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28/04/2010 - 07:56

Empresas de birôs de crédito criam associação para promoção e desenvolvimento do crédito no Brasil

Iniciativa beneficia todas as partes envolvidas no mercado de crédito.

São Paul - A Associação Comercial de São Paulo, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, a Equifax do Brasil e a Serasa Experian anunciaram hoje, em São Paulo, a criação da Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC), uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo é o de contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil.

Para isso, a ANBC pretende realizar estudos e ações que ajudem a promover a gestão eficaz do crédito e dos negócios no Brasil, apoiando, por exemplo, iniciativas de educação financeira. Poderá, também, desenvolver ação de apoio a autoridades governamentais, associações e órgãos diversos com vistas a assegurar um ambiente propício para o desenvolvimento do crédito, como ferramenta de desenvolvimento econômico do País. Como exemplo da importância do tema, destacam-se os cerca de 400 projetos de lei, que existem, hoje, nos âmbitos federal e estadual, sobre informações para crédito, e a ANBC pode contribuir com a experiência nacional e internacional das associadas para o aprimoramento da legislação.

O presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, ressalta a importância da criação da ANBC no atual momento da economia brasileira. “O fato de ter cada vez mais pessoas usufruindo do crédito é muito positivo, porque se traduz em melhor qualidade de vida, aquisição da casa própria, educação e realização pessoal e familiar. Torna o Brasil o sétimo principal mercado consumidor do planeta, com a perspectiva de, em breve, ser o quinto. Para a economia, o crédito promove um círculo virtuoso, que começa no financiamento do consumo e daí para a produção, gerando empregos, ampliando a renda, com disponibilidade para a poupança e, novamente, para o consumo, resultando no crescimento econômico. No entanto, essa dinâmica do crédito só é possível com o risco dimensionado e bem gerenciado, fator que promove a qualidade do crédito e a inclusão de novos consumidores neste mercado. A proposta da associação é discutir e fornecer conhecimento para assegurar o contínuo desenvolvimento do mercado brasileiro”, afirma Loureiro.

Silvânio Covas, diretor jurídico da Serasa Experian e presidente do Conselho Diretor da ANBC, destaca que “a Associação congregará os bancos de dados de proteção ao crédito que atuam no território brasileiro com a finalidade de promover estudos, pesquisas e o acompanhamento dos processos legislativos, objetivando o contínuo aperfeiçoamento do setor”.

O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, aponta que “a criação da ANBC é muito importante para o sistema de informação como grande instrumento de concessão de crédito. Toda organização desse processo contribuirá para que, cada vez mais, as informações de crédito se tornem ainda mais confiáveis. Além disso ajudará na aprovação do cadastro positivo.”

Para a Equifax, a criação da Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC) é uma oportunidade ímpar para consolidar os esforços das empresas e das entidades que atuam no setor de informações de crédito no Brasil. “A ANBC defenderá os interesses comuns de seus integrantes, o que permitirá maior difusão da contribuição do setor para a realização de negócios e, por conseqüência, para a economia. Por meio da Associação, será possível também formar um fórum de discussão que beneficiará não apenas as associadas e os usuários de seus serviços, mas especialmente os consumidores brasileiros”, afirma Marco Antonio Alvarez, presidente da Equifax do Brasil.

O presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Aldo Carlos de Moura Gonçalves, afirma que “o CDL-Rio sempre promoveu e participou ativamente do intercâmbio de idéias e cooperação com outras instituições na defesa dos interesses do comércio, da livre iniciativa e da sociedade como um todo. Por isso vê como bastante oportuna a criação da Associação Nacional dos Bureaus de Credito. O CDL-Rio acredita que ela desempenhará papel fundamental na defesa dos interesses dos negócios relacionados à gestão do crédito.”

Institucional das associadas fundadoras ACSP e o SCPC - A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus mais de 115 anos de história, atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado do pequeno, médio e grande empresário, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no país. No ambiente de negócios, a ACSP administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que dispõe do mais moderno e completo banco de dados de informações comerciais, com dados de pessoas e empresas e cobertura nacional. O SCPC oferece soluções inteligentes para a tomada de decisão na gestão de crédito e, com o apoio da alta tecnologia, está preparado para atender às novas demandas decorrentes da implantação do Cadastro Positivo, com modelos estatísticos desenvolvidos com exclusividade para cada tipo de negócio. [www.acsp.com.br].

SPC Brasil - O SPC Brasil foi criado com o objetivo de centralizar em um único Banco de Dados informações de pessoas físicas e jurídicas, auxiliando na tomada de decisão para concessão de crédito pelas empresas em todo país. É um provedor de serviços e soluções para o mercado de consumo representado pelas CDLs - Câmara de Dirigentes Lojistas - nos municípios, que reúne informações do comércio nacional desde os pequenos lojistas até os grandes magazines, indústrias, serviços e mercado financeiro. O SPC Brasil é uma empresa de tecnologia vinculada à CNDL para processar e armazenar todas as operações de crédito realizadas pelas empresas associadas.

Clube de Diretores Lojistas – Rio de Janeiro: OoClube de Diretores Lojistas e o Sindicato dos Lojistas, além dos seus objetivos institucionais, prestam um leque de serviços aos seus mais de 25 mil associados, que correspondem a cerca de 40 mil estabelecimentos comerciais, o que lhes confere legitimidade para fazer a defesa dos interesses do comércio, da livre iniciativa, da democracia e do conjunto da sociedade.

O CDL-Rio também é uma base operadora, de uma rede nacional de informações para apoio às decisões comerciais, que atua em um banco de dados com mais de 130 milhões de cadastros de consumidores, mais de um milhão e 200 mil usuários, com uma média de 50 milhões de consultas ao mês, acessando o sistema.

É missão essencial do CDL-Rio e o Sindilojas-Rio contribuírem para o desenvolvimento do comércio, da sociedade e do país, além de se constituírem em fóruns permanentes de debates, buscando refletir as idéias e mudanças nas leis, na economia e na sociedade, promovendo o intercâmbio com outras instituições e com os Poderes Públicos.

Equifax - Líder mundial no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, a Equifax é provedora do maior banco de dados de pessoas físicas e jurídicas da América Latina, disponibilizando ao mercado soluções eficazes que agregam valor e lucratividade para todo o ciclo de negócios. Fundada em 1889 em Atlanta, Geórgia, a Companhia está presente em 15 países e tem mais de 100 anos de existência.

No Brasil, a Equifax iniciou suas atividades em 1998 com a aquisição da SCI, empresa fundada em 1974 e pioneira no fornecimento de informações restritivas e positivas sobre pessoas jurídicas do País. Com matriz em São Paulo e pontos de venda em todo o território nacional, a Equifax reúne tecnologia e informação para o desenvolvimento de ferramentas voltadas à gestão de risco, oferecendo aos seus clientes um portfolio completo de produtos para prospecção, detecção de fraudes, gerenciamento da carteira de clientes, informações comerciais sobre consumidores e empresas.

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