Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2010 - 06:49

IDC: faturamento nacional de Tecnologia deve crescer 7% em 2010

Setor financeiro colabora com 18% do volume total.

Para o IDC Brasil, subsidiária do principal instituto de pesquisa do mercado de Tecnologia da Informação (TI) do mundo, o mercado brasileiro desse setor deve registrar, no balanço de 2009, um crescimento de 0,6% em comparação com 2008. Já para 2010, a previsão é de uma expansão de cerca de 7%.

As afirmações são de Mauro Peres, country manager do instituto. Ele explica que, se considerado o governo (nas suas três esferas de administração direta: municipais, estaduais e federal), a participação atual no bolo do faturamento local de TI é de 10%, enquanto o setor financeiro (grandes bancos a frente) colabora com 18% de todos os investimentos brasileiros em Tecnologia.

Para debater os rumos que os investimentos em TI estão tomando, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) está organizando a edição 2010 do Ciab FEBRABAN, maior evento do setor no País. Com três dias de congresso, composto por 28 painéis de debates e palestras, o congresso deve reunir 1.600 participantes, representantes de todas as instituições financeiras brasileiras e muitas da América Latina.

Já para seu recinto de exposições, o Ciab já registra mais de 130 empresas, entre as maiores fornecedoras de tecnologia do mundo: IBM, Itautec, CPM Braxis, HP, Diebold, etc. A organização espera 16 mil visitantes na exposição, marcando aquela que será a maior edição em 20 anos de realização anual ininterrupta.

140 milhões de computadores - Na opinião do professor Fernando Meirelles, da Fundação Getulio Vargas SP, que edita anualmente a pesquisa de uso da informática (que também é um dos termômetros do mercado de TI no Brasil), o segredo para o reconhecimento internacional do nível da automação de bancos no Brasil é o maciço investimento.

“O setor financeiro gasta mais em tecnologia do que o triplo da média dos demais segmentos. Assim, é emblemático para a própria história do desenvolvimento de TI, porque é maior em volume, em impacto na indústria de informática e é referência mundial”, explica.

Meirelles que divulgou, recentemente, a 21ª edição (de 2010) prevê que o Brasil deverá atingir a marca de 140 milhões de computadores até 2014, o que representará praticamente o dobro dos 72 milhões que existem hoje. Caso a projeção seja concretizada, o País contará com dois PCs para cada três habitantes, ante o patamar atual de cerca de dois para cada cinco.

Segundo a FGV, em 2008 e 2009, foram comercializadas 12,2 milhões de máquinas no Brasil. “Nos próximos quatro anos serão vendidos tantos computadores quanto nas três últimas décadas”, conclui o professor Meirelles, destacando que no Brasil ainda há muito terreno para o crescimento do mercado.

Keynote speakers internacionais - O Ciab Febraban, maior evento do segmento financeiro do País, recebe, na sua 20ª edição, três conferencistas internacionais: David Potterton, vice-presidente da Internacional Data Corp (IDC); o consultor Don Tapscott e Nicholas Carr, professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Potterton é especialista em global banking, seguros, mercado de capitais e práticas de gerenciamento de risco do IDC, mais importante instituto de pesquisas de mercado da área de tecnologia da informação (TI) do mundo, e que possui sucursal no Brasil. Ele apresentará a palestra “Tendências globais de tecnologia em serviços financeiros aplicadas para otimização de processos, eficiência e redução de custos”.

O executivo pretende apresentar o tema em meio a exemplos práticos da indústria financeira nos quais se reduziu custo aumentando a eficiência, além de exemplos de automação e outsourcing em processos de negócios de uso de cloud computing (computação em nuvens, típico da Internet) e SaaS (Software as a Service).

Geração Y - O Ciab Febraban 2010 terá como tema central a “Geração Y: um novo banco para um novo consumidor”, sua emergência e impacto em novos modelos de negócios, inovação, redes sociais e outros temas correlatos.

Para debater a emergência desse grupo (aqueles que nasceram por volta dos anos 80), está confirmada a já mencionada participação de Don Tapscott. Ele cunhou a expressão “wikinomics” para designar a nova economia emergente das redes sociais criadas pela geração Y que já representa, segundo ele, “um quarto da população do mundo e daqui a pouco dominará a força de trabalho, consumo e política”. Tapscott é autor de cinco best sellers internacionais, incluindo “Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar seu negócio” e “A Empresa Transparente: como a era da transparência revolucionará os negócios”.

Outro keynote speaker confirmado é Nicholas Carr, um dos pensadores mais influentes na área de TI e negócios. Seu artigo “IT doesn’t matter” (“A TI não importa”) e o subseqüente livro “Does IT matter?” fizeram nascer uma postura crítica e até cética entre os lideres de TI do mundo todo. Sua última obra, The Shallows (Os superficiais), critica as mudanças ocorridas na forma de pensar em consequencia do uso da Internet. Segundo o autor, apesar dessas mudanças, as novas gerações tendem a ter mentes mais flexíveis, com capacidade para, por exemplo, utilizar a Internet e, ao mesmo tempo, ler um livro com maior conteúdo. Como palestrante internacional, Carr critica os modelos de negócios já criados pela computação em nuvem (cloud computing), entre os quais o Google é o exemplo maior.

O evento tem como principais patrocinadores a HP, IBM, Itautec, Diebold e Perto, CPM Braxis, além da Serasa Experian como co-patrocinadora.

.´[ XX CIAB Febraban – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, dias 09, 10 e 11 de junho de 2010. Organização: Febraban – Federação Brasileira de Bancos. Informações e inscrições: www.ciab.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira