Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2010 - 06:36

Ernst & Young estima investimentos de US$ 200 bilhões no setor de Energia & Serviços

Montante será agente de alteração radical no modelo de negócios nos próximos cinco anos, proporcionando a chamada “revolução inteligente”

São Paulo – Mudanças significativas ocorrerão no setor de Energia & Serviços nos próximos cinco anos, em função do aporte de US$ 200 bilhões em investimentos, segundo o relatório Seeing energy differently, divulgado pela Ernst & Young. O novo modelo vai viabilizar a oferta de serviços mais inteligentes e com maior valor agregado de formas diferenciadas, modificando a relação entre consumidores e prestadoras de serviços.

Esta revisão do setor, do ponto de vista de infraestrutura e métricas, encontra-se em um momento de adaptação também no que diz respeito ao relacionamento entre os principais stakeholders do mercado. Por ser uma indústria tradicional, o modelo de negócios deste setor sofreu poucas modificações nos últimos 100 anos – mas essa história está prestes a mudar.

Os sistemas inteligentes em desenvolvimento envolvem três componentes-chave: o mercado de redes inteligentes (smart grids), que impacta na geração, transmissão e distribuição de energia; sistemas de medição inteligentes (smart meter), exemplificados pela troca de medidores analógicos por digitais; e aplicações inteligentes (smart appliances), tanto no varejo quanto para o consumidor final.

A visão é de que o melhor uso da informação, nas tecnologias de redes de telecomunicações e soluções de tecnologia da informação, incorporadas à distribuição e geração de energia, vai propiciar o aparecimento de novas oportunidades para toda a cadeia de negócios. Esperam-se impactos nas formas de se:

Produzir energia – redes inteligentes podem acomodar energia renovável (como solar e eólica) e outras fontes de forma mais simples.

Distribuir energia – redes inteligentes enviam energia e informação em mão dupla, dando maior flexibilidade à maneira de se gerenciar oferta e demanda.

Usar energia – Medidores e aplicações inteligentes mostram aos consumidores quanta energia eles consomem, de forma que eles possam gerenciar seu uso ou mudar o momento do consumo para fora dos períodos de pico.

Novos produtos – serviços de Internet em banda larga poderão ser explorados com essas redes inteligentes, e uma significativa redução para as empresas do setor poderá ser viável, com aumento de qualidade e segurança nos serviços oferecidos.

“Esta revolução inteligente que esta prestes a acontecer será uma oportunidade para o aparecimento de novas tecnologias e novas expectativas dos consumidores, transformando a estratégia das empresas e todo o seu modo de trabalhar", antecipa José Ricardo Oliveira, sócio da área de assessoria da Ernst & Young. Cases de implantação já estão em andamento em diversos países. No Brasil diversas distribuidoras estão pesquisando este tema e já contam com alguns projetos pilotos em andamento.

Grupos de consumidores mais exigentes esperam que a introdução de toda esta infraestrutura inteligente tenha resultados até mesmo para um mundo mais verde. A possibilidade de escolher as fontes de energia e gerenciar o consumo por meio de calendários que vislumbram a sazonalidade já desponta neste ambiente futurístico.

As tecnologias inteligentes vão gerar inúmeras oportunidades de negócios aos fornecedores e prestadoras de serviços nas áreas de energia, telecomunicações e tecnologia da informação. Além destes, grandes varejistas, empresas de telecomunicações e automotivas estão se posicionando estrategicamente para atuar de maneira inovadora nas rápidas mudanças em curso no setor.

A transformação deve ser acompanhada de novas políticas públicas: uma mudança regulatória, econômica e financeira. “Estes novos players terão de aprender com esta mudança radical para atuar em outros setores também”, complementa Oliveira.

A implementação de tecnologias inteligentes será a maior mudança a afetar o setor de Energia & Serviços desde que ele se estruturou. O tempo para as empresas responderem às novas exigências diminuiu, e só serão recompensadas as empresas que conseguirem acompanhar esta agilidade de reação, segundo o relatório Seeing energy differently.

Perfil- A Ernst & Young é líder global em serviços de auditoria, impostos, transações corporativas e assessoria em negócios. Em todo o mundo, a empresa tem 144 mil pessoas unidas por valores compartilhados e compromisso com a qualidade. No Brasil, a Ernst & Young conta com mais de 2.200 profissionais distribuídos em nove escritórios. A empresa faz a diferença ajudando colaboradores, clientes e as comunidades em que atua a atingirem todo seu potencial. [ www.ey.com.br | www.ey.com/smart | twitter.com/eybrasil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira