Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2010 - 11:01

Setor automotivo nacional: a 4ª posição ranking mundial da indústria automobilística e uma breve análise dos consumidores


O Brasil deve ocupar, em 2010, a 4ª posição no ranking mundial da indústria automobilística, segundo previsões da IHS Global Insight Inc. e a J.D. Power & Associates. As duas instituições são as maiores empresas de consultoria automobilística do mundo. Mas, para o Brasil, o que vem por trás dessa previsão?

O diretor-presidente do Instituto das Concessionárias do Brasil (ICBR), Evaldo Costa afirma que o país pode ocupar essa posição, até então pertencente à Alemanha, que teve quedas nas vendas, por não se recuperar da crise econômica mundial. “Nosso país teve o desenvolvimento esperado, mas sem afrouxar a carga tributária será muito difícil manter o crescimento e a posição, caso seja conquistada”, avalia.

A Alemanha sente os sintomas da crise, mas Costa explica que a intervenção do governo foi fundamental tanto para o posição alemã, quanto para a brasileira. “A diferença foi na forma de atuação governamental, acredito ainda, que se o desconto do IPI tivesse sido mantido até junho de 2010, os resultados seriam mais favoráveis a todos”, fala. Sobre o fim do desconto do IPI, Costa afirma que as vendas para os próximos meses deverão cair muito, mas que ações, como promoções, devem elevá-las.

O diretor do ICBR recomenda que investimentos em lançamentos, produtos de qualidade, prestação de serviços otimizados e atendimento diferenciado são alguns pontos fundamentais que podem garantir a 4ª posição ao Brasil. “Vender carros de qualidade com preços baixos até é possível por algum tempo, mas não por toda a vida”, esclarece.

Com isso, o cliente é o grande beneficiado da "guerra” que está sendo travado pela conquista do consumidor, além de contar com um grande número de ofertas a disposição. “Com um pouco de paciência e negociação estará sempre com o último modelo na garagem”, conclui.

Evaldo Costa analisa ainda os consumidores e suas preferências no cenário automotivo nacional. Os carros flex e esportivos são os favoritos, mas ele garante que há espaço para todos. Os clientes, em sua maioria, são homens, mas o sexo feminino vem aumentando a cada dia. “As mulheres vem conquistando espaço em diversos setores, no automotivo não será diferente”, completa. [ www.evaldocosta.com.br | Blog: http://evaldocosta.blogspot.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira