Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2010 - 09:15

Design brasileiro faz palestra em Cannes

Luciano Deos realiza seminário no Cannes Lions 2010 sobre o design nos países que compõem o BRIC. Apresentação ocorre dia 20 de junho (domingo), às 12h, no auditório principal do Palais des Festivals.

Como parte da estratégia de promoção internacional do design brasileiro em Cannes a Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design), com apoio da Apex (Associação Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), realiza ações dentro do Cannes Lions 2010. A tática de incentivo à participação das empresas brasileiras no evento, desempenhada com grande sucesso em 2009, levou o Brasil a ser o número 1 em inscrições na categoria e culminou com a conquista de sete Leões. Para este ano, além de intensificar o subsídio ao número de inscrições, o palco do Palais des Festivals recebe uma reflexão sobre o papel do design no desenvolvimento das principais economias emergentes, sob o título “Design in BRIC’s Countries”.

Passado o período de turbulência econômica, ficou ainda mais evidente a importância das economias emergentes para a estabilidade mundial. Dentro desse contexto, os países que compõem o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) precisam adequar-se para transformar a economia ‘de produção’ em ‘criativa’, agregando valor aos seus produtos e serviços. Redesenhar processos para criar uma infraestrutura capaz de suportar uma demanda crescente é fundamental e nada melhor que utilizar o design como instrumento para essa transformação.

“O design tornou-se uma ferramenta tão relevante no contexto mundial que é impossível pensar no desenvolvimento dessas economias emergentes sem utilizá-lo. Somente essa disciplina transversal é capaz de incitar inovação e agregar valor aos bens de produção. Os BRICs já vêm estruturando uma política neste sentido e a proposta é apresentar uma contribuição para construção de marca das indústrias desses países”, ressalta Luciano Deos, presidente da Abedesign e do GAD’.

A palestra é resultado de um trabalho realizado pelo Comitê de Desenvolvimento da Abedesign, coordenado pela diretora da entidade Ellen Kiss, o qual prevê outras ações ao longo do ano no Brasil e no exterior. “Sabemos da relevância do tema, afinal esses países surpreenderam o mundo com seu crescimento nos últimos dez anos, e achamos importante contribuirmos de alguma forma com essa discussão”, afirma Ellen.

Deos complementa que a disciplina, além de contribuir para o crescimento da economia, tem conquistado um espaço significativo em Cannes, considerado o principal festival de comunicação do mundo. “O design foi inserido recentemente no evento. Ao promover uma discussão dessa importância Cannes comprova a força do tema e insere o Brasil positivamente dentro desse cenário”, ressalta.

Abedesign - Entidade fundada em 2004 que visa a difusão do design brasileiro, contribuição para o contínuo aperfeiçoamento do setor, crescimento do mercado e facilitação de atividades profissionais entre empresas de design. A associação é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. Hoje a Abedesign conta com 130 associados, que mensalmente participam de reuniões para definição de seu plano de ações e seminários sobre assuntos ligados ao setor. [ www.abedesign.org.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira