Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2010 - 09:20

Sondagem Industrial da CNI confirmaaumento da produção e do emprego

Brasília – Os níveis de produção, emprego e utilização da capacidade instalada da indústria brasileira confirmam a retomada do crescimento econômico. Conforme a Sondagem Industrial trimestral divulgada nesta quarta-feira, 28 de abril pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produção aumentou de forma intensa e disseminada em março. O índice de evolução de produção aumentou 12,1 pontos entre fevereiro e março.

Na comparação entre os primeiros trimestres de 2010 e 2009 a utilização da capacidade instalada cresceu 6 pontos e o índice de evolução do número de empregados expandiu-se 16,3 pontos. “A indústria alimenta um ciclo virtuoso: o crescimento da atividade aumenta o emprego industrial, que dá impulso à evolução do consumo das famílias que estimula a atividade”, diz a pesquisa.

A Sondagem mostra que o emprego na indústria alcançou 55,5 pontos no primeiro trimestre, o maior índice desde o terceiro trimestre de 2004. Em março, a utilização da capacidade instalada ficou em 54 pontos, acima do usual para os meses de março. Em janeiro e fevereiro, porém, ficou abaixo do usual. Valores acima de 50 pontos indicam utilização da capacidade instalada acima do usual.

No primeiro trimestre de 2010, a utilização da capacidade instalada aumentou 6 pontos percentuais na comparação com o mesmo trimestre de 2009, quando as indústrias operaram com 68% da capacidade instalada. Mas o nível de utilização da capacidade instalada nos primeiros três meses deste ano ficou 1 ponto percentual abaixo do primeiro trimestre de 2008.

Conforme a avaliação dos industriais, a elevada carga tributária, a competição acirrada e os custos das matérias-primas foram os principais problemas enfrentados pelas empresas no primeiro trimestre de 2010. A carga tributária alta foi escolhida por 64,5% dos entrevistados. Em segundo lugar, apontada por 40,7% dos entrevistados ficou a competição acirrada no mercado. O alto custo de matéria-prima saiu da sétima posição no quarto trimestre de 2009 para a terceira posição em 2010. Essa questão, que sempre ganha destaque em período de aceleração da economia, foi apontada como problema por 24% dos entrevistados.

Outro fator que confirma o crescimento econômico são as expectativas otimistas dos empresários em relação aos próximos seis meses. O índice de expectativa de demanda ficou em 65,7 pontos, superando em 17,4 pontos o valor observado em abril de 2009, quando a economia enfrentava a crise internacional. As expectativas quanto à evolução das exportações também são otimistas, embora o índice de abril tenha ficado em 52 pontos, 2,6 pontos menor que o março de 2010.

Os empresários pretendem comprar mais matérias-primas. Embora o índice de expectativas de compras tenha registrado uma queda de 0,5 ponto entre março e abril deste ano, o número permanece em patamares elevados, em 62,7 pontos. Pelo quinto trimestre consecutivo, o índice de expectativa do número de empregados cresceu e atingiu 57,4 pontos.

A Sondagem Industrial trimestral foi feita com 1.227 empresas em todo o país, no período de 5 a 19 abril deste ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira