Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2010 - 07:45

Para o Comitê de Tecidos de Decoração da ABIT A FIQ foi uma ótima vitrine para apresentação dos produtos ao mercado local

Em sua primeira participação na FIQ, o Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT (Original TexBrasil Décor), faz um balanço positivo dos quatro dias de feira, no Expoara – Pavilhão de Exposições, em Arapongas, no Paraná. “Nós tivemos uma visitação muito consistente. Todo o Comitê veio bastante preparado. Cada uma das empresas procurou trazer produtos à altura do mercado, então eu tenho certeza que os visitantes que estiveram aqui saíram surpresos com a qualidade dos tecidos que encontraram. Como se trata de um pólo moveleiro em que a maioria dos compradores estão buscando novidades para serem introduzidas em suas coleções futuras acreditamos que a mostra de tecidos tenha atendido a este perfil de comprador. Agora, em um segundo momento, o trabalho é com o comercial de cada empresa expositora para dar continuidade aos pedidos que certamente virão”, ressalta Ramiro Sanchez Palma, coordenador do Comitê de Tecidos para Decoração.

A Mostra ocupou um espaço de 800 m², com 18 empresas expositoras – Abduche, Anfra, Bruno Nicoletti, Beretta Rossi, Estrela, Fiama, Lalitex, Lartex, Leslie, Pelican, Supertec, Tecelagem Panamericana, Texion, Texpoint, Tapecol, Tramare, Temar, Hudtelfa – que apresentaram os últimos lançamentos e as novas propostas em tecidos, cores e texturas para móveis estofados e tecidos para decoração.

Uma das novidades da mostra de tecidos foi o pré lançamento de tecidos com aromas de frutas cítricas, apresentada pela Temar. Segundo Antonio Carlos Martins, Diretor da empresa, o tecido é uma inovação na área de decoração. “Tivemos esta idéia para deixar os móveis estofados mais agradáveis no ambiente. Achamos que isso pode ser uma tendência e nós estamos apostando neste produto. A princípio a Temar está partindo de uma essência cítrica, mas outras novidades virão em breve. “O próximo passo é fazer uma pesquisa para ver quais essências agradam mais o público”.

Para Antonio Carlos Pinto Filho, da Beretta Rossi, a feira foi um sucesso. “Lançamos na FIQ um chenille de viscose, com pêlo mais macio e um chenille de poliéster, com pelo mais baixo. Esses produtos agradaram bastante os visitantes e acredito que o resultado será excelente, pois durante a feira já realizamos negócios, então encerramos com chave de ouro nossa participação na FIQ”.

Além dos tecidos, outra grande novidade que pôde ser conferida na mostra foram os sofás sem grampos construídos pelo SENAI CETMAN em parceria com o Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT. Através do Projeto Inovações do SENAI, o SENAI CETMAN lançou este novo conceito na fabricação de sofás que levou em consideração um modelo de construção por encaixe que era utilizado pelos antigos Sírios nas construções de suas casas, e ainda saiu do convencional ao usar a computação gráfica para fazer as modelagens dos sofás sem grampos. “Sempre eram feitos protótipos, agora conseguimos colocar isso no computador e fazer todo um trabalho técnico em cima”, explica Nilson Carlos Stefani Violati, Gerente do SENAI CETMAN.

Com todos os justes do projeto feitos no computador foi possível trabalhar na fabricação dos sofás. “A ABIT foi uma grande parceria nossa, pois as empresas do Comitê patrocinaram os tecidos para que pudéssemos fazer os sofás”, elogia Nilson.

Durante toda a feira os alunos do curso técnico do SENAI estiveram no estande do Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT onde realizaram uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre os estofados que fizeram parte do projeto. “Com base nesta pesquisa será elaborado o protótipo final para ser lançado na Movelpar em 2011”, promete Nilson.

O Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT é composto por 22 empresas, e trabalha com o objetivo de proporcionar maior visibilidade aos tecidos de decoração de empresas brasileiras, demonstrando o quanto é indiscutível a qualidade dos tecidos, desenvolvidos com criatividade e tecnologia de ponta.

O Comitê da ABIT tem uma produção estimada em 4 milhões de metros/mês de tecidos, em jacquards, chenille, maquinetados, rústicos, rendas, voil, organzas, matelassê, estampados e black-out. Seus produtos são utilizados na confecção de cortinas, estofados, revestimentos, tapeçaria e artigos de cama e mesa, entre outros, no Brasil e exterior. São produzidos a partir de matérias-primas naturais como: seda, linho, rami e algodão; artificiais: raiom, viscose e acetato; sintéticas: poliéster, acrílico, polipropileno e pele sintética, entre outras fibras mistas.

O Comitê da ABIT trabalha de modo a aproximar produtores e mercado da indústria moveleira, criando oportunidades para que pequenos e médios empresários de cada região tenham acesso às informações sobre os principais lançamentos e tendências. Também organiza feiras e encontros de negócios que proporcionam maior visibilidade aos produtos brasileiros. [ www.texbrasildecor.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira