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23/04/2010 - 09:14

O perfil dos consumidores de luxo


No Brasil, a classe Triplo A é predominantemente jovem, feminina e com ensino superior completo.

Brasília- Exclusividade, glamour e atendimento personalizado. Esses são os quesitos mais valorizados pelos consumidores do mercado de luxo, também conhecidos como o público Triplo A. Em Brasília, essa classe seleta e sofisticada vem crescendo cada vez mais. A capital concentra personalidades e autoridades, nacionais e internacionais, e por isso é um berço nato para o luxo.

“A cidade tem um público sofisticado que vai desde parlamentares e políticos até equipes de embaixadas. Hoje esse público está mais forte e a cidade já começa a se adaptar para atender esse mercado”, explica Anamaria Ferrão, diretora da empresa brasiliense L’excellence - Consultoria em Gestão do Luxo.

Brasília é hoje a terceira cidade do país em consumo de bens sofisticados, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro e seguida por Porto Alegre. De acordo com a última pesquisa realizada pela GFK Brasil, em parceria com a MCF Consultoria, das empresas de luxo entrevistadas, 31% afirmaram querer expandir suas lojas para Brasília. A cidade com a maior renda per capita do país foi escolhida como o terceiro mercado mais promissor para o varejo e o setor de serviços sofisticados.

Perfil do luxo – De acordo com a pesquisa da GFK Brasil, os consumidores de alto padrão analisam três pontos principais na escolha de um bem ou serviço de luxo: exclusividade, tradição ou glamour da marca e atendimento personalizado. “A classe Triplo A é exigente e quer investir em algo que lhe torne especial. As empresas devem estar cada vez mais preparadas para os gostos e as necessidades desse público”, reforça Anamaria.

O mercado de luxo também é dominado pelas mulheres. Elas respondem por 63% do consumo de bens sofisticados, enquanto os homens representam 37% dessa parcela. Os mais jovens são os mais atuantes nesse mercado, sendo 40% dos consumidores adultos na faixa etária entre 26 e 35 anos. Quanto à escolaridade, os consumidores têm ensino superior completo (42%) ou pós-graduação (36%).

. Perfil do mercado de luxo brasileiro.: Sexo: Mulheres (63%) | Homens (37%).

. Faixa etária.: Até 25 anos (13%) | Entre 26 e 35 anos (40%) | Entre 36 e 45 anos (24%) | Entre 46 e 55 anos (18%) | 56 anos ou mais (4%).

.Escolaridade.: Ensino superior completo (42%) | Pós-graduado (36%).

.Mercado de luxo.: Critérios mais valorizados pelo consumidor: Exclusividade (35%) | Glamour ou tradição da marca (35%) | Atendimento personalizado (16%) | Variedade de produtos e serviços (8%) | Localização (3%) | Preço (2%).

Ramo das empresas do luxo no Brasil: Moda (27%) | Calçados (17%) | Automóveis (10%) | Joalherias (10%) | Perfumarias (10%)| Hotelaria (9%) | Alimentos (9%) | Bebidas alcoólicas (8%) | Cosméticos (8%) | Confecção/vestuário (8%) | Mobiliário (7%). *Fonte: Pesquisa da GfK Brasil em parceria com a MCF Consultoria (abril/2009). [www.lexcellence.com.br ]

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