Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2010 - 08:52

E-Commerce: O mundo à distância de um clique

Mercado que vendeu mais de R$10 bilhões no ano passado no Brasil ganha tecnologia, desenvolvida por Eric Santos da Power.com, que permite a realização de cadastro em lojas virtuais em apenas um clique a partir da integração com mídias sociais e entre sites de comércio eletrônico.

O Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking de países conectados à internet e figura entre os principais com internautas presentes em mídias sociais: No ano passado, 25,6 milhões de pessoas navegaram em sites dessa categoria. Isso é equivalente a 88,6% do total de internautas residenciais ativos. O brasileiro passa quase cinco horas por mês em redes sociais, quando a média mundial não passa de duas horas. (Fonte: Ibope/NetRatings)

Alvo principal da maioria das lojas virtuais, o público feminino já tem como a internet a principal mídia usada, ultrapassando a TV, de acordo com estudo realizado pela Sophia Mind, empresa de pesquisa de mercado do grupo Bolsa de Mulher. Em janeiro deste ano, as mulheres representaram 47% da audiência de usuários ativos na internet brasileira – aumento de um ponto percentual em relação a dezembro, de acordo com o Ibope Nielsen Online. Elas passam 39 horas semanais na web, contra 21 horas assistindo TV.

As redes sociais são usadas por 60% das mulheres para comentarem experiências de consumo, sejam positivas ou negativas. A opinião de outras mulheres sobre determinado produto é fundamental para elas – mais da metade já comprou algo por indicação em rede social.

No Brasil, onde a população de internautas é sensivelmente mais jovem do que a de outros países, as redes sociais estão modificando o panorama da mídia. Nós figuramos entre os principais países com internautas presentes em mídias sociais, como Orkut, Facebook, Blogs, Twitter, YouTube, entre outros. Hoje, existem mais de 19 milhões de usuários brasileiros no Orkut, ou seja, 76% da população que tem acesso à internet são cadastrados na rede de relacionamento. (Fonte: Ibope/NetRatings)

Sabe-se que o consumidor on-line tem perfil esclarecido, exigente e extremamente impaciente. Ao visitar uma loja, ele deseja saber rapidamente quais os produtos oferecidos, os atributos positivos do produto, o preço e a eventual promoção para tomar a decisão rapidamente e clicar no botão comprar. 50% dos consumidores desistem da sua compra no momento do cadastro, ao se deparar com seis, sete passos para finalizar sua compra. (Fonte:e-commer.org.br)

São Paulo, Abril de 2010 – Imagine efetuar compras na internet, criar contas em redes sociais e visualizar todas ao mesmo tempo com apenas um clique. Essas são algumas das funcionalidades da tecnologia criada por Eric Santos, CTO fundador da Power.com. Empresa originalmente brasileira, entrando este ano no mercado americano, é líder mundial em interconectividade social, atingindo em três anos mais de 18 milhões de usuários, a Power.com é o showcase dessa ferramenta.

“O conceito dessa tecnologia é poupar esforços do usuário no preenchimento de formulários recuperando informações previamente cadastradas em outros sites”, conta Santos. Na Power, ela foi utilizada para permitir que usuários com somente um clique ativassem contas no Hi5, Twitter, entre outros sites, utilizando as credenciais do Orkut, por exemplo. Dessa forma, as pessoas interagem simultaneamente em diversas redes sem a necessidade de um novo cadastro.

A implantação dessa tecnologia na Power permitiu a criação de muitas outras funcionalidades, tais como agregação de conteúdo, sincronização de conteúdo e interatividade entre redes. Essas invenções permitiram que a empresa alavancasse mais de US$7 milhões em investimentos em apenas dois anos.

“A idéia agora é a utilização dessa tecnologia no e-Commerce e nas mídias onlines, onde o possível consumidor efetua suas compras ou se cadastra em sites fazendo a associação de sua conta do Facebook, Orkut, Twitter, Hi5, entre outros”, revela Santos, que já inicia o desenvolvimento de produtos direcionados ao mercado de mídia online, empregando a tecnologia de 1-clique (one click).

Mesmo sendo um poderoso mercado, que nos últimos dez anos aumentou em 1.000.000% seu volume de vendas, o e-commerce ainda conta com clientes e lojas decepcionados pelo fato das negociações não atingirem suas expectativas. Ocorre que na maioria das vezes o problema não está no mercado, afinal o e-commerce vendeu mais de R$10 bilhões o ano passado, mas sim na loja virtual e seus passos burocráticos e usabilidade confusa.

“Em dezembro/2009 começamos desenvolver campanhas testando banners com capacidade de check-out. Esse tipo de publicidade permite que usuários efetuem a compra de um produto em poucos cliques, sem a necessidade preenchimento de muitos campos”, diz Eric Santos, que já inicia a implantação da tecnologia em mídias online. “Recentemente começamos a desenvolver campanhas para grandes clientes aqui nos Estados Unidos, dentre eles 1800Flowers e Blockbuster”.

Perfil- A Power.com é uma empresa líder mundial em interconectividade social. Fundada em 2007 pelos empreendedores Steve Vachani e Eric Santos, a empresa é financiada por Draper Fisher Juvertson, além de receber contribuições de outros investidores notáveis. Power.com é uma defensora dedicada dos direitos dos usuários na Internet. Sediada em San Francisco (CA), a empresa conta com mais de 40 funcionários em escritórios no mundo inteiro, incluindo Brasil e Nova Iorque e San Francisco.

Eric Santos- Executivo de tecnologia com vasta e diversificada experiência em desenvolvimento e gestão, widgets/aplicativos e plataformas de comunicação e interatividade. Especialista em marketing viral e interatividade social, pesquisador e projetista de novas formas de comunicação e relacionamento usando a internet. Arquiteto Sênior de software especializado na criação de frameworks para aplicações críticas de alta performance.

Liderança em tecnologia na concepção de idéias, levantamento de requisitos, desenvolvimento de arquitetura, criação e gestão de equipes, e de entregas com sucesso de produtos inovadores. Líder sênior de equipes de desenvolvimento de software. Forte background técnico com mais de seis anos no comando de respeitadas equipes world class de engenheiros de software. Vasta experiência no campo de desenvolvimento de aplicações para internet. Mais de 10 anos concebendo e desenvolvendo produtos de software para internet.

Professor universitário com mais de três anos de experiência no ensino de disciplinas na área de ciência da computação. Pesquisador e desenvolvedor de mais cinco projetos de pesquisas em tecnologia financiados por instituições governamentais (CNPq, Capes) e instituições privadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira