Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2010 - 06:45

A revolução da hidratação

Pesquisas realizadas pelo Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética – I.Mezzo – apontam uma forma de manter a aquaporina 3 funcionando corretamente, produzindo um efeito hidratante de curto e longo prazo e reduzindo a perda de água transepidermal, associando potássio, ácidos graxos da oliva e extrato vegetal do cactos Nopal.

Antes mesmo de se falar em hidratação intra e extracelular, o Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, já trabalhava há três anos no desenvolvimento de cosméticos com a utilização de ativos desenvolvidos a partir de novas tecnologias, capazes de penetrar nos canais de hidratação profunda da pele, com ações específicas, otimizando o funcionamento apropriado das aquaporinas e estimulando a síntese do AQP-3. Este trabalho de pesquisa e desenvolvimento foi fundamentado pelo conceito da Hidratação em Movimento, através dos canais de aquaporinas, surgindo assim, o tratamento osmorregulador ou hidratação osmorreguladora – com base na associação do potássio ao extrato do cacto Nopal, do México, aos ácidos graxos da oliva – que promove a entrada e saída de água intra e extracelular com resultados surpreendentes no mundo todo.

Partindo da alta concentração de água em nosso corpo, o controle do fluxo de água de dentro e fora das células (osmose) é fundamental para o equilíbrio dos órgãos, dentre eles a pele. Mas este é apenas um parâmetro. Existem várias formas de penetração da água nas células. O maior órgão do corpo, a pele, é o mais exposto às intempéries climáticas, e também o mais difícil de ser atingido pelos mecanismos de condução de água. É na derme que estas reservas estão presentes, num total de 70% de água. Por outro lado, a epiderme (camada mais profunda da pele), contém de 13 a 15% e o número diminui à medida que se sobe mais. Por esta razão, pesquisadores formularam complexos fisio-orgânicos contendo substâncias ativas baseadas na ação do íon potássio ligado ao L-PCA e um extrato do cacto Nopal, que juntos facilitam a boa irrigação e retenção da água nas células da pele.

Considera-se a pele desidratada quando a água da epiderme está abaixo dos 10%, ocorrência atribuída à perda da capacidade de retenção, ocasionada pela ruptura ou enfraquecimento da barreira cutânea. Esta barreira previne a perda excessiva de água, bem como regula e protege a pele e o corpo contra a invasão de substâncias agressivas. “Para uma melhor manutenção do fator natural de hidratação da pele, devemos inicialmente manter a integridade da epiderme. Para isso, devemos reduzir as agressões ao filme hidrolipídico. Esta integridade ajuda a evitar a perda de água transepidermal, colaborando na retenção da água nas camadas superficiais da pele” – informa José Paschoal Rossetti Filho, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia Estética.

A circulação da água intra e extracelular está relacionada à osmorregulação dos íons de sódio e potássio (bomba Na/K) e canais de água ou aquaporinas, descobertas pelo hematologista americano Peter Agree, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2003. Seu estudo baseou-se na existência de canais que permitem a entrada e saída de água rapidamente. Na pele, mais especificamente nas membranas plasmáticas, o AQP-3 (acquaporina 3) tem característica específica de ser permeável tanto para a água quanto para outras moléculas de tamanho reduzido. (Veja quadro abaixo)

A manutenção da hidratação nas células da epiderme está diretamente relacionada às trocas de íons de sódio e potássio realizada na membrana celular, onde o íon do potássio sai do meio extracelular onde se apresenta menos concentrado, para o meio intracelular, onde temos uma maior concentração de íons de sódio. Ao acrescentarmos íons de potássio ao meio extracelular, promovemos um melhor funcionamento desta regulação osmótica, o que provoca uma maior entrada de água na célula através dos canais de aquaporinas.

O complexo fisiológico vegetal formado a partir do potássio associado ao PCA (ácido carboxílico pyrrolodone), mais o extrato vegetal extraído das hastes do cacto Nopal (opuntia ficus indica) – planta conhecida por sua habilidade de estocar água – forma uma molécula cujo papel é manter bons níveis de hidratação dentro do queratinócito, principal célula da epiderme.

Para mantermos a água dentro da célula, associamos os ácidos graxos de oliva, que possuem alta compatibilidade com o filme hidrolipídico e capacidade de reconstrução do relevo cutâneo, reduzindo assim a perda de água transepidermal - TEWL.

O PCA levógeno, muito mais que um agente hidratante, é uma molécula fisiológica essencial para uma pele saudável, vitalizada e bonita. Presente na pele normal e perfazendo 12% do Fator de Hidratação Natural (NMF), o L-PCA desaparece da célula durante a descamação, mas é permanentemente renovado. Além do que, viu-se que quando o processo de queratinização é incompleto, os níveis de L-PCA da derme decresce e a pele com deficiência em L-PCA se torna seca e áspera.

O principal íon do meio intracelular é o Potássio, essencial no metabolismo celular especialmente no caso de síntese protéica. Também desempenha um papel fundamental em manter a água dentro das células, cuja estrutura interna ele estabiliza. Aproximadamente 90% do potássio no corpo humano encontram-se no meio intracelular e é, principalmente, eliminado pela transpiração. “A associação do potássio vetorizado (K PCA) ao complexo vegetal extraído do cacto Nopal, forma um complexo natural, osmorregulador, que potencializa a entrada e saída de água na célula, capaz de estimular a síntese do AQP-3, produzindo um efeito hidratante de curto e longo prazo. Os ácidos graxos da oliva fortalecem a barreira da epiderme reduzindo a perda de água transepidermal” – explica José Paschoal Rossetti Filho, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia Estética.

Instituto Mezzo de Cosmetologia Estética - Foi criado em 2007 para pesquisar e criar novas formulações e protocolos e aprofundar os estudos dos ativos existentes no mercado com novas abordagens, para dispor da biotecnologia a serviço da beleza e do bem estar.

Perfil- José Paschoal Rossetti Filho é Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, coordenador do Curso de Especialização em Estética Facial e Corporal do Instituto Charles Yamaguchi e especialista em estética facial e corporal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira