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28/04/2010 - 08:50

Allison Transmission conquista uma grande parcela no mercado global de ônibus e ônibus híbridos em 2009


Aproximadamente 14 mil transmissões automáticas para ônibus e mais de 1,3 mil unidades híbridas foram vendidas no decorrer do ano passado. A empresa marca presença em novos mercados e amplia participação nos que já usam seus eficientes sistemas voltados para o trânsito urbano.

A Allison Transmission, principal fabricante mundial de transmissões totalmente automáticas e de sistemas híbridos de propulsão, continua a se expandir e estabilizar sua posição como líder global em se tratando do mercado urbano de ônibus. Apesar do declínio de aproximadamente 17% na produção global de ônibus a empresa expandiu seus horizontes tanto em número de vendas quanto em novos mercados. O interesse despertado pelos sistemas híbridos ? GM-Allison Two Mode Parallel Hybrid System (Sistema Híbrido de Dois Modos Paralelos GM-Allison) ? também tem sido crescente, ultrapassando a marca de 1,3 mil unidades vendidas em 2009.

América do Sul amplia seu interesse - Em 2009 a transmissão Torqmatic T270 foi homologada para ser usada nos ônibus Mercedes-Benz OH1618LE, onde a combinação de motor traseiro, suspensão a ar, piso rebaixado e transmissão automática tem se mostrado uma excelente proposta para as principais cidades da América do Sul. É um projeto que une o motor mais popular da Mercedes-Benz, o OM904 com a transmissão automática mais vendida no mundo.

Na Argentina as transmissões Allison equipam dezessete modelos diferentes de várias marcas e configurações, entre as quais Mercedes-Benz, Agrale e Materfer. Na maioria são ônibus urbanos, e mais de 10 mil unidades atendem a população portenha. Buenos Aires é apontada como uma das mais bem servidas metrópoles latino-americanas no quesito transporte público. Uma lei municipal obriga os ônibus que circulam pela capital a terem motor traseiro, suspensão pneumática e, desde 1994, o piso baixo para facilitar o acesso de deficientes físicos e idosos. 98% da frota que transita na capital argentina possui transmissão automática Allison. Modelos como o Mercedes OH1115, OH1315 e OHL1622, Agrale MT12.0 e MT15.0 são a perfeita representação deste sucesso em frotas como DOTA, que atende a população de Buenos Aires.

Outro grande mercado de transmissões automáticas da marca, para o transporte urbano da região, localiza-se na Venezuela, onde rodam cerca de quinze mil unidades, a maioria delas em circulação em Caracas. Chile com 2,5 mil ônibus; Montevidéu, no Uruguai, com mais 800 e recentemente Lima, no Peru, com mais de 500 unidades equipadas com modelos T375R (articulados) e T280R, são outras cidades com volumes significativos. Na Colômbia o processo está também em pleno desenvolvimento, com aproximadamente 70 unidades à disposição do usuário.

“A América Latina é um mercado em ascensão para as transmissões automáticas, que gradualmente vão substituindo as manuais”, afirma Evaldo Oliveira, Diretor Regional para América do Sul da Allison. “Muitas cidades estão desenvolvendo a sua estrutura de transporte ? o Brasil, por exemplo, se prepara para grandes eventos globais, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 ? e a Allison está perfeitamente posicionada para ajudar a implantar um sistema de transporte de classe mundial”.

Confiabilidade na marca e baixo custo de manutenção são fatores importantes para os operadores das companhias de ônibus, independente da localidade. No corredor conhecido como Transantiago, no Chile, essas particularidades são indispensáveis. São mais de mil micro-ônibus equipados com transmissões Allison S2100 na capital chilena, Santiago, entre modelos Mercedes-Benz e Agrale. Números superlativos

Na China os fabricantes locais de ônibus optaram definitivamente pelas transmissões automáticas para seus veículos. Não só os que circulam em Pequim, Xangai ou demais cidades do País, mas também para o lucrativo mercado de exportação. Ásia, Europa Central, O Médio Oriente, América do Sul, EUA, Austrália e Nova Zelândia, são alguns deles.

O sucesso da Allison na China vem desde seu envolvimento com os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, quando forneceu aproximadamente 12 mil transmissões automáticas para os ônibus de transporte público.

Bem aceita principalmente em função da qualidade, confiabilidade e durabilidade, no ano passado, as transmissões automáticas Allison mais que dobraram sua participação em veículos coreanos. Seul, no momento, é uma cidade onde só circulam ônibus de piso baixo e transmissões automáticas.

Os grandes avanços em infra-estrutura de transportes ocorridos na Índia nos últimos três anos têm sido acompanhados por uma evolução semelhante no que diz respeito à tecnologia aplicada nos veículos. E essa expansão resultou em uma presença maciça das transmissões Allison no País. Elas estão sendo instaladas nos novos modelos de piso baixo movidos a gás que estão sendo fornecidas para Nova Déli e outras quinze cidades da Índia.

Na Europa a Allison vivenciou um grande crescimento da sua participação nos ônibus produzidos na Europa Central e Turquia, a maior parte deles destinados à Europa Ocidental. Na França a escolha recai sobre os modelos da série Torqmatic, cuja eficiência é transmitida sob a forma de conforto para os passageiros de Paris, Marselha, Nice Ajaccio, Avignon e Bordeaux. As vendas do modelo T280R, somente para os modelos franceses Heuliez, atingiram a marca das 1,3 mil unidades em 2009.

Na América do Norte, a Allison é o principal fornecedor de transmissões automáticas e sistemas híbridos para o mercado de ônibus. Os ônibus interestaduais da Greyhound, por exemplo, podem ser usados como comprovação da confiança e durabilidade das transmissões Allison. Uma transmissão da série B500 já rodou mais 1,8 milhão de quilômetros sem a ocorrência de problemas. Depois de desmontada e analisada foi constatado que seus componentes ainda estavam em bom estado de conservação. Híbridos na ordem do dia

As vendas do GM-Allison Two Mode Parallel Hybrid System (Sistema Híbrido de Dois Modos Paralelos GM-Allison) continuam a subir especialmente na Alemanha, onde seis cidades ? Hannover, Dresda, Munique, Bochum, Leipzig e Bremem ? mantêm modelos híbridos em avaliação. Tanto na Alemanha quanto na Holanda os ônibus híbridos tem sido os escolhidos na hora da renovação da frota circulante.

Depois de avaliar unidades urbanas do sistema híbrido Allison por mais de dois anos a cidade de Bochum, também na Alemanha, recebeu mais três unidades equipadas com o sistema híbrido GM-Allison EP50.

Em Eindhoven, na Holanda, dez ônibus articulados foram entregues em 2009 para serem operados em áreas urbanas, principalmente entre o centro da cidade e o aeroporto. Os níveis de consumo de combustível foram equivalentes aos dos modelos de 12 metros com transmissão automática, além de garantir níveis de emissões mais favoráveis.

Na América do Norte localiza-se a maior parte da demanda pelas tecnologias híbridas da marca. Trinta e seis dos cinqüenta e dois estados americanos já contam com ônibus híbridos em operação. Seattle, Filadélfia e Washington lideram as estatísticas, cada uma com mais de 200 veículos híbridos. Em junho de 2009, foi registrada a produção recorde de 106 sistemas híbridos, confirmando a aceitação e a eficiência do sistema desenvolvido pela empresa. Também foi em 2009 que o primeiro ônibus double deck ? com dois andares ? produzido na Europa, com o sistema GM-Allison EP50, foi entregue a British Columbia para avaliação.

A Allison continua a expandir suas divisas no mercado mundial de ônibus híbridos a partir da constatação da crescente confiança demonstrada pelos fabricantes de veículos em todo o mundo. No momento existem mais de três mil ônibus com o GM-Allison Two Mode Parallel Hybrid System (Sistema Híbrido de Dois Modos Paralelos GM-Allison) operando mundialmente, confirmando a liderança da Allison como fornecedor da tecnologia. A empresa estima que seu sistema híbrido tenha contribuído para uma economia global de mais de 38 milhões de litros de combustível e para uma redução de mais de 100 mil toneladas de CO2.

Perfil- A Allison Transmission, Inc. (Allison) é a líder mundial no fornecimento de transmissões automáticas para uso comercial e em sistemas híbridos de propulsão. Os produtos Allison são especificados por mais de 250 renomados fabricantes de veículos e utilizados em muitos segmentos de mercado, incluindo aplicações em ônibus, coleta de resíduos, combate a incêndios, construção, distribuição, militares e aplicações especiais. Fundada em 1915, a Allison tem sede em Indianápolis, no estado de Indiana (EUA) e emprega cerca de 2700 pessoas. Suas sedes regionais estão localizadas na China, Holanda, Brasil, India e Japão. Com presença global em 80 países, a Allison conta com mais de 1500 distribuidores e revendedores. [www.allisontransmission.com]

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