Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2010 - 09:19

Ministro inaugura complexo educacional da vila C

A Escola Arnaldo Isidoro de Lima, na Vila C, em Foz do Iguaçu, será inaugurada no dia 29 de abril (quinta-feira), às 18h30, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O centro educacional foi construído com recursos da Itaipu Binacional - cerca de R$ 2 milhões - e da prefeitura. Segundo Joel de Lima, assistente da Diretoria Geral Brasileira, Itaipu também repassou, via Programa Energia Solidária, mais R$ 409,8 mil, utilizados para a compra de equipamentos,

O complexo conta com aparelhos como home theater, filmadoras, máquinas fotográficas, CD players, bebedouros e fogão industrial. “Não basta apenas ter uma estrutura moderna, é preciso contar com equipamentos do mesmo nível para garantir a qualidade da educação”, justificou Joel.

As novas edificações, que substituem a antiga estrutura de madeira, contam com salas climatizadas, ginásios de esportes, três quadras poliesportivas, cinema, sala de informática, sala de música, sala de artes e sala para prática de artes marciais. A escola tem capacidade para atender 800 crianças de 1a à 4a série, em período integral - das 8h às 16h30.

No mesmo espaço funcionará também a creche-modelo José Bento Vidal. Com área de 1.770 metros quadrados, pode atender 300 crianças de zero a seis anos. Conta com 12 salas de aula, salas de informática, almoxarifado, sala dos professores, sala de direção, sanitário independente para cada sala, cozinha, depósito de alimentos, lavanderia, duas salas com fraldário, lactário, playground e refeitório de 670 metros quadrados.

Parceria- Para a professora Cledi Noeli da Silva, funcionária da unidade desde a inauguração e diretora nos últimos sete anos consecutivos, o novo prédio oferece tanta comodidade que alterou até comportamento dos alunos. “As crianças estão mais animadas e o desempenho escolar está melhor. Até os pais começaram a participar mais das reuniões”, contou.

A antiga construção de madeira, edificada no início da década de 70, tinha caráter provisório, como a própria Vila C. Construída pela Itaipu Binacional, serviria apenas para atender os barrageiros e seus filhos durante a construção da barragem. Depois, seria demolida.

Contudo, ocorreu o contrário. Com o fim das grandes obras, os barrageiros e seus filhos permaneceram em Foz do Iguaçu. A estrutura da unidade acabou tornando-se definitiva, mesmo inadequada e precária. Apesar das dificuldades, como relatou a professora Cleci, “milhares de advogados, administradores, médicos e dentistas passaram por aqui”.

No entendimento de Joel de Lima, a Itaipu, por reconhecer a contribuição dessas pessoas na construção da usina, aliou-se à administração municipal para viabilizar as novas instalações da escola e da creche.[ww.itaipu.gov.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira