Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2010 - 07:10

Com fim de IPI reduzido, vendas de bens duráveis devem cair em maio

Previsão é do especialista do Cenofisco – Centro de Orientação Fiscal, Jorge Lobão.

A retomada da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em bens duráveis faz com que um aumento de preços sobre os eletrodomésticos e automóveis seja inevitável no próximo mês. Somente para os carros, por exemplo, a redução do IPI foi responsável por 20,7% das vendas de veículos durante os meses de janeiro a dezembro de 2009. Graças ao incentivo fiscal, 2,9 milhões de automóveis foram vendidos no Brasil durante este período.

Os dados confirmam que a medida do governo federal cumpriu bem o seu papel de ajudar a fazer frente à retração da atividade econômica, gerada pela crise financeira mundial. “Porém, esse cenário tende a mudar e o segmento dos automóveis, o maior beneficiado pela isenção do imposto, deve ser o primeiro a sentir essa mudança”, declara o advogado tributarista do Cenofisco – Centro de Orientação Fiscal, Jorge Lobão, especialista no assunto.

Os fabricantes já sentem os efeitos da elevação dos preço de algumas das principais matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos, como o aço, por exemplo. “Somando essa questão à elevação da taxa básica de juros pelo Conselho de Política Monetária, o Copom, os consumidores devem se preparar para encontrar eletroeletrônicos, carros e móveis menos acessíveis em breve”, explicou Lobão.

A volta da cobrança do IPI para bens duráveis e a elevação da taxa de juros, que avançou 0,75 ponto percentual, passando de 8,75% ao ano, a menor registrada até o momento, para 9,5% ao ano tendem a frear o consumo do segmento este ano. “Os créditos e os incentivos fiscais são os motores do consumo. Desta forma, a retomada do Imposto sobre Produtos Industrializados e a esperada elevação da taxa de juros devem reduzir a demanda das famílias este ano”, finaliza o especialista do Cenofisco – Centro de Orientação Fiscal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira