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23/04/2010 - 10:33

Mudança para uma estratégia de aposta nos serviços pode gerar impactos positivos nos resultados das empresas, conclui Estudo da Capgemini

A Capgemini, um dos principais fornecedores mundiais de consultoria, tecnologia e outsourcing de serviços, anuncia as principais conclusões de um novo estudo designado por “Service as a Strategy”, que revela que enquanto certos fabricantes continuam a encarar os serviços como um centro de custos para a sua atividade, há um número crescente de empresas que fazem crescer os seus negócios, adotando uma estratégia que aposta no desenvolvimento do segmento dos serviços e os posiciona como um forte gerador de receitas.

Para as empresas que iniciaram este processo de transformação passando de um modelo que endereça o mercado totalmente centrado nos produtos, para uma nova abordagem baseada nos serviços, fez com que estes serviços sejam a nova estratégia de negócio. E os fatos apontam para que a adoção de uma forte estratégia de negócio baseada nos serviços pode ter um impacto positivo e evidente no desempenho financeiro dos fabricantes.

 O estudo “Service as a Strategy” analisa a forma como os fabricantes best-in-class adotaram diferentes estratégias para aumentarem as receitas da sua área de serviços, concluindo que estas reportaram índices de crescimento na ordem dos 15 a 20% nos últimos cinco anos e que, em alguns casos, este segmento poderá mesmo vir a representar cerca de 1/4 do total do seu volume total de receitas. O estudo revela também que se contam entre os principais fatores diferenciadores: o empenho da gestão ao mais alto nível na área dos serviços tendo mesmo estas empresas passado a ter um representante executivo desta área nos seus Conselhos de Administração; um modelo de negócio inovador para os serviços, e colaboradores motivados para operacionalizarem a mudança do foco da venda de produtos para a criação de uma “customer experience”.

 O Estudo também revela que os fabricantes best-in-class estão a: Gerir os seus serviços como um centro estratégico de receitas, sobretudo através da reestruturação das suas valências organizacionais. As empresas best-in-class transformaram a área dos serviços numa unidade de negócio, separada das restantes e gerida por um executivo de nível sênior;

À procura de soluções financeiras inovadoras para as suas necessidades de capital. Por exemplo, uma empresa líder da indústria tecnológica fez um acordo com uma instituição financeira para receber um financiamento num único pagamento, em vez de uma série de pagamentos faseados;

A adotar uma estratégia de desenvolvimento do seu negócio na área dos serviços, que privilegia as fusões, as aquisições e as parcerias. Por exemplo, um grande fabricante aumentou a sua taxa de crescimento anual em 9 pontos percentuais na área dos serviços através de uma série de aquisições;

A ir além da mera prestação de serviços decorrente da comercialização dos seus produtos, e a oferecerem um leque amplo de serviços inteligentes;

A oferecer novas funcionalidades nos seus produtos, com base num contrato de serviços estruturado a partir de níveis de desempenho. Por exemplo, um dos líderes da área industrial oferece um programa aos seus clientes, no âmbito do qual estes pagam uma taxa fixa para serviços de manutenção, com base no número de horas contratadas;

A recorrer às novas tecnologias para desenvolverem um posicionamento proativo nos serviços e nas entregas. Por exemplo, através do Remote Monitoring System (RMS) a unidade dos serviços de um fabricante pode ter uma indicação prévia sobre prazo de validade de um produto, e uma perspectiva das possíveis falhas do mesmo.

A ir além do “aftermarket service management”, e a apostar em serviços de manutenção dirigidos ao ciclo de vida dos produtos; A medir o grau de lealdade dos clientes e a relacioná-lo com o sistema de gestão do desempenho dos seus colaboradores. [www.capgemini.com/insights-and-resources/by-publication/service-as-a-strategy].

Estudo “Service as a Strategy”: O estudo da Capgemini “Service as a Strategy” foi concebido para identificar a forma como alguns fabricantes estão sendo bem-sucedidos no desenvolvimento do seu negócio na área de prestação de serviços. O estudo tem como elemento central os serviços enquanto centro de receita em quatro grandes indústrias: Aeroespacial e Defesa; Produtos industriais; Equipamentos Médios e Alta tecnologia. Os dados do segmento dos serviços foram analisados nas 50 mais importantes empresas destes setores na Europa, no período compreendido entre 2001 e 2009. Destas 50 foram selecionadas, com base no nível de desempenho dos seus volumes de receitas, um conjunto de empresas best-in-class para uma análise mais aprofundada.

Perfil- A Capgemini é um dos maiores fornecedores de serviços de consultoria, tecnologia e outsourcing do mundo. Presente em mais de 30 países e com cerca de 90.000 colaboradores no mundo. No Brasil, a Capgemini possui três operações (São Paulo, Campinas e Gaspar-SC) contando com cerca de 600 colaboradores.

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