Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2010 - 06:22

Calçado deve ser fechado e esterilizável para profissionais da saúde

Em virtude da NR 32 – Norma que regulamenta a segurança e a saúde dos trabalhadores do setor médico, o Brasil lança um sapato que atende a essas diretrizes, além de ser altamente confortável e passivo de inúmeras esterilizações, sem deformar.

Assim como algumas profissões, que exigem vestimenta específica, o uniforme do profissional da área de saúde também deve ser confeccionado atendendo a algumas peculiaridades como, por exemplo, a necessidade de ser produzido de maneira que evite a proliferação de fungos, bactérias e infecções no ambiente hospitalar.

Devido à importância do tema, a NR 32, Norma Regulamentadora que visa estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança dos trabalhadores do setor de saúde, com o respaldo da Organização Mundial de Saúde, estabeleceu, entre outras medidas que, em hipótese alguma, médicos e enfermeiros devem estar no seu ambiente de trabalho com sapatos abertos ou que contenham qualquer tipo de orifício que permita a circulação de ar e a provável proliferação de bactérias. A Lei se estende também para as indústrias farmacêuticas, onde os funcionários foram proibidos de usar o propé.

A grande dificuldade desses trabalhadores, porém, é encontrar opções de calçados confortáveis e que atendam a NR 32. Em virtude dessa carência no mercado interno, muitos profissionais usam produtos desconfortáveis, modelos que causam bromidrose (odor nos pés), feitos com material pouco resistente e que não podem ser higienizados e esterilizados corretamente. Diante desta realidade e com o propósito de apresentar alternativas, a indústria brasileira de calçados, que é considerada a terceira maior do mundo, sai na frente de muitos países e mostra que tem tecnologia e mão-de-obra qualificadas para oferecer um produto adequado para esse segmento profissional.

Novidade brasileira- Um lançamento considerado ideal entre os profissionais que já o usam, é o calçado fechado Isocalce. Feito de TPE, ou seja, um termoplástico atóxico de polímero (mesmo material do êmbolo das seringas, que pode ser totalmente reciclado), o Isocalce é unissex, flexível, de tecnologia nacional com alta performance, além de evitar a formação de biofilme, pois sua superfície não é microporosa. O produto possui o Certificado de Aprovação (25479) do Ministério do Trabalho e Emprego, além atende a todos os itens de segurança do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), como espessura (importante para evitar o contato com vestígios de líquidos e materiais cortantes), resistência, impermeabilidade etc.

Além disso, o modelo obedece às especificações da NR-32, não é descartável e não desenvolve bactérias. Ele é anatômico e ortopédico, pois foi elaborado para distribuir o peso do corpo 50% na região do calcanhar e 50% na planta dos pés, o que resulta em muito conforto. Em muitos casos pode auxiliar no tratamento de de pés planos (chatos).

Esse modelo chega ao mercado para consolidar o País como um destaque mundial em tecnologia para calçados e, sobretudo, atender às necessidades da comunidade médica, que permanece muitas horas em pé. “Sapatos apertados ou grandes demais comprometem a saúde dos pés, podendo prejudicar a coluna, a circulação sanguínea e causar bolhas e calos. Além disso, é imprescindível que o profissional use um calçado que tenha o tamanho do salto ideal para não cansar a panturrilha e que ofereça diversas opções de numeração”, explica a Fisioterapia Graziela Marques de Souza. Ela ainda lembra que o produto brasileiro é impermeável, possui um solado antiderrapante (para pisos secos), utiliza pequenas saliências para ativar a circulação do sangue e pode ser esterilizado inúmeras vezes em autoclave e higienizado em máquina rotativa, sem prejudicar a sua forma.

A empresa -A Canada Ind & Com de EPI Ltda nasceu no ano de 2008 para ser pioneira em fabricação e comercialização de sapatos sanitários esterilizáveis, conforme a especificação da NR-32 do ministério do trabalho e emprego. Seus profissionais, em parceria com o laboratório de certificação e desenvolvimento de sapatos confortáveis, atingiram a fabricação de um produto de excelência técnica. [www.isocalce.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira