Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2010 - 09:05

Empreendedores sociais trabalham por mudanças efetivas na sociedade

Conheça duas histórias de líderes sociais brasileiros, premiados em 2009 pela Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab. Ambas instituições buscam reconhecer o empreendedorismo social no país. A premiação 2010 está com inscrições abertas até 15 de maio.

O administrador e biólogo Claudio Padua e sua mulher, a educadora ambiental Suzana Padua, fundaram o Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas) em 1992. Preocupados em ajudar a garantir a conservação dos recursos socioambientais do Brasil, o casal carioca não imaginava que, 18 anos depois, o Ipê se tornaria a terceira maior ONG ambiental do país. Hoje, beneficia diretamente mais de 10 mil pessoas de comunidades com poucos recursos de cinco estados: AM, MS, PA, PR e SP.

Em 2004, quando o Ipê já tinha mais de uma década de vida, o chef de cozinha curitibano, David Hertz _igualmente inspirado pelo desejo de ajudar a melhorar a realidade brasileira_ começou a ensinar gastronomia a jovens de uma comunidade do Jaguaré, bairro da zona oeste da capital paulista. Surgia, assim, a primeira semente da Associação Gastromotiva, criada, oficialmente, em 2006. Em três anos de atuação, a Gastromotiva ofereceu curso profissionalizante em cozinha para mais de 120 jovens. Em 2010, outros 120 serão formados.

O casal Padua e David Hertz são ótimos exemplos de empreendedores sociais. Em campos distintos, eles buscaram com persistência parcerias e recursos financeiros para colocar em prática ideias inovadoras, visando à promoção de mudanças efetivas na sociedade. Em 2009, foram vencedores da premiação brasileira que reconhece e dá visibilidade a trabalhos dessa ordem: os Padua conquistaram o Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S. Paulo e pela Fundação Schwab desde 2005; David foi laureado na primeira edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, iniciativa exclusiva do maior jornal do país.

Mentores do Ipê - Cláudio e Suzana Padua venceram o Empreendedor Social 2009 pelo modelo inovador de atuação, que mescla pesquisa com educação ambiental e com alternativas de desenvolvimento sustentável em comunidades empobrecidas.

O Ipê geralmente inicia o trabalho em uma determinada localidade com o levantamento de uma espécie rara ou ameaçada e, daí, faz planos para sua conservação. Depois, envolve a comunidade na iniciativa, seja por meio de um programa de educação ambiental ou de capacitação. Dessa forma, busca propor alternativas sustentáveis de geração de renda aos moradores da região abrangida. Atualmente, tem atividades na Mata Atlântica, na Amazônia e no Pantanal, em seis áreas.

Além das ações em campo, eles criaram o CBBC (Centro Brasileiro de Biologia da Conservação), uma escola de cursos de curta duração, e o mestrado da Escas (Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade).

Chef da Gastromotiva - David Hertz foi Empreendedor Social de Futuro 2009, devido ao trabalho pioneiro de educação profissionalizante em cozinha, proporcionando mais chances para que os aprendizes entrem no mercado de trabalho. A ONG por ele criada também possibilita geração de renda por meio de um bufê-escola. Além do Jaguaré, a iniciativa atingiu as comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, respectivamente, nas zonas oeste e sul de São Paulo.

Outra frente de atuação da Gastromotiva é o suporte ao desenvolvimento de negócios sociais gastronômicos nas comunidades. Os jovens que desejam criar seu empreendimento contam com o incentivo e o apoio de uma equipe de dez pessoas da organização.

Perfil - O Prêmio Empreendedor Social destaca líderes sociais que atuam há pelo menos três anos, de maneira inovadora, sustentável e com forte impacto positivo na sociedade ou em áreas como ambiente, educação, infância e saúde. Podem concorrer líderes de cooperativas, empresas sociais, ONGs e Oscips, além de pessoas físicas que executem iniciativas pioneiras - como a criação de um produto ou serviço ou a aplicação diferenciada de tecnologias já conhecidas.

O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro reconhece e promove talentos sociais que atuam há, no mínimo, um ano e, no máximo, três anos, de forma inovadora, e que necessitem de mais visibilidade para atingir ou consolidar a sustentabilidade de sua iniciativa, bem como multiplicar seu impacto positivo. Podem se inscrever empreendedores de projetos jovens, mas com comprovado potencial em inovação, alcance e abrangência, multiplicação e eficácia social.

.[ As inscrições para os dois prêmios estão abertas até o próximo dia 15 de maio, sábado, e devem ser feitas somente pelo site: www.folha.com.br/empreendedorsocial. Dúvidas e informações pelo e-mail: [email protected]].

Vencedores do Prêmio Empreendedor Social (edições anteriores): 2008: André Albuquerque, Terra Nova - Curitiba (PR) | 2007: Tião Rocha, CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) - Belo Horizonte (MG) | 2006: Fábio Bibancos, Turma do Bem - São Paulo (SP) \ 2005: Eugenio Scannavino Netto, Projeto Saúde e Alegria - Santarém (PA) .

Realização: Há 24 anos o maior jornal em circulação do país (diária de 282.083 unidades e de 332.324 aos domingos, de acordo com o IVC, Instituto Verificador de Circulação), com 2,4 milhões de leitores em todo o Brasil (segundo Ibope Target Group Index Brasil - agosto de 2008 a setembro de 2009), a Folha de S.Paulo tem como objetivo principal dar visibilidade ao empreendedorismo social que busca a construção de uma sociedade sustentável e mais justa.

A Fundação Schwab é uma organização independente e neutra, sem fins lucrativos, criada em 1998, por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e sua mulher, Hilde, com o propósito de promover o empreendedorismo social como elemento de estímulo para a inovação e o progresso na sociedade. Presente em todos os continentes, a organização já selecionou para a sua rede 172 líderes sociais em 47 países. Entre eles, 14 são brasileiros e seis eleitos em parceria com a Folha de S.Paulo. A fundação é supervisionada legalmente pelo governo federal da Suíça, sendo que sua sede fica em Genebra.

.[ Site, regulamento e formulário de inscrição: http://www.folha.com.br/empreendedorsocial | Dúvidas e informações: [email protected] | Siga os prêmios no Twitter: http://twitter.com/premioempsocial | Acompanhe os prêmios no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Premio-Empreendedor-Social/322851266066 | Fundação Schwab: http://www.schwabfoundseoy.org/brasil ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira