Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2010 - 09:10

3M ACCR entrega terceira instalação da tecnologia no Brasil

Novo trecho de transmissão de energia da CPFL Paulista vai ampliar distribuição da subestação Iacanga, que passa sobre o rio Tietê.

A CPFL Paulista – unidade de distribuição da CPFL Energia – acaba de energizar mais uma linha de transmissão com a tecnologia 3M ACCR (Aluminum Conductor Composite Reinforced - Condutor em Alumínio Reforçado por Compósito). O trecho de sua nova linha de transmissão de energia está localizado na travessia do Rio Tietê, interligando a subestação Iacanga. Esta é a terceira instalação na América Latina, e a segunda feita pela CPFL, um dos maiores investidores privados em energia do Brasil, que atende cerca de 6,5 milhões de clientes em quatro Estados.

A novidade vai atender uma demanda crescente por abastecimento da região noroeste do Estado de São Paulo. A tecnologia foi escolhida para a travessia de aproximadamente 1000m sobre o rio Tietê, evitando a necessidade de se construir uma torre em uma ilha que foi alagada durante o longo período de chuvas que caíram sobre o Estado.

A nova linha se conecta a uma parcela da rede que está distante cerca de 320 km a noroeste da capital de São Paulo. O projeto inicial contemplava o condutor convencional ACSR, que seria apoiado por torre em uma pequena ilha no rio. No entanto, com a ilha alagada durante o período de chuvas da primavera, em 2009, a tecnologia ACCR da 3M se mostrou a melhor solução, permitindo que um único vão da linha de 138 kV fosse utilizado para o cruzamento do rio, usando-se somente torres padronizadas pela CPFL nas bordas do rio, liberando o tráfego fluvial e minimizando os impactos ambientais causados por uma eventual inserção de torre no meio do rio.

“Os desafios de engenharia para a construção de uma fundação gerariam maior custo e esperar a época de estiagem para a instalação atrasariam as obras e o projeto. O ACCR atendeu perfeitamente a necessidade de transmitir energia sem a necessidade de torre no meio do rio. ”, afirma Paulo Ricardo Bombassaro, gerente de engenharia e planejamento da CPFL Energia.

A primeira instalação ACCR da CPFL foi feita em um projeto de substituição de cabos convencionais na linha de transmissão que passa por uma área densamente povoada na cidade de Várzea Paulista, interior de São Paulo. Neste caso, a utilização do ACCR aumentou em 70% a capacidade de transmissão sem necessitar construir torres novas, que poderiam causar problemas logísticos e encarecimento do projeto.

“No mundo, a tecnologia ACCR já está em uso por dezenas de Concessionárias de energia, de pequeno, médio e grande porte, nos Estados Unidos e em seis outros países. Nosso objetivo é contribuir para o aumento de capacidade de linhas de transmissão com uma tecnologia altamente confiável, minimizando os impactos ambientais, sociais e econômicos em áreas de preservação ambiental e centros urbanos congestionados, ampliando a capacidade nas linhas já existentes”, conclui Cláudia Costa Dominguite, gerente de desenvolvimento de negócios de ACCR para a América Latina.

3M ACCR - O ACCR possui um núcleo compósito de fibras de óxido de alumínio embebidos em alumínio de alta pureza, produzido por meio de um processo altamente específico e patenteado pela 3M, o que resulta em resistência e durabilidade. O condutor foi desenvolvido com o apoio do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) e, com a contribuição da Agência de Projetos Avançados de Defesa (Defense Advanced Research Projects Agency), foi testado pelo Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL) no Tennessee, entre outros.

Os testes comprovaram que o ACCR mantém suas características intactas, mesmo após exposição a temperaturas mais altas que às dos índices de operação contínua de 210º C e à temperatura de emergência de 240º C. Além disso, por ser feito à base de alumínio, o condutor 3M ACCR não sofre se submetido a condições ambientais de umidade ou exposição ao UV como os condutores convencionais, e tem a mesma resistência à corrosão que os condutores feitos de puro alumínio sem alma de aço.

A 3M possui 18 patentes da tecnologia ACCR, tendo sido reconhecida pela revista R&D Magazine com o Prêmio “R&D 100 Award”, por produtos com tecnologia mais significativa introduzidos no mercado, e pela Associação de Alta Tecnologia de Minnesota (Minnesota High Tech Association), com o “Tekne Award for Innovative Developments”, que premia desenvolvimentos inovadores.[www.3m.com/accr]

Perfil- A 3M é uma companhia de tecnologia diversificada com vendas globais de US$ 23 bilhões em 2009 e operações em mais de 65 países, onde mantém 75 mil funcionários. É reconhecidamente uma empresa inovadora e líder em Pesquisa & Desenvolvimento, que combina mais de 40 plataformas tecnológicas para atender diversos mercados.

Há 64 anos no Brasil, a empresa reúne cerca de 3.800 funcionários em quatro unidades industriais no interior paulista – Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga e Mairinque – e uma em Manaus (AM). Além disso, detém o controle da Abzil (São José do Rio Preto/SP), fabricante de produtos ortodônticos, e da Incavas Indústria de Cabos e Vassouras (Bom Princípio/RS), produtora de insumos e acessórios para limpeza doméstica. A operação brasileira registrou faturamento de R$ 2 bilhões em 2009.

A empresa é comprometida com o exercício de sua responsabilidade social, buscando incentivar ações de cidadania junto a funcionários, fornecedores, clientes e também por meio do Instituto 3M de Inovação Social.

.[ Além do site www.3m.com.br, a 3M do Brasil mantém um canal de comunicação direta com o consumidor pelo e-mail [email protected] e pelo telefone 0800 013 2333].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira