Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2010 - 09:10

Brasil sediará pela primeira vez Congresso Internacional de Eletrônica de Baixa Temperatura

Organizado pela FEI, o WOLTE 9 será realizado entre os dias 21 e 23 de junho, no Guarujá, SP.

O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) vai organizar o 9º Congresso Internacional de Eletrônica de Baixa Temperatura (Ninth International Workshop on Low Temperature Electronics – WOLTE 9). O encontro acontece de 21 e 23 de junho, no Guarujá, São Paulo, e reunirá pesquisadores, educadores e estudantes de diversos países. É a primeira vez que o encontro será realizado fora da Europa.

De acordo com o professor doutor da FEI e coordenador geral do congresso no Brasil, Marcelo Pavanello, o WOLTE 9 é uma oportunidade para reunir a comunidade da área de Eletrônica Criogênica para a discussão de pesquisas, tendências na área e apontar soluções para problemas futuros. “Vamos debater assuntos relacionados a dispositivos semicondutores, tanques criogênicos para conservação e monitoramento de espécies, circuitos eletrônicos e computação de alto desempenho”, destaca Pavanello.

Na FEI, estudo sobre a Eletrônica Criogênica é desenvolvido desde 2005 e conta com apoio de agências de fomento governamentais. Um dos projetos envolve transistores de canal gradual, concebidos e desenvolvidos no Brasil, e a FEI estuda a aplicação desses componentes em circuitos analógicos de alta performance em temperaturas inferiores a 153º negativos. Um das possíveis utilizações destes circuitos é no monitoramento de tanques para a conservação de bancos de sêmen, DNA e células-tronco.

No congresso, serão apresentados 24 artigos técnicos, que já foram aprovados pelo comitê internacional, sendo que todos os temas estão co-relacionados com o assunto ‘eletrônica de baixa temperatura’. Outros três artigos serão apresentados por pesquisadores convidados, os doutores Arthur Bradley, da NASA, Hans-Georg Meyer, do Institute of Photonic Technology, da Alemanha, e Naoto Matsuo, da University of Hyogo, do Japão.

Para Pavanello, a escolha do Brasil para sediar o fórum internacional está relacionada ao avanço no desenvolvimento de pesquisas sobre eletrônica de baixa temperatura e ao reconhecimento internacional da atuação da FEI nessa área. “É uma oportunidade de demonstrar as pesquisas realizadas nessa área, que está em crescimento em todo o mundo”, aponta o professor da FEI. O congresso é bianual e já foi realizado em países como Holanda, França, Itália e Alemanha.

O 9º Congresso Internacional de Eletrônica de Baixa Temperatura conta com apoio da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), considerado a maior associação de engenheiros elétricos do mundo, e da Cryogenic Society of América. Empresas como a The MOSIS Service (E.U.A.) e a Supracon (Alemanha) também patrocinam o evento. Mais informações podem ser obtidas na página do congresso (www.fei.edu.br/wolte9). O valor das inscrições varia de R$ 400 a R$ 150.

.[ 9º Congresso Internacional de Eletrônica de Baixa Temperatura – Nith International Workshop on Low Temperature Electronics, de 21 e 23 de junho, na Casa Grande Hotel - avenida Miguel Stéfano, 1001, bairro Enseada, Guarujá, SP].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira