Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2010 - 08:54

Professores de Administração da FEI lançam livro sobre paradoxos na empresa

Lançamento está marcado para o dia 20 de maio, na FEI, campus São Paulo.

Oito professores do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) lançam no dia 20 de maio, às 19h30, no campus São Paulo (rua Tamandaré, 688), o livro “Paradoxos na Empresa: Múltiplas Perspectivas”, uma coletânea de autores que oferece ao leitor diferentes visões do tema.

Isabella Vasconcelos, professora da graduação e mestrado em Administração da FEI, autora e também coordenadora do trabalho com Flávio Vasconcelos, diretor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explica que paradoxos (projeções opostas de uma mesma realidade) são frequentes nas corporações, especialmente em processos de mudança. “Gerir uma empresa é buscar um equilíbrio dinâmico entre as dimensões paradoxais”, ensina.

Segundo a professora, a obra lança a discussão do tema apresentando análises de correntes de pensamento algumas vezes divergentes, convidando, assim, o leitor à reflexão. “Partimos do conhecimento de que a reação cognitiva do cérebro do ser humano diante dos processos de mudança se dá em duas dimensões, opostas e excludentes; são os paradoxos, que podem dificultar a gestão empresarial dependendo de como são tratados pelo gestor”, aponta Isabella.

A obra - O livro é dividido em grandes tópicos por área. A Parte I – Paradoxos e Mudança - traz definições do conceito paradoxos organizacionais e apresenta um estudo de caso para análise; a Parte 2 – Paradoxos, Estratégia e Organizações - reúne em dois capítulos a teoria dos recursos da empresa (Resource Based View) em relação aos conceitos de paradoxos organizacionais e mudança; a Parte 3 – Paradoxos e Identidade - trata dos paradoxos que envolvem a identidade organizacional, dos indivíduos no trabalho e do pesquisador; a Parte 4 – Paradoxos, sustentabilidade e Sociedade - traz análises sobre a temática e um panorama sobre a educação popular e a agricultura no semiárido nordestino; Na última parte, de número 5 – Paradoxos e Marketing são analisados as interfaces entre as temáticas, os discursos e as práticas de marketing. O capítulo fecha com ensaio teórico sobre paradoxos e o consumo de produtos falsificados.

Os autores – Além dos coordenadores da obra, Isabella Vasconcelos e Flávio Vasconcelos, são professores doutores do curso de mestrado em Adminbistração da FEI – Roberto Bernardes, Edmilson Alves de Moraes, Felipe Zambaldi, André Mascarenhas, Melby Zuniga Huertas, Patrícia Mendonça e Suzane Strelau – e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da FGV – André Urdan e Mário Aquino Alves. Participam ainda da coletânea Yvon Pesqueux, do Conservatoire National des Arts e Metiers (CNAM), de Paris, considerado o maior fornecedor de formação profissional e educação de adultos no ensino superior na França e na Europa, Leni Nunes, doutora em Administração e gerente geral de Recursos Humanos da Votorantim, e duas alunas que pela primeira vez publicam com os mestres – Elidia Bagbudarian e Flávia Regina de Lima, mestre e mestranda em Administração pela FEI, respectivamente.

.[ Paradoxos na Empresa - Múltiplas Perspectivas | Isabella Francisca Freitas Gouveia de Vasconcelos e Flávio Carvalho de Vasconcelos (Organizadores) \ Categoria: interesse geral \ Copyright: 2011 | 240 Páginas | Preço sugerido: R$ 59,90].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira