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23/04/2010 - 11:11

Grupo PSA: faturamento de 14 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2010 representa alta de 27,5%


Fatos marcantes do primeiro trimestre de 2010 destaca-se pelo faturamento do Grupo PSA em alta de 27,5% em relação ao primeiro trimestre de 2009 (+22,8% numa base de perímetro constante). Faturamento da divisão automotiva em alta de 22,4% em relação ao primeiro trimestre de 2009. Crescimento para 14,6% da participação no mercado de carros de passeio e veículos comerciais leves do Grupo na Europa no primeiro trimestre de 2010 ante 13,5% no primeiro trimestre de 2009. Sucesso dos novos modelos Citroën C3, Peugeot 3008 e 5008 na Europa. Sinais de recuperação do mercado de veículos comerciais leves na Europa (+6%) onde o Grupo consolida sua liderança com uma participação de 22,7% . Faurecia confirma sua recuperação com um faturamento em alta de 32,2% em comparação com o primeiro trimestre de 2009 numa base de perímetro constante, e de 59,5% com a aquisição da Emcon.

*Perspectivas para 2010 - Na Europa, o Grupo prevê uma deterioração dos mercados automobilísticos de cerca de 9% no decorrer do ano. A participação no mercado da PSA Peugeot Citroën deve continuar a crescer na comparação com 2009 graças ao efeito obtido não apenas pelos lançamentos realizados nos últimos meses mas também pelos lançamentos mais recentes ou em curso, como o Citroën DS3 e o Peugeot RCZ.

Fora da Europa o crescimento das vendas do Grupo PSA deve prosseguir graças ao dinamismo dos mercados e aos lançamentos do Citroën C5 e do Peugeot 408 na China e dos modelos Peugeot Hoggar, C3 Aircross e outros novos carros na América Latina.

A PSA Peugeot Citroën prevê para o último semestre um resultado operacional corrente amplamente positivo para o Grupo e positivo para a divisão automotiva.

“Estou confiante em nossa dinâmica comercial e no desenvolvimento de nosso plano de desempenho que permitirão ao Grupo limitar o impacto de um contexto que pode ser difícil na Europa no segundo semestre”, declarou Philippe Varin, presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën.

Divisão automotiva - O faturamento da divisão Automotiva no primeiro trimestre de 2010 cresceu 22,4% estabelecendo-se em 10,619 bilhões de euros. Essa forte alta se deve essencialmente ao crescimento dos volumes associado ao bom desempenho dos mercados e ao aumento da participação no mercado registrado pela PSA na Europa. As vendas mundiais do Grupo totalizaram 914.000 unidades representando uma alta de 28,2%. O faturamento gerado pelas vendas de veículos novos cresceu 26,6%. Esta alta foi influenciada por diversos fatores: o crescimento dos volumes (+25,9%), a variação do mix de produtos (+7%), os preços líquidos (-2,5%), a taxa de câmbio (+1,9%), o mix de países (-0,2 %) e outros efeitos (-5,5%).

Fatos marcantes por zona geográfica (licenciamentos) - Europa: Os mercados automobilísticos europeus tiveram no primeiro trimestre uma evolução globalmente favorável (+9%), porém contrastada. Na Europa Ocidental os mercados registraram uma progressão de 11%, com notada exceção da Alemanha cujo mercado regrediu 21,5% após o fim dos planos de incentivo à troca de carros usados. A França, a Itália e o Reino Unido, ao contrário, se beneficiaram com as medidas de incentivo à troca de carros usados que estimularam as vendas (mercados de carros de passeio e veículos comerciais leves em alta de respectivamente +15,6%, +23,3%, +25,9%). Na Espanha, após dois anos extremamente difíceis, o mercado voltou a aquecer (+41,2%). Em compensação, a tendência observada na Europa Central e Oriental se manteve bastante negativa, com os mercados em queda de 18% no trimestre.

Nesse contexto, o Grupo PSA foi amplamente favorecido por sua posição de líder no segmento de carros compactos com consumo reduzido e baixas emissões de CO2  assim como pelo sucesso dos novos lançamentos: seus licenciamentos aumentaram 17,1%. Sua participação no mercado evoluiu, alcançando 14,6% na Europa* no primeiro trimestre ante 13,5% no mesmo período do exercício precedente. A participação no mercado do Grupo registrou um crescimento particularmente favorável na Itália (+1,8 ponto com 11,6%) e no Reino Unido (+0,3 ponto com 9,5%), ficando praticamente estável na França (33,3%), na Alemanha (5,9%) e na Europa Central e Oriental (9,4%). Na Espanha, a participação de mercado do Grupo regrediu ligeiramente (19,1% ante 19,4%).

Após dois anos difíceis, o mercado dos veículos comerciais leves retomou seu crescimento (+6,1%). A PSA Peugeot Citroën consolidou sua posição de líder, aumentando sua participação no mercado (22,7% ante 22,2% no primeiro trimestre de 2009).

América Latina (Brasil, Argentina, México, Chile): Na continuidade do último trimestre de 2009, os mercados da América Latina registraram novamente uma forte alta (+15%), sobretudo no Brasil (+16,7%) e na Argentina (+16,8%). Os licenciamentos do Grupo cresceram 6,7% e sua participação no mercado na região ficou em 5,3%.

Rússia: O mercado continua bastante difícil e registrou uma queda de 25% no primeiro trimestre. Nesse contexto, os licenciamentos do Grupo PSA regrediram 39,7%. Após vários anos de crescimento, a participação no mercado estabeleceu-se em 2,7%, um nível semelhante ao de 2009. O Grupo prosseguirá seu desenvolvimento na Rússia. A cerimônia de lançamento da produção de sua nova fábrica em Kaluga vai ocorrer no dia 23 de abril. Graças à produção local, o Grupo deve recuperar uma dinâmica comercial positiva e sua participação no mercado deve voltar a crescer.

China: O mercado continua extremamente dinâmico, com um crescimento de 27% no primeiro trimestre. O Grupo manteve sua participação no mercado em 3,1% e registrou um crescimento de 24,2 %.

Unidades Desmontadas (UD): As vendas de unidades desmontadas cresceram 19,1% em relação a 2009, alcançando 111.000 unidades.

.Europa = UE + AELE (Suíça, Noruega e Islândia) + Croácia -: Fatos marcantes referentes aos produtos - Apesar da dimensão da crise, a PSA Peugeot Citroën continuou a preparar o futuro mantendo as despesas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em níveis comparáveis aos dos anos anteriores. A PSA Peugeot Citroën manteve um ritmo elevado de lançamentos de novos modelos e soube capitalizar seus pontos fortes, principalmente os veículos com baixas emissões de CO2. Os últimos lançamentos levaram o Grupo a aumentar sua participação no mercado europeu. As novas identidades da Citroën (« Créative Technologie ») divulgada em 2009 e da Peugeot (« Motion & Emotion ») apresentada em janeiro deste ano tiveram uma excelente aceitação, acentuando a dinâmica de ambas as marcas.

Os veículos lançados em 2009 confirmaram seu sucesso comercial no primeiro trimestre de 2010 na Europa. As vendas do Citroën C3 Picasso totalizaram 23.600 unidades, em comparação com 13.000 no primeiro trimestre de 2009. O Peugeot 3008, o primeiro crossover da Peugeot, lançado na primavera (européia) de 2009, vendeu 30.700 unidades.

Os novos modelos lançados na Europa no final de 2009 ou no início deste ano também têm se revelado altamente promissores. O Peugeot 5008, com 20.400 unidades vendidas, consolida a posição da marca no segmento de modelos médios e contribui com importantes volumes adicionais.

Graças ao sucesso confirmado do Peugeot 206+, do 207 e do 107, com vendas de 242.100 unidades, a Peugeot registra um crescimento de 14,2 % de suas vendas no segmento dos modelos compactos.

O novo C3 comercializado a partir de janeiro na Europa também veio consolidar a posição da marca Citroën no segmento dos carros compactos. No primeiro trimestre, foram vendidos 81.500 Citroën C3 e C3 Classic, representando um crescimento de 52%. A estréia do Citroën DS3 lançado em março de 2010 foi muito bem-sucedida, com 11.100 exemplares vendidos até o momento, o que deve consolidar a posição da marca neste segmento.

O Citroën C4, com 57.600 unidades vendidas, registrou um crescimento de 58% de suas vendas. O Citroën C4 Picasso confirmou o sucesso da marca no segmento dos monovolumes médios com 38.200 exemplares vendidos (+10,1%). O sucesso obtido pelo Citroën C5 se manteve com 33.300 exemplares vendidos (+81,2%).

Estoques: Após uma importante redução dos estoques em 2009, o Grupo PSA manteve, no final de março de 2010, um nível de estoque total de 62 dias com 487.000 veículos.

Faurecia - A Faurecia confirma sua recuperação. Seu faturamento aumentou 59,5% no primeiro trimestre, estabelecendo-se em 3,202 bilhões de euros. Este crescimento integra os 533 milhões de euros decorrentes da compra da Emcon, consolidada a partir de 1º de janeiro de 2010. Numa base de perímetro e de taxa de câmbio constantes, o faturamento cresceu 32,2%. O faturamento relativo às vendas de produtos aumentou 40,7% alcançando 2,534 bilhões de euros repartidos de forma homogênea entre as diferentes atividades (+36,7% para os bancos de carros, +46,3% para os sistemas internos, +46,1% para as tecnologias de controle das emissões e +32,9 % para componentes externos de automóveis).

Gefco- O faturamento da Gefco foi de 842 milhões de euros, em alta de 26,7%. Esta alta ocorreu principalmente como conseqüência do aumento do volume de negócios com o Grupo PSA (+38,3%), mas também com os fornecedores (+28%). A diversificação da carteira de clientes fez com que a Gefco se beneficiasse plenamente da recuperação nos outros setores industriais.

Banco PSA Finance- O faturamento do Banco PSA Finance regrediu ligeiramente (-1,1%) para 457 milhões de euros. Os créditos totais em carteira totalizaram 22,9 bilhões de euros, em alta de 3,2%. O número de novos contratos foi de 218.000 unidades, em alta de 0,9%.

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