Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2010 - 07:29

MJ e AMB lançam Cartilha da Justiça e Cidadania no Rio de Janeiro

Material faz parte do programa "Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola" e poderá ser usado por instituições de ensino em todo o Brasil.

Brasília- Brasilzinho e seus amigos estão de volta. A turma que rodou o país inteiro ensinando noções de Justiça nas escolas brasileiras está em uma nova cartilha elaborada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Ministério da Justiça e Rede Globo. Elaborado em quadrinhos, a cartilha visa desenvolver no cidadão a consciência de seus direitos. O manual é o novo material de apoio do programa "Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola" e será lançado no dia 26 de abril (segunda-feira) no espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, Rua Alberto de Campos, nº 12 - Ipanema – Rio de Janeiro, a partir das 10h.

O secretário de Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, e o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, participarão da solenidade.

O programa "Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola", conscientiza professores e alunos (alcançando também seus pais e responsáveis) sobre os caminhos para exercer seus direitos e a importância de cumprir seus deveres. Desde 1992, quando foi lançada, a iniciativa já chegou a 19 estados brasileiros atingindo 13 milhões de estudantes.

As cartilhas são fruto do trabalho do Juiz de Direito, Roberto Portugal Bacellar, que no estado do Paraná desenvolveu o projeto “Justiça se aprende na escola”, e que agora tem como referência os estados do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.

A cartilha da Justiça explica em uma linguagem simples e didática, como funcionam os Três Poderes da República, as atribuições básicas de juízes, desembargadores, promotores, advogados e defensores públicos, a relação entre o juiz e a política e as formas que o cidadão tem para reclamar seus direitos.

Agora, 18 anos após o lançamento, o programa fica completo com a edição da cartilha da Cidadania, um exemplar mais amplo e atual do manual. Mais de 200 mil exemplares da cartilha inédita estarão disponíveis para escolas espalhadas por todo o Brasil que queiram aderir ao programa. Além disso, mais 200 mil exemplares da cartilha da Justiça também foram impressas.

Criança Esperança - Os Espaços Criança Esperança são centros de atenção em tempo integral que oferecem atividades complementares à escola, como esportivas, educacionais e culturais e têm à disposição teatros, centros multimídia, bibliotecas, piscinas e quadras poliesportivas. Criado em 2001, o espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro fica no complexo de morros Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, na zona sul da capital fluminense. Cerca de 200 crianças das comunidades matriculadas no local irão participar do lançamento das cartilhas. Há duas semanas, eles estão utilizando os materiais do programa durante as aulas e, no evento, irão expor os trabalhos que desenvolveram juntamente com os professores, como a maquete dos Três Poderes e cartazes sobre os direitos dos cidadãos.| MJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira