Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2010 - 11:11

O perfil do índio mais forte do que nunca!

Muitos se lembram das comunidades indígenas do Brasil apenas no dia 19 de abril, conhecido popularmente como Dia do Índio. Não acho justo homenagear estes cidadãos brasileiros apenas nessa data, uma vez que eles lutam com muita bravura no dia-a-dia para reivindicar seus direitos na sociedade. Esses povos que venceram barreiras, preconceitos e até agressões físicas ao longo de suas vidas e hoje formam uma nova sociedade, ou seja, um novo índio: tecnológico, adepto ao mundo da moda e politizado. A nova geração indígena aprendeu a utilizar o mundo tecnológico desenvolvido pelo ‘’homem branco’’, para mostrar ao mundo seus costumes, como é o caso de alguns portais na internet, criados por índios exclusivamente para expor suas idéias e opiniões e também, mais recentemente, o uso de microblogs.

Tive o privilégio de conhecer a reserva dos Tenondé Porã, localizada na região de Parelheiros, extremo sul da capital, para prestar uma homenagem aos brilhantes Cidadãos que, além de preservar as suas tradições, lutam desde sempre pela preservação do meio ambiente. Fui muito bem recebido pelo Cacique Athaíde, que se apresentou com um pen drive pendurado no pescoço e a todo instante atendia o seu celular em guarani. Ele afirmou que cuida da parte política da aldeia e precisa se comunicar com pessoas para tratar sobre problemas e projetos.

O líder me disse que seu povo não comemora a data, pois foi o homem branco que introduziu o Dia do Índio no calendário. Para eles é importante que as famílias se reúnam sempre para cantar, dançar e festejar.

Eu admiro a forma com que eles conseguem adaptar novos conhecimentos em seu dia a dia, sem se esquecer das suas origens. Mesmo com acesso a internet, assistindo televisão e nas conversas por celulares, a cultura indígena não foi esquecida. Os artesanatos, as brincadeiras e músicas, não foram deixados de lado devido a chegada da tecnologia. O que eu mais me admirou é que até as crianças se comunicam somente em guarani entre elas. Ao contrário do que muita gente pensa, que só os mais velhos conservam essa tradição, os Tenondé Porã são alfabetizados em dois idiomas: português e guarani.

Mesmo nas extremidades de uma cidade grande, recebendo visitas de políticos, jornalistas, pesquisadores e outros profissionais, até o momento poucas coisas foram modificadas na maneira de viver. Isso prova que eles formam um novo perfil, onde é possível conciliar os seus costumes, com novas culturas, sabendo sempre se posicionar diante das novidades, sem fechar os olhos para as suas raízes.

. Por: Antonio Goulart - Lançado à vida política, o Vereador Goulart obteve seu primeiro mandato em 1996, com 23.336 votos e, na última eleição municipal, reelegeu-se pela quarta vez consecutiva com 90.054 votos de confiança da população paulistana.

Goulart vem se destacando como um dos membros mais atuantes da Câmara Municipal de São Paulo. Seu desempenho como vereador inclui a elaboração de projetos legislativos, participação em comissões técnicas permanentes e extraordinárias. Hoje, Goulart é membro da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira