma forma de redundância", afirma a curadora Kátia Canton em seu texto crítico.

Histórico - Ricardo Camarano nasceu em Minas Gerais, em 1957. Vive e trabalha em Paris (França) e em Montreal (Canadá), desde 1990. Inicia seu processo artístico ainda muito jovem, experimentando várias manifestações: desenho, pintura, dança e moda. Fez estágios em dança contemporânea (Ballet Stagium - S.P.) e teatro (Grupo Espaço Dança - SP), atuando depois, por um período, como designer de moda.

Como autodidata, pesquisa e realiza esculturas com diversos materiais (argila, madeira e outros). Aprofunda sua formação estudando História da Arte no Instituto de Formação de Carreiras Artísticas (ICART-Paris), especializando-se em projetos culturais.

Participou de uma mostra coletiva na Galeria Lavigne-Bastille, em Paris (2009); além da individual ´Peintures, Scupltures 1987-2007´, na mesma instituição. Em 2009, participa da feira SPArte, sendo representado pela galeria Sycomore Paris-França. Em 2007, é aceito pela galeria Frederico Sève Gallery/latincollector, em NY, espaço que trabalha com outros artistas brasileiros da arte contemporânea e moderna. O artista tem obras em coleções privadas no Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha e Suíça.

.[ O Espaço Contraponto, que funciona de segunda a sábado, das 12 às 19h, fica à Rua Medeiros de Albuquerque, 55, na Vila Madalena, em São Paulo. O telefone é (11) 3813-6433. O website é http://contraponto55.ato.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira