Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2010 - 05:32

Nova classificação de pousadas busca referenciais de padronização

A sexta etapa de encontros do novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem no Brasil iniciou em Natal (RN) nesta segunda-feira, 26 de abril. A estrutura do Praiamar Natal Hotel & Convention, na Ponta Negra, foi o palco para a apresentação da sistemática para a matriz de pousadas. O evento contou com a participação de cerca de 40 representantes do trade local e autoridades do setor, entre eles a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-RN) e Natal Convention & Visitors Bureau (CVB).

Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), os encontro visam estabelecer critérios para a elaboração de oito matrizes de classificação, divididas em diferentes modalidades de meios de hospedagem: hotéis urbanos, resorts, hotéis fazenda, cama & café, hotéis históricos, pousadas, flats e hotéis de selva/floresta. O diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, destacou a importância da conceituação de pousadas a fim de se diferenciar como meio de hospedagem no Brasil.

Para o proprietário da pousada Toca da Coruja, na Praia da Pipa, Luís Henrique Ribeiro, “o sistema de normatização proposto é uma responsabilidade muito grande”. Segundo Ribeiro, “a atual falta de identificação relaciona pousadas como uma coisa muito simples, o que não acontece necessariamente”. As pousadas necessitam de um referencial, complementou. O encontro potiguar prossegue até dia 27 de abril, centrando-se em lapidar os conceitos de Sustentabilidade, Infraestrutura e Serviços. Com conclusões em andamento, cabe destacar ainda a reivindicação do CVB de “os operadores serem a referência na venda de pacotes”.

O novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem no Brasil encerra na próxima semana, , dias 3 e 4 de maio, em Vitória (ES) para Flat e, 6 e 7 de maio em Manaus (AM) para Hotel de Selva/Floresta. O objetivo primordial é, futuramente, transmitir informações exatas aos turistas. Cabe ressaltar a importância da participação no processo de reclassificação, mesmo a distância. Após as oficinas, as matrizes coletadas são submetidas a um período de consulta pública no site www.turismo.gov.br . Os interessados podem enviar sugestões e contribuições conforme tabela disponibilizada para o endereço eletrônico [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira