Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2010 - 08:57

Atendimento em clínica de diagnósticos é aprimorado com a utilização do sistema de comunicação visual “Psiu”

Mais um importante passo foi dado para ampliação do uso da tecnologia Psiu, sistema de comunicação visual criado pela Casa do Instalador, ao fechar o negócio com o Centro de Ultrassonografia e Radiologia (Cura), tradicional clínica de diagnósticos da cidade de São Paulo com mais de 30 anos de atuação. A ferramenta vem se consolidando no mercado como uma solução ágil e prática para diversos segmentos, como bares e restaurantes, indústrias, clínicas de repouso e, agora, chegando às clínicas de diagnósticos.

O sistema, que foi inicialmente montado para agilizar e aprimorar o atendimento no ramo de alimentos, mostrou-se eficaz também em outras localidades pela sua fácil aplicabilidade e por atender e suprir necessidades específicas de seus usuários. “Nós analisamos cada caso e suas particularidades e implantamos nosso sistema, adequando ao formato que mais se aproxima à realidade do cliente. No caso do Cura, fomos chamados para aprimorar a comunicação entre paciente e enfermeiro”, relata José Rubens de Almeida, proprietário da Casa do Instalador e criador do sistema.

Segundo Almeida, a tecnologia utilizada é a mesma do já conhecido Psiu Garçom, que funciona por meio de um sistema de radiofreqüência e um painel de LEDs (Diodo Emissor de Luz) sem fio. No caso específico do Cura, um display foi instalado na área térrea da unidade Jardins, na Avenida Brigadeiro Luís Antonio em São Paulo, ao lado do posto de enfermagem e triagem, por onde o paciente deve passar antes de se dirigir ao andar superior para realização dos exames. Sendo assim, cada paciente recebe um transmissor que, quando acionado, emitirá um sinal no painel principal com o número do seu dispositivo. Com isso, pacientes e enfermeiros estarão sempre em contato em casos de emergência.

O dispositivo que é entregue aos clientes da clínica foi modelado para ser leve e de fácil manuseio, com apenas dois botões que emitem o sinal diretamente ao painel principal da unidade, mostrando que o sistema pode ser desenvolvido de acordo com a necessidade de cada cliente. “A partir de um modelo inicial, foram sendo criados novos modelos que se restringem a cada setor. Para unidades de ultrassonografia e coleta, o transmissor é menor e vem com um colar acoplado para o paciente poder pendurá-lo no pescoço. Dentro deste espectro, vão surgindo várias necessidades de aplicação e estamos prontos para atendê-las”, declara Almeida.

De acordo com Juliana Lebovits, coordenadora de coleta do Centro de Ultrassonografia e Radiologia, a aplicação do Psiu na unidade Jardins tem se mostrado muito eficaz. “A utilização dos aparelhos no centro de coletas e exames otimizou nossos processos. Antes, o enfermeiro ou coletador tinha de acompanhar o paciente até o segundo andar do prédio para ficar à sua disposição full time para casos de emergência ou simplesmente auxílio após a realização de um exame de sangue, por exemplo. Com o sistema, o profissional pode retornar à base e se o paciente sentir a necessidade, em caso extremos, como um princípio desmaio, ele poderá acionar o enfermeiro através do dispositivo que estará em suas mãos”, disse a coordenadora da clínica, explicando a funcionalidade do Psiu no centro de diagnósticos.

Os benefícios que a ferramenta trouxe aos procedimentos do Cura são evidentes. “Nosso pessoal se sente mais seguro e menos pressionado pelo tempo, já que pode retornar ao local de trabalho no posto de enfermagem e continuar sua jornada no atendimento por lá. Além disso, os profissionais ficam mais atentos, uma vez que os pacientes poderão chamá-los a qualquer instante nas salas de exames pelo dispositivo. Entre os próprios clientes, o Psiu é visto como um diferencial no atendimento, levando-os à satisfação”, celebra Juliana Lebovits.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira