Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2010 - 05:40

Hospital Samaritano terá novo Centro Cirúrgico

O Hospital Samaritano de São Paulo apresenta até o final de abril um mock-up (maquete em tamanho real) de seu novo Centro Cirúrgico. Estão em exposição três salas com infra-estrutura e equipamentos montados e em funcionamento para avaliação da equipe médica e da Engenharia Clínica do Hospital.

O Centro Cirúrgico - composto por dez salas cirúrgicas para alta complexidade - terá o investimento de aproximadamente R$12 milhões (dependendo dos equipamentos escolhidos após esta avaliação) e fará parte do novo Complexo Hospitalar do Samaritano, que será inaugurado em 2011. O empreendimento, que possui inúmeras outras inovações, conta com investimentos totais de R$ 123 milhões.

Para a definição das novas salas, serão avaliadas as tecnologias de referência para este ambiente. Para o acabamento, está sendo analisada a aplicação de vinil versus o uso de painéis modulares metálicos e pintura especial, que facilitam a assepsia e higienização do ambiente, minimizando os índices de infecção e, conseqüentemente, garantindo mais segurança aos pacientes.

Além disso, o espaço contará com a apresentação de sistemas conhecidos, como sala digital - sistemas de apoio aos procedimentos cirúrgicos, através da gestão dos equipamentos da sala –, transmissão por teleconferência ao vivo para qualquer parte do mundo, histórico do paciente e imagens de exames digitalizados e disponíveis em tempo real para a equipe médica – permitindo acesso rápido aos dados no momento da cirurgia. Essa última tecnologia possibilita a participação e opinião de outros especialistas à distância no momento da intervenção, além de ser fundamental para estudos e pesquisas, pois as informações são armazenadas para análises futuras.

Ainda estão em exposição para análise focos cirúrgicos com tecnologia de led, mesas cirúrgicas telescópicas com angulações de 30 até 70 graus, permitindo movimentos mais amplos e radiotransparência para realização de exames, equipamentos de anestesia com ficha eletrônica por paciente e equipamentos para vídeo cirúrgica e monitoração.

A ilha cirúrgica da empresa Drager, a Opera, é uma das tecnologias inovadoras presente em uma das salas de Mock-up. Pela primeira vez na América Latina, esta solução é integrada e trabalha com sistema de ar condicionado, ultra-filtrado com cortina laminar de fluxo contínuo dentro do campo operatório. A solução é adequada para transplante de inter-vivos e facilita a inversão dos equipamentos por toda a sala cirúrgica. Este equipamento ainda não foi aprovado no Brasil, portanto ainda não está disponível para comercialização.

As demais tecnologias expostas pertencem a empresas como Maquet, Stryker, Storz, Olympus, Philips, GE, Covidian, Cisan, BBraun, Vital Brasil, Midmark e Mk Trade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira