Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2010 - 10:25

9,5 mil negócios receberão R$ 600 milhões para se tornarem sustentáveis em Rondônia

Aporte do BASA, BNDES e FNO visa impulsionar investimentos na região.

Com o objetivo de alavancar a realização de negócios sustentáveis em Rondônia, o Estado receberá injeção de R$ 614 milhões de fontes de fomento e sustentação econômicas nacionais, entre elas o Banco da Amazônia (BASA), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

De acordo com dados do BASA, foram identificados oito segmentos do mercado que entrarão no pacote de beneficiados: agricultura familiar, micro e pequena empresa, turismo, cultura, pesca artesanal, aqüicultura, atividade florestal, indústria, comércio e serviços, projetos estruturantes, agronegócio e comércio e serviços. Destes, as áreas contempladas são: fruticultura, cafeicultura, cacauicultura, piscicultura, madeira, agroflorestal e pecuária leiteira. Do total dos recursos disponibilizados, 20% serão destinados à agricultura familiar e o restante seguirá para os outros segmentos.

De acordo com Wilson Evaristo, da Superintendência Regional de Rondônia do BASA, é esperado que os investimentos ajudem na criação de oportunidades de trabalho, aumento da economia local, diminuição do êxodo rural, minimização das desigualdades regionais, inclusão social, redução da pobreza, o aumento do PIB estadual e ampliação da arrecadação tributária.

"Pretendemos, assim, almejar o financiamento de cerca de 9,5 mil negócios sustentáveis, entre beneficiários e projetos, através de ações estratégicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das populações locais", afirma. Ele explica, porém, que as iniciativas sustentáveis só terão sucesso caso haja um acordo sólido entre o governo, a iniciativa privada e a sociedade civil. "Trata-se de um modelo de financiamento que tem como foco o empreendedorismo consciente. A Amazônia está no foco das atenções mundiais e desenvolver a região com bases mais sustentáveis mostra a maturidade da sociedade brasileira".

Segundo Evaristo, a conservação e preservação do patrimônio natural, a recuperação de áreas degradadas e a contenção do avanço do desmatamento desordenado, serão alguns dos benefícios para o meio ambiente de Rondônia.

Estado de Rondônia - Com população de 1,5 milhões de habitantes, Rondônia é Estado que mais cresce no Brasil, além de ser o terceiro mais populoso e de maior densidade demográfica entre os estados da Região Norte. São 52 municípios entre os quais se destacam Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e a capital Porto Velho. Da área total de 237 mil km², 85% tem potencial produtivo, segundo a Embrapa. Além do crescimento econômico sustentado principalmente pela agropecuária, duas hidrelétricas em construção sobre o Rio Madeira - Santo Antônio e Jirau - respondem pela geração de 30 mil empregos até 2019.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira