Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2010 - 06:41

Novo Código de Ética Médica exige mais dedicação com a saúde pública

Relação mais liberal entre médico e paciente vai exigir melhor qualificação dos profissionais da área médica.

Depois de 20 anos sem alterações o Código de Ética Médica recebeu novas diretrizes que têm como principal objetivo alinhar os preceitos do código com as novas tecnologias e estudos científicos relacionados à medicina. A revisão foi iniciada há dois anos e desde a segunda quinzena de abril entrou em vigor.

Para o médico trabalhista do Laboratório Teuto, Nirley Arataque, o principal ganho dessa reciclagem da conduta médica é em relação ao desenvolvimento da medicina. "Os avanços tecnológicos e científicos foram muitos desde a elaboração do antigo Código de Ética Médica", comentou. Ele ainda destacou alguns pontos como o da relação entre médicos e pacientes.

A partir da implantação do novo código o médico assume uma função de orientação. "O paciente fica livre para decidir qual tratamento vai seguir. Não há mais uma imposição do médico", conta Nirley. A imposição também cai no que se refere às prescrições de medicamentos.

Um médico não poderá mais prescrever um medicamento determinando sua marca. Isso serve para evitar que profissionais da área médica recebam benefícios dos representantes de laboratórios. "Além disso, vai estimular a prescrição de medicamentos genéricos, que são intercambiáveis pelos testes de equivalência e bioequivalência", destaca o médico do Laboratório Teuto.

"O médico agora vai ter de estudar mais e estar muito bem preparado para atender um paciente. Com a internet as informações sobre doenças, tratamentos e medicamentos circulam muito rápido e com muita facilidade. Os paciente se tornarão mais críticos quando se apresentarem para uma consulta médica", alerta.

Para o Laboratório Teuto toda evolução no que se refere ao melhor atendimento de saúde para a população é válido e merece apoio. Por isso, a empresa reconhece que o novo Código de Ética Médica vem para mostrar a força e a ética da classe médica na construção de uma sociedade mais saudável e com melhor qualidade de vida.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira