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01/06/2007 - 09:52

Biodiesel chega a 3.000 ônibus da Região Metropolitana

A Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro realizou no dia 31 de maio (quinta-feira),o pré-lançamento do projeto "B5 na Frota de Ônibus do Estado do Rio de Janeiro". Esse é o maior projeto com biodiesel já realizado no país numa frota de transporte público. Inicialmente, 3.000 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Rio vão funcionar com 5% de biodiesel misturado ao combustível. Esse número representa cerca de 20% da frota, que tem 14.500 ônibus.

O programa é uma união de esforços, que envolve o Governo do Estado do Rio, a BR Distribuidora, a Fetranspor, a Volkswagen e a Mercedes-Benz. A meta é, até o final de 2008, ter toda a frota do estado rodando com o B5. Ou seja, ter 18.300 ônibus com combustível menos poluente - medida que representa um ganho ambiental equivalente ao plantio de 140 mil árvores por ano.

Na reunião, o secretário de Transportes Julio Lopes destacou o pioneirismo do Rio de Janeiro na corrida por combustíveis mais limpos.

- Esse é um projeto absolutamente relevante. O Rio de Janeiro sai na frente com uma das medidas ambientais mais importantes do planeta. Em um ano, 3.000 ônibus rodando com biodiesel a 5% significa uma economia de 32 milhões de litros de óleo diesel. E isso é só o início de um programa muito mais amplo. Que para nosso orgulho acontece no Rio de Janeiro.

Segundo o gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz, Gilberto Leal, testes preliminares com o B5 mostraram que ele proporciona uma redução de 10% do material particulado, que é a fumaça escura lançada pelo cano de descarga de alguns veículos.

- As pesquisas mostraram que não há necessidade de se alterar os motores dos ônibus para a adaptação do B5. Mesmo numa frota antiga a diminuição da poluição é imediata. A quantidade de monóxido de carbono,por exemplo, fica 7% menor.

O coordenador de Meio Ambiente da Fetranspor, Guilherme Wilson da Conceição, afirma que o projeto não vai pesar no bolso dos usuários do transporte público, uma vez que as tarifas não serão alteradas.

- O biodiesel ainda é um pouco mais caro que o diesel, mas a BR Distribuidora nos garantiu que não vai repassar esta diferença. Vamos manter a mesma qualidade do transporte poluindo menos.

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