Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2010 - 06:41

Brasil tem 17 milhões de hipertensos

De acordo a SBMFC, este é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Dia 26 de abril é o Dia Mundial de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial.

Segundo a última estimativa de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), aproximadamente 25% da população acima de 40 anos tem pressão arterial elevada, o que representa um total de 17 milhões de portadores. No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% dos óbitos com causas conhecidas.

A hipertensão arterial ou pressão alta é a elevação persistente dos níveis da pressão arterial a valores iguais ou maiores que 14 por 9, e pode afetar diversos órgãos do corpo humano como cérebro, rins, olhos e principalmente o coração. “É uma das causas de redução da qualidade e expectativa de vida e o principal fator de risco para infartos, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, derrames (acidente vascular cerebral - AVC), alterações na visão, entre outros. Estão propícias pessoas que tenham histórico familiar, excesso de peso, diabéticos, quem não tem hábitos saudáveis, indivíduos com facilidade de irritabilidade e stress”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Dr. Gustavo Gusso.

“É uma doença silenciosa que quase não apresenta sintomas. A alimentação saudável e o incentivo à prática de exercícios físicos desde a infância é fundamental. Também é importante o atendimento de um médico de família e comunidade que acompanha o paciente como um todo, não apenas tratando uma doença”, conclui Gusso.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira