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29/04/2010 - 08:59

Mercado de capitalização no Rio de Janeiro fatura R$ 161 milhões no primeiro bimestre de 2010

Reservas do setor expandem 12% e somam R$ 15 bilhões em fevereiro.

O mercado de títulos de capitalização avança na economia brasileira com resultados cada vez mais positivos. De acordo com a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização), o setor acumula faturamento de R$ 1,6 bilhão nos dois primeiros meses de 2010. Esta cifra representa crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2009. Somente a receita do mês de fevereiro deste ano atingiu R$ 806 milhões e as reservas somam R$ 15 bilhões, alta de 12% sobre o ano passado.

Somente em fevereiro, no estado do Rio de Janeiro, o setor atingiu o faturamento de R$ 76 milhões. No ranking de desempenho nacional de faturamento o Rio de Janeiro mantém o 2º lugar na colocação, com 10% de representatividade do mercado.

Para Hélio Portocarrero, diretor-executivo da FenaCap, esses números representam um melhor entendimento dos consumidores em relação ao funcionamento da dinâmica dos títulos e seu papel dentro do orçamento doméstico. “A linguagem objetiva e a transparência aplicada pelas empresas do setor na formatação de produtos e contratos contribuíram para impulsionar o desempenho do setor”, declara o executivo.

Na classificação nacional, São Paulo se mantém na primeira colocação com R$ 312 milhões de faturamento e 39% de participação no segmento. O Rio de Janeiro está na segunda posição com R$ 76 milhões de faturamento e 9% de representatividade e o Rio Grande do Sul está em terceiro lugar com faturamento de R$ 71 milhões e detém fatia de 9% do mercado.

FenaCap: Impulsionada pelo crescimento do setor, a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização. A entidade, composta por representantes das empresas do setor, dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.

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