Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2007 - 10:35

Ministra do Turismo promove produto brasileiro em Miami

A ministra do Turismo Marta Suplicy visita, em Miami, a Fispal Latino, que começou dia 31 de maio, o objetivo é promover mais negócios entre fornecedores latino-americanos e compradores dos Estados Unidos.

Em meio a um ambiente comercial favorável ao Brasil, começo na quinta-feira, em Miami, na Flórida, a terceira edição da Fispal Latino - Feira de Alimentos e Bebidas para o Mercado Hispânico nos Estados Unidos, que reúne 300 empresas de 20 países no Miami Beach Convention Center até o próximo dia 2 de junho. Na sexta-feira, dia 1 de junho, a convidada de honra será a ministra do Turismo, Marta Suplicy, representando o Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. A ministra visitará os estandes dos expositores e conhecerá cases de empreendedores que estão aproveitando o bom momento pelo qual passam as relações bilaterais Brasil-Estados Unidos, explorando as oportunidades existentes no turismo e na gastronomia norte-americana, especialmente no Sul da Flórida.

Marta Suplicy participou, no mesmo dia, da abertura da Mostra Gastronômica Brasileira, uma iniciativa do Ministério do Turismo e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) apoiada pela Fispal e que acontecerá paralelamente à feira, em Miami. O objetivo desta mostra, realizada no Restaurante Antigua, era promover o turismo e a gastronomia brasileira. O menu será composto por pratos típicos do País e contou com a presença de um consultor gastronômico que dará explicações sobre a culinária nacional. Um dos pratos será escolhido para compor o cardápio fixo da casa.

Ao comentar a presença da ministra, o presidente da Fispal Latino, Oscar Domínguez, disse que “eventos como esta feira demonstram o potencial econômico que tem a cidade de Miami como ponto de intercâmbio entre o sul e o norte do continente”.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) semelhante ao do Brasil, a Flórida poderia ser, sozinha, a 11ª economia do mundo. É também o mais importante mercado para produtos latinos nos Estados Unidos, concentrando uma grande população de origem hispânica e oferecendo ainda condições e infra-estrutura para gerar negócios com países de todos os cantos do mundo.

Fispal Latino 2007 - Com cerca de 10 mil produtos apresentados por seus expositores, a feira reúne, além das empresas provenientes do Brasil e de outros países da América Latina e Central, expositores da Espanha e da China e recebendo também a visita de missões comerciais do Brasil, Venezuela, República Dominicana e Chile, entre outros. Entre os expositores brasileiros estão empresas como a Viton (bebidas à base de guaraná e açaí), a Combrasil (feijão, arroz e grãos), a distribuidora NB Vicentini (representante da Sukest, fabricante de sucos e gomas de mascar) e a Companhia Iguaçu de Café Solúvel, que buscam através da participação na Fispal Latino 2007 ampliar mercados e fortalecer relacionamentos comerciais.

Para permitir que empresas de pequeno e médio porte possam oferecer seus produtos neste mercado, a Fispal fechou, pelo segundo ano consecutivo, acordos com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SP) e com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, que estão subsidiando em até 70% a participação de empresas na feira. A Sabor Total, fabricante de pão de queijo; a Apis Kors e a Apis Vida, ambas produtoras de mel; a MCI, fabricante de máquinas para produzir salgadinhos, e a Titã, que fabrica fornos elétricos e estufas expositoras, fazem parte do grupo de 27 empresas subsidiadas pelo Sebrae-SP este ano. O acordo com a Secretaria de Estado beneficiará empresas como a Kiviks (geléias) e a Aladin (balas). O evento conta com parceiros como os Correios e a Uniexpress que vão ajudar as empresas a viabilizar suas exportações em prazo recorde.

Rodadas de negócios - Para estimular novos negócios, a organização da Fispal Latino convidou compradores de oito grandes redes de supermercados - Publix, Sedano’s, Winn Dixie, Navarro, Badia, Associated Grocers of Florida, Goya e Tropical - que representam 80% do poder de compra desse segmento na Flórida. As oito redes têm ao todo 4.100 lojas. "Trata-se de uma garantia de que teremos um público muito poderoso", explica Marcelo Santos Neto, vice-presidente internacional da Fispal. Além de circular pelos corredores do evento, os compradores contarão com uma área criada especialmente para eles, a Biz Net, onde acontecerão rodadas de negócios previamente agendadas com expositores da feira.

A decisão de fazer compras na Fispal Latino 2007 foi formalizada em carta da Câmara de Comércio Latino nos EUA (Camacol), que estará realizando mais uma vez este ano, em paralelo à feira, o seu congresso hemisférico. O acordo com as redes de supermercados beneficiará também a Liga Contra o Câncer da Flórida, uma das mais respeitadas instituições latinas da área. Ela receberá a renda do terceiro dia da feira, quando o grande público terá acesso à exposição. A divulgação da Fispal Latino está sendo feita nos check outs de 2.500 lojas das redes.

Premiação - Os compradores de cadeias de supermercados convidados pela Fispal também terão outra missão: eleger o Product of the Year ou Produto Latino do Ano, avaliando critérios como embalagem, originalidade e oportunidade de mercado. Lançado no ano passado, o Product of the Year é uma vitrine para os expositores mostrarem o que têm de mais adequado para oferecer ao consumidor latino nos Estados Unidos. Numa espécie de show room, os interessados em participar deste espaço poderão escolher dois itens de seu portfólio para destacar numa das vitrines. Será eleito um vencedor para cada categoria e um vencedor dos vencedores, que ganhará o título Product of the Year, Produto do Ano.

Eventos Paralelos -Para atrair a visitação profissional e potencializar negócios durante a Fispal Latino 2007, serão promovidos vários eventos paralelamente à mostra de produtos. As possibilidades de expansão do uso de etanol no mercado norte-americano será um dos temas que mais devem despertar atenção durante o 28º Congresso Hemisférico da Camacol. Como no ano passado, o evento irá ocorrer paralelamente à feira e reunirá delegações de câmaras de comércio de 20 países para discutir temas políticos e econômicos, tendo como objetivo principal o estabelecimento de acordos de livre comércio.

Desde a criação da Comissão Interamericana do Etanol, no final do ano passado, com a presença do governador da Flórida, Jeb Bush, e do ex-ministro da Agricultura brasileiro, Roberto Rodrigues, Miami vem se posicionando como centro da integração entre os EUA e a América Latina no que se refere ao combustível. Esse processo deve ganhar força a partir dos encontros que ocorrerão no painel do Congresso da Camacol, no qual devem estar presentes autoridades e especialistas da Flórida, da Colômbia e do Brasil.

Criada por um grupo de empresários latinos em 1965, a Camacol (Latin Chamber of Commerce of the United States) tem por objetivo defender interesses das empresas envolvidas nesse setor e contribuir para o desenvolvimento econômico e social de toda a região.

Integrado à 28ª edição do Congresso Hemisférico da Camacol, a Fispal sedia o Latin American Supermarket Summit. A intenção é proporcionar a aproximação entre o setor supermercadista latino-americano e a principal comunidade política e empresarial da Flórida. Durante três dias, os participantes terão um mix de atividades muito úteis para seus negócios, com uma agenda de relacionamentos, palestras, painéis e visitas técnicas cuidadosamente organizadas para os participantes.

Eles terão o acompanhamento de um representante do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, com o intuito de oferecer consultoria técnica e assessoria sobre importação/exportação, assistência para realização de reuniões exclusivas com expositores e visitas técnicas e acompanhamento de intérprete em reuniões previamente agendadas. A organização da feira entende que esta será uma experiência positiva para fornecedores e supermercadistas interessados em conhecer as tendências de consumo em mercados de renda crescente, como é o caso do Brasil.

Outro evento no contexto da Fispal Latino é o Latin Pack Trends 2007 que terá como tema um dos itens fundamentais no sucesso de qualquer produto: a embalagem. O Congresso realizado pela Ulade (União Latino-americana da Embalagem) e organizado pela Fispal e pela Camacol, reunirá em Miami especialistas em embalagens e envase de todo o continente.

No evento serão apresentadas as mais novas soluções e tendências na área. Durante o congresso, será anunciada também a TechnoPack 2008, área exclusiva para indústrias de embalagem e engarrafamento a ser lançada na Fispal Latino do ano que vem.

A Fispal Latino conta ainda com o já tradicional evento de gastronomia Gourmet Show, que vai mostrar os sabores e as peculiaridades dos mais diferentes pratos latino-americanos. Realizado pela terceira vez, o evento oferecerá aulas de gastronomia, apresentação de chefs famosos e concurso voltado para estudantes - futuros chefs de cozinha nos Estados Unidos.| www.fispal.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira