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28/04/2010 - 08:01

Oferta de suporte e manutenção da Softtek gerou R$ 34 milhões de receita em 2009

Previsão da empresa para este ano é investir cerca de R$ 10 milhões na oferta de AMS - Application Management Services, que tem como foco garantia de disponibilidade do negócio, ampliando a receita em 15% .

São Paulo - A oferta de suporte e manutenção da Softtek, fornecedora global de soluções de Tecnologia da Informação e de Processos de Negócio, que já representa 20% da receita brasileira da Softtek, foi responsável por cerca de R$ 34 milhões no ano passado. Para este ano a empresa prevê crescer 15% com os contratos de suporte e manutenção, além de investir cerca de R$ 10 milhões nesta área. Conhecida como AMS - Application Management Services, além de possibilitar a prestação de suporte para todas as aplicações, a oferta permite mensurar os níveis de serviço e qualidade por meio de indicadores, otimiza os custos e aumenta a produtividade.

Como todos os chamados das diferentes aplicações são atendidos por uma mesma equipe, é possível gerenciar todos os serviços, deixando as áreas de TI liberadas para dar um foco maior às necessidades do negócio da empresa, possibilitando uma maior produtividade. Com metodologia ligada a ITIL, a solução utiliza técnicas que ajudam o cliente a melhorar seu processo. "Auxiliamos nossos clientes no desenvolvimento, cumprimento de regras e gestão de problemas, buscando uma estruturação da organização dentro da governança de TI", explica Alexandre Hernandes, diretor de AMS da Softtek. Para Hernandes, como as empresas costumam investir muito em análise, especificação das necessidades e desenvolvimento da solução propriamente dita, acabam não dando continuidade ao processo, sem acompanhamento da evolução das aplicações, o que causa todas as distorções e gera a necessidade constante de direcionar esforços e recursos de investimentos para o suporte e a manutenção.

Entre os benefícios apontados pelos clientes que já utilizam o serviço estão redução das chamadas para o suporte, redirecionamento dos investimentos para questões estratégicas, evolução consistente e aprimorada das aplicações e possibilidade de gerenciar serviços e incidentes por meio de relatórios gerados. "O AMS possui um relatório de SLA, que permite ao cliente controlar e verificar os benefícios que a solução oferece através de indicadores de performance", afirma Hernandes.

O executivo ressalta que um dos diferenciais da Softtek é a gestão de problemas e a proatividade com que são tratados os incidentes verificados nos clientes. "Precisamos identificar sempre a causa raiz do problema e solucionar os gargalos definitivamente. Não adianta resolver o problema pontualmente e manter o círculo vicioso", ressalta.

Apesar do mercado ainda não estar maduro o suficiente para ofertas de profissionalização de suporte e manutenção, já que grande parte das empresas não sabe mensurar o quanto gasta com este procedimento, Hernandes diz que a Softtek já trabalha com cláusulas de produtividade, estabelecendo em contrato o percentual de redução de custos que o cliente terá de tempo em tempo, para que ele possa visualizar os números e os benefícios conquistados.

Segundo a Softtek, a previsão é de que o serviço de AMS passe a conquistar cada vez mais espaço dentro da empresa, sendo um dos focos para 2010. "Nossa meta para este ano é ampliar o número de contratos dedicados, que contam com atendimento personalizado, pois conseguimos trazer nesta modalidade maior valor agregado para nossos clientes, dando mais sustentabilidade aos negócios dos usuários", finaliza Hernandes.

Softtek - Criada em 1982, Softtek é uma fornecedora global de soluções de Tecnologia da Informação e de Processos de Negócio, com aproximadamente 6.000 colaboradores e 30 escritórios, na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. Conta com nove Centros Globais de Entrega, no México, Brasil, Argentina, Espanha e China. A Softtek oferece soluções rentáveis e de alta qualidade a corporações líderes em mais de 20 países, utilizando modelos de entrega de serviços on-site, on-shore, offshore ou através do modelo Near Shore®, marca registrada da Softtek desde 1997. Criadora e líder da indústria nearshore, a Softtek é o maior prestadora de serviços de TI independente da América Latina. [ www.softtek.com]

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