Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2010 - 08:52

Alcatel-Lucent Bell Labs atinge, pela primeira vez na indústria, a marca de 300 Megabits por segundo com apenas um par de linha DSL

Paris – A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) anunciou no dia 22 de abril (quinta-feira), que o Bell Labs, braço direito da companhia na área de pesquisa, demonstrou com sucesso uma tecnologia que impulsiona as velocidades de transmissão com apenas um par de linhas de assinante digital (DSL).

No teste de laboratório do “DSL Phantom Mode”, o Bell Labs atingiu as velocidades de transmissão de 300 Megabits por segundo (Mbps) em distâncias de até 400 metros (ou 100Mbps, em 1km). Com essas velocidades, os provedores de serviço poderão aumentar a capacidade da infraestrutura de cobre existente – amplamente empregada em todo o mundo – para atender a demanda de serviços comerciais por muitos anos.

No seu núcleo, o DSL Phantom Mode envolve a criação de um canal virtual ou “phantom”, que suplementa os dois cabos físicos, ou seja, a configuração padrão para linhas de transmissão de cobre. A inovação do Bell Labs e a fonte do DSL Phantom Mode provocam um aumento considerável na capacidade de transmissão em seus aplicativos de tecnologia de modo phantom analógico, em combinação com as técnicas padrão da indústria: vectoring, ou “microfonia”, que elimina a interferência entre os fios de cobre, e bonding, que permite agregar linhas individuais.

“Os testes de laboratório do DSL Phantom Mode acrescentam uma dimensão totalmente nova ao debate dos “100Mbps em andamento”. O fato de que os enlaces de cobre existentes podem alcançar 300Mbps a 400 metros, remodelará todo o ambiente competitivo de banda larga de próxima geração - e abrirá uma vasta gama de novas oportunidades de negócios para DSL players tradicionais,” comentou Kamalini Ganguly, Analista da Ovum. “Este anúncio mostra que a Alcatel-Lucent está seriamente procurando todas as inovações possíveis para ajudar seus clientes a acelerar a implantação de redes de acesso de próxima geração, através de um mix inteligente de avançadas tecnologias de cobre e fibra.”

“Estamos pensando constantemente na função que a inovação desempenha na geração de tecnologias do futuro, e o DSL Phantom Mode é o principal exemplo disso,” disse Gee Rittenhouse, chefe de Pesquisa do Bell Labs. “O que o torna uma importante inovação é que combina tecnologia de ponta com um modelo atrativo de negócios que abrirá oportunidades comerciais totalmente novas para provedores de serviços, permitindo, em particular, oferecer serviços baseados em IP de banda larga usando a infraestrutura de rede existente.”

Outras pesquisas já estão sendo feitas para refinar os modelos de implementação e determinar um conjunto específico de equipamentos nas instalações do cliente. De acordo com o último relatório de acesso divulgado pela Dell’Oro*, a Alcatel-Lucent lidera anualmente o mercado de DSL. O fornecedor anunciou, recentemente, a marca de referência única da entrega de sua linha DSL de nº 200 milhões, que serve um em cada três assinantes de banda larga fixa no mundo, através de sua tecnologia de acesso. ** Concentradores de Acesso DSL (Serviço Único + Multiserviço) (No Mundo Inteiro e Regional) (4Q09), 12 de fevereiro de 2010, Grupo Dell’Oro. [ www.delloro.com]

Perfil- A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) é o parceiro transformador e confiável de provedores de serviços, empresas, indústrias estratégicas (defesa, energia, saúde e transporte) e agências governamentais no mundo inteiro, fornecendo soluções para entrega de serviços de comunicação de voz, dados e vídeo para usuários finais. Líder em conexão de banda larga de rede fixa, móvel e convergida, tecnologias IP, aplicativos e serviços, a Alcatel-Lucent alavanca a incomparável expertise técnica e científica do Bell Labs, uma das maiores fontes de inovação na indústria de comunicação. Com operações em mais de 130 países e a mais experiente organização de serviços globais na indústria, a Alcatel-Lucent é um parceiro local com um alcance global. A Alcatel-Lucent obteve receitas de 15,2 bilhões de Euros em 2009 e sua sede fica na França, com escritórios executivos localizados em Paris. [www.alcatel-lucent.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira