Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2010 - 10:01

Discussão sobre a necessidade de abertura de novos mercados será tema de painel na AveSui América Latina 2010

Luiz Fernando Furlan conduzirá palestra na abertura da Feira, que acontece de 11 a 13 de maio, em Florianópolis (SC).

Condicionando a necessidade de abertura de novos mercados importadores de carne de frango brasileira para retomada de crescimento nos embarques e receitas do produto, o Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e atual Co-Presidente do Conselho de Administração de BRF Brasil Foods, Luiz Fernando Furlan, abrirá o primeiro dia do IX Seminário Internacional de Aves e Suínos durante a AveSui América Latina 2010.

“Com o anúncio do governo da Rússia de restringir em 15% do consumo do país nas cotas para importação de carne de frango e o enfraquecimento de Japão e União Européia nas compras, a necessidade de abrir novos mercados se tornou indispensável. Para isso além de realizar acordos comerciais, devemos também conhecer seus hábitos de consumo (cortes preferidos pelos consumidores), cadeia de distribuição e principais concorrentes locais”, afirma o economista.

Furlan alerta para que países como África do Sul, China e Índia sejam alvos de cobiça da cadeia produtiva brasileira. “São três nações que estão operando em níveis econômicos pré-crise. Além da eficiência, a cadeia avícola brasileira é conhecida por possuir um dos custos de produção mais baixos do mundo pelo fato das indústrias estarem próximas às regiões produtoras de grãos, serem verticalizadas, terem acesso a energia e combustível mais baratos, assim como menor custo da mão-de-obra, tornando o país um grande competidor mundial”, acrescenta.

Em 2009, apesar de todas as dificuldades impostas pela crise financeira como a falta de crédito para capital de giro e forte valorização do real frente ao dólar, o País manteve a posição de maior exportador do mundo de carne de frango com o embarque de 3,6 milhões toneladas do produto e receita de R$ 5,8 bilhões.

Segundo o Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior na gestão FHC, sem a expansão de novos mercados a perspectiva para 2010 é de ligeiro aumento das exportações brasileiras. “A evolução dos preços irá depender do comportamento da demanda externa. Apesar da realização de pacotes de estímulos fiscais e monetários em grande parte das economias, ainda há muita incerteza com relação à situação nos países desenvolvidos, que ainda representam mais de 1/3 do PIB mundial. Sem uma recuperação sustentável deles, outras regiões dependentes de exportações, como Japão, Coréia do Sul e Oriente Médio, terão uma expansão econômica limitada”, explica Furlan.

AveSui América Latina 2010 – Atenta aos desafios do setor para impulsionar a produtividade e a eficiência da produção de aves e suínos no continente americano, a AveSui América Latina 2010, maior feira de negócios do continente com uma área total de 15 mil m², que acontece em Florianópolis (SC), entre 11 e 13 de maio, reunirá mais de 20 mil empresários, produtores, técnicos, consultores e especialistas responsáveis pela força econômica das atividades e que geram, em conjunto, cerca de R$ 40 bilhões somente no Brasil. A expectativa de bons negócios é alta, com a presença confirmada de 200 importantes empresas de genética, saúde animal, nutrição animal, equipamentos e serviços do mundo.

“Sem dúvida, a AveSui América Latina 2010 será uma ótima oportunidade para trocar informações com os diferentes elos da cadeia, realizar e prospectar negócios. Estamos tendo uma oportunidade de recuperação, depois de um ano difícil como o de 2009”, informa Andrea Gessulli, diretora da AveSui.

Além da exposição comercial, a programação da AveSui América Latina 2010 inclui fórum de discussões econômicas e técnicas sobre as cadeias produtivas de aves e suínos.

Na abertura do evento, Luiz Fernando Furlan traçará um panorama do mercado exterior de avicultura de corte. Além deste debate, o IX Seminário Internacional de Aves e Suínos terá mesas-redondas sobre o potencial da carne brasileira no mercado mundial, painéis sobre sanidade e produção de aves e suínos.

Ainda dentro dessa programação, destaque também para o I Fórum EcoAgri, espaço para discussões ligadas à produção de alimentos sustentáveis, cujas palestras abordarão temas relacionado ao uso de recursos hídricos, resíduos, estações de tratamento de dejetos, indicadores de sustentabilidade entre outros. [ www.avesui.com.br.].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira