Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2010 - 07:49

BIO 2010 terá delegação recorde de brasileiros

Os ex-presidentes dos EUA Bill Clinton e George W. Bush participam de um debate ao vivo moderado pelo presidente da Bio Jim Greenwood.

São Paulo- O Brasil participará da Bio International Convention, em Chicago, com sua maior delegação, segundo registros até agora de eventos do setor. Ao todo, 75 pessoas do País vão estar presentes sob o guarda-chuva do selo BrBiotec Brasil, projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Elas representam 17 empresas nacionais, quatro Ministérios: do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Saúde; da Ciência e Tecnologia, da Defesa, e das Relações Exteriores; e as entidades Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos); Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Hemobras (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), Abdi (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social). “A reunião de todos esses organismos mostra o comprometimento do país com a biotecnologia nacional. Estamos alinhados para colocar o Brasil no mapa da biotecnologia mundial”, destaca Kátia Aguiar, gerente de negócios da Fundação Bio-Rio e cogestora da BrBiotec.

Para o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, a Bio 2010 representa uma dupla oportunidade. “Primeiro, estaremos apresentando as diversas empresas da biotecnologia brasileira no berço do setor de biotecnologia mundial, que são os Estados Unidos. E segundo, essas empresas estarão debaixo de um guarda chuva da nova marca desse setor, que apresenta valores e condições de expor cada vez mais as empresas brasileiras no cenário internacional. A feira em Chicago é mais uma das ações que estamos realizando, nos últimos dois anos, para aumentar a participação da biotecnologia brasileira no exterior”, declara Teixeira.

Segundo o presidente, essa ação fortalece a presença das empresas brasileiras no exterior para que elas sejam reconhecidas pelo seu trabalho e pela sua qualidade.

Nesta edição, os ex-presidentes norte-americanos Bill Clinton e George W. Bush participam de um debate moderado pelo o presidente da entidade Jim Greenwood. A BIO 2010, o maior evento do mundo em sua especialidade, envolve mais de 1,2 mil empresas de biotecnologia, instituições acadêmicas, centros de biotecnologia do governo, e organizações congêneres nos Estados Unidos e em mais de 30 países. Os participantes estão ligados à pesquisa e desenvolvimento em inovações na indústria da saúde, agricultura, e produtos industriais e ambientais.

Sua missão é estimular os pesquisadores a expandir os limites da ciência para beneficiar a humanidade, proporcionando mais avanços médicos, fortalecendo a agricultura, e desenvolvendo um ambiente mais limpo e mais seguro. O perfil dos participantes da BIO2010 varia bastante, agrupando desde aquelas empresas empreendedoras, que desenvolveram seu primeiro produto, até as 100 maiores multinacionais em faturamento. No entanto, a maioria dos membros é de pequenas empresas (90%) com receitas de até US$ 25 milhões. Mas mesmo sendo um evento cuja imensa maioria é de empresas menores, uma parcela de 5% dos participantes tem receitas acima de US$ 1 bilhão. Por conta deste universo, a convenção internacional mostra as muitas maneiras como indústrias de ponta e a biotecnologia trabalham para curar, abastecer e alimentar o mundo.

O estande brasileiro, sob responsabilidade da Apex-Brasil, terá 260 m² e ao lado dele será exposto um carro de Fórmula Indy, categoria do automobilismo que utiliza o etanol brasileiro da cana-de-açúcar para movimentar seus motores. As corridas de Fórmula Indy, que são para os americanos o que as competições de Fórmula 1 são para os brasileiros e europeus, neste ano se converteram numa vitrine comercial do Brasil no exterior.

Dentro do espaço promocional da BIO 2010 ainda haverá apresentação de um vídeo em 3D com o story line (linha do tempo) da biotecnologia brasileira. Num auditório interno acontecerão as apresentações de negócios das empresas nacionais. “Participar na BIO é a confirmação do compromisso do País com a biotecnologia. A mobilização dos órgãos governamentais, de pesquisa/fomento e a iniciativa privada, reflete o valor para o País de se ter um setor estruturado para competir mundialmente”, observa a cogestora do projeto, Kátia Aguiar, que complementa: “A biotecnologia será num futuro próximo o grande negócio de um país, por isso ele é estratégico para a nação”.

A programação de palestras no estande será ampla. Na apresentação inicial da BrBiotec Brasil serão apresentados as empresas expositoras, a história da evolução da biotecnologia e seu atual panorama no Brasil, especialmente nos setores de saúde humana e anilmal, energia e meio ambiente. Durante o evento, representantes da BrBiotec Brasil terão encontro com o presidente e CEO da Biotechnology Industry Organization (Bio), James Greenwood. Paralelamente às atividades diárias da BIO 2010, será oferecido um jantar a convidados pelo consulado brasileiro em Chicago.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira