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29/04/2010 - 09:20

Faturamento dos supermercados alcança R$ 177 bilhões em 2009

De acordo com o 33º Ranking Abras 2010, as vendas do setor representaram 5,6% do Produto Interno Bruto do país.

O 33º Ranking Abras 2010, divulgado nesta quarta-feira, 28 de abril, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), aponta que o faturamento do setor em 2009 alcançou R$ 177 bilhões. Em 2009, o número de lojas chegou a 78.311 (aumento de 3,4% em relação a 2008), com 899.754 funcionários (crescimento de 2,6%) e área de vendas de 19,2 milhões de m² (aumento de 2,2%). O lucro líquido médio, em 2009, ficou em 2,23% sobre o faturamento - o maior da série histórica que começou em 1999.

No ano passado, a concentração de mercado no setor supermercadista apresentou ligeiro crescimento. As três maiores redes supermercadistas do Brasil representam 40% do faturamento do setor - aumento de dois pontos percentuais em relação a 2008. As cinco maiores empresas tiveram uma participação de mercado de 43%. Já as dez maiores têm 48% de mercado - dois pontos percentuais a mais do que no ano anterior.

De acordo com o Ranking Abras 2010, as perdas do segmento alcançam 1,76%. Em 2009, o total de investimentos aferido pela pesquisa foi de R$ 3,4 bilhões. Desse total, 70% foram destinados para a construção, reforma e ampliação de lojas, 9% para automação e prevenção de perdas, 3% para equipamentos refrigerados e de climatização e 1% para equipamentos secos.

Já a previsão de investimentos para 2010, levando em consideração a mesma base de respondentes de 2009, será de R$ 2,071 bilhões, acima do estimado para 2009, que foi de R$ 1,154 bilhão.

Quanto aos meios de pagamentos, os cartões de crédito representam 34,6% do faturamento, assim divididos: cartões de crédito de terceiros (25,2%) e cartões de crédito próprios (9,4%). Já o cartão de débito apresentou queda de 5,6 pontos percentuais e agora representa 11,9%, contra 17,5% em 2008. A modalidade dinheiro continua sendo a mais utilizada, com 39,8%.

A novidade do Ranking de 2010 é a mensuração do quanto outras atividades representam no faturamento das empresas supermercadistas. De acordo com a pesquisa, do faturamento total das empresas do setor, 82% provêm de supermercados, 14% da venda no atacado, 3% da comercialização de combustíveis e 1% do canal farmácias.

Vendas dos supermercados acumulam alta de 8,61% no trimestre de 2010 - As vendas reais do setor supermercadista em março de 2010 cresceram 10,42%, em relação a março de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação a fevereiro de 2010, houve alta de 10,16%. No acumulado do primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta chega a 8,61%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras de março apresentou aumento de 16,12% em relação a março de 2009 e alta de 10,74% sobre fevereiro de 2010. Já o acumulado do trimestre ficou em 13,90%.

"O mês de março contou com o período de Páscoa, o que contribui para esse aumento expressivo no faturamento do setor. De qualquer maneira, como o acumulado de 8,61% no primeiro trimestre mostra claramente, mantemos a tendência de forte aumento nas vendas do setor supermercadista, principalmente por conta da retomada do crescimento na economia brasileira em geral", esclarece o presidente da Abras, Sussumu Honda.

AbrasMercado - Em março, o AbrasMercado, analisado pela GfK e que acompanha as oscilações de preços em todo o país, apresentou aumento de 2,32% em relação a fevereiro. Já na comparação com março de 2009, o AbrasMercado apresentou alta de 6,49%, passando de R$ 257,75 para R$ 274,48.

Os produtos com as maiores altas foram: tomate, com 40,96%; batata, com 13,48%; e leite longa vida, com 10,51%. Já os produtos com as maiores quedas foram: papel higiênico, com - 5,98%; carne traseiro, com - 2,32%; e farinha de trigo, com - 1,19%.

O Nordeste foi a região que teve a maior mudança no preço de sua cesta. Em março, esse valor cresceu 3,62% em relação ao mês anterior. Na região Centro-Oeste, o aumento na cesta local ficou em 3,18%; no Sudeste, em 2,83%; no Sul, em 2,60%; e no Norte, com 0,15%.

Criado há mais de cinco anos pela GfK em conjunto com a Abras, o AbrasMercado avalia o custo de 35 categorias de produtos que compõem a cesta em todas as regiões do país. Adequações em produtos, quantidades e marcas possibilitam avaliar a cesta de acordo com hábitos de consumo específicos de cada região.

. Links com mais detalhes: • Apresentação do presidente com Ranking Abras | • Ranking Abras 2010 | • Série Histórica do Índice de Vendas

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