Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2007 - 10:18

Núcleo Inox e associados na Fispal Tecnologia 2007

Além de mostrarem as propriedades do aço inoxidável, o Núcleo e associados mostram também os métodos de limpeza e conservação do material.

Os equipamentos e produtos em aço inox desempenham um importante papel no aprimoramento e manutenção da higiene em restaurantes, bares, cozinhas industriais, assim como em outros estabelecimentos ligados à alimentação e saúde. A escolha do aço inoxidável por parte, principalmente, da indústria de alimentação se deve aos inúmeros benefícios que o material oferece. Entre eles destacam-se: facilidade de higiene e manutenção, resistência à corrosão, durabilidade, 100% reciclável, relação custo/benefício favorável e, sobretudo, as condições higiênicas impressas no material, o que o torna uma referência mundial para a preparação dos alimentos.

O Núcleo Inox - Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável - e as empresas associadas Acesita Serviços SP, Inoxpar, Mecanochemie, Perc, Schmolz, Sander e Weldinox participam da Fispal Tecnologia, entre 12 e 15 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, para apresentarem aos profissionais das indústrias de equipamentos destinados ao processamento e serviços de refeições as vantagens da utilização do aço inox no segmento alimentar. Os produtos em exposição vão desde bobinas, chapas, barras, tubos, arames, parafusos, porcas, arruelas, barra roscada, tanques e filtros passando por materiais para decapagem, passivação, desengraxante, fosfatizante até eletropolimento, polimento mecânico e soldagem.

Quando se trata de segurança alimentar um dos aspectos que merece atenção especial é quanto à seleção de materiais que entram em contato com o alimento, durante todas as fases da industrialização: preparação, manuseio, estocagem e transporte. Portanto, para garantir condições adequadas, as superfícies em contato com os alimentos precisam ser lisas, impermeáveis, livres de fendas, trincas e arranhões para que não retenham matéria orgânica. Também devem ser constituídas de material não tóxico e inerte, ou seja, incapaz de modificar o odor e o sabor dos alimentos e bebidas, resistente à corrosão e não-absorvente.

O aço inox reúne os atributos necessários no contato com os alimentos, enquadrando-se em cada uma das determinações. Reconhecido pela legislação de vários países, o material também atende às especificações da norma RDC 216, editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que diz que as superfícies dos equipamentos, móveis e utensílios utilizados na preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição de alimentos devem ser lisas, impermeáveis, laváveis etc. A RDC 216 também faz menção ao reservatório de água, que deve ser edificado e ou revestido de materiais que não comprometam a qualidade.

Na indústria alimentícia o material é empregado em contêineres para transporte; processadores; tanques de armazenamento, entre outros equipamentos e utensílios que fazem parte desses ambientes. “O aço inox colabora de forma decisiva para promover condições sanitárias seguras em todas as etapas de trabalho das indústrias ligadas ao setor de alimentação. O setor de alimentação e saúde representa 11% do consumo do aço inox no País”, diz Arturo Chao Maceiras, diretor-executivo do Núcleo Inox.

Núcleo Inox na Fispal Tecnologia 2007, de 12 a 15 de junho, das 11 às 20h, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi-SP (avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, SP-SP) | Estande: rua L, número 170. Site do Núcleo Inox: www.nucleoinox.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira