Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2010 - 09:57

O sucesso e excelentes perspectivas do alumínio na indústria aeroespacial destacados por executivo da Alcoa

Deixou de haver qualquer dúvida sobre o brilhante futuro do alumínio no segmento aeroespacial. As constantes inovações e a oferta de produtos competitivos, seja para aeronaves grandes ou de menor porte, trouxeram novas possibilidades de aplicações em alumínio neste setor. Essa foi a principal mensagem de Dan Goodman, diretor de Marketing da Divisão Aeroespacial da Alcoa, aos participantes da conferência sobre materiais aeroespaciais da American Metal Market (AMM), realizada em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

"Há poucos anos era consenso na indústria aeroespacial que os compósitos eram a escolha ideal” disse Goodman. "Esse cenário mudou, principalmente para as aeronaves de fuselagem estreita. As ligas de alumínio exclusivas e as novas ligas de alumínio-lítio reduzem o peso e aumentam a resistência, a custo e risco mais baixos”.

Goodman falou sobre a evolução do mercado aeroespacial para o alumínio e destacou: a escolha da liga de alumínio-lítio para a fuselagem dos jatos CSeries, da Bombardier; a recente decisão da Mitsubishi de trocar as asas de materiais compósitos pelas de alumínio nos modelos MRJ-21; a iniciativa da Comac em considerar a utilização de produtos de alumínio avançados em asas e fuselagem; e a escolha da liga de alumínio-lítio para as estruturas primárias do veículo espacial Orion, da Lockheed Martin.

Como diretor de Marketing da Divisão Aeroespacial, Goodman é responsável pela coordenação das iniciativas globais da Alcoa no setor aeroespacial.

Perfil da Alcoa - Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 63 mil funcionários em 31países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Nesse ano, incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [www.alcoa.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira