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21/04/2010 - 10:06

Cadastro no DDA do Santander cresce 213% no trimestre

Banco concentra 53% das novas assinaturas registradas pelo mercado nos três primeiros meses do ano.

São Paulo – O uso do DDA (Débito Direto Autorizado), sistema eletrônico de recebimento e pagamento de boletos, vem mostrando expansão acelerada no Santander em 2010. Nos três primeiros meses do ano, o número de adesões na base de clientes da organização subiu 213%.

Somente em janeiro, fevereiro e março o banco cadastrou 376 mil pessoas, alcançando a marca de 552 mil. O ritmo de crescimento fica mais claro quando comparado com o mercado como um todo. No trimestre, os bancos registraram 713 mil novos usuários, sendo que 53% desse total pertence ao Santander.

“O serviço de Débito Direto Autorizado é um ganho para o sistema financeiro. Saem ganhando os bancos, saem ganhando os clientes. Em dezembro, aceleramos as campanhas na rede para estimular a adesão e os resultados apareceram de imediato”, diz Lauro Leite, superintendente executivo de produtos. “Esperávamos atingir apenas em abril o patamar de adesões que temos agora. Claro que há um teto, mas ainda existe margem para crescer. Essa margem se alarga no mesmo ritmo em que o uso do Internet Banking se dissemina.”

Além de instruir sua base de clientes sobre os benefícios do serviço, o Santander vem estimulando o uso do DDA para torná-lo mais disseminado também entre as empresas cedentes, que emitem o carnê de pagamento. Uma das iniciativas é incentivar o registro eletrônico das cobranças com uma política de preço diferenciada e com serviços adicionais para os clientes da cobrança, como por exemplo, informar ao cedente quais dos seus clientes (sacados) já aderiram ao DDA, de forma a evitar a emissão de novos boletos.

“Cerca de 70% dos boletos são gerados sem registro eletrônico nos bancos e por isso acabam ficando de fora do Débito Direto Autorizado. Mas, com as ações de incentivo ao registro da cobrança e a crescente adesão de pagadores ao DDA, não será mais necessário as empresas cobradoras arcarem com custos de impressão expedição e postagem dos boletos. As companhias cedentes/cobradoras que entram nesse processo são uma terceira parte, junto de clientes/pagadores e bancos, que se beneficia”, continua o executivo.

Para aumentar a conveniência ao cliente, o Santander ainda disponibilizou serviços para manter o usuário sempre informado do recebimento de novos boletos eletrônicos. “Cada vez que um carnê é gerado para aquele CPF ou CNPJ, informamos por SMS e email. Não é a pessoa que vai em busca da informação, mas a informação que alcança o cliente”, explica Lauro.

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