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30/04/2010 - 07:32

Grupo MAN no primeiro trimestre de 2010: Tendência de alta na entrada de pedidos

Impulso de crescimento dos países do BRIC, aumento da entrada de pedidos em todas as área, faturamento e resultado operacional estável frente ao trimestre anterior, veículos Comerciais com resultado levemente positivo, engenharia de Motor no âmbito das expectativas, fluxo de caixa da atividade comercial de 499 milhões de euros (141 milhões de euros), perspectiva 2010: esperado prosseguimento da tendência positiva e tendência positiva, estratégia BRIC mostra-se correta.

Com o presente relatório trimestral, a MAN se mostra em sua nova estrutura, com suas áreas de negócios nas áreas de Veículos Comerciais e Engenharia de Motor. Ambas as áreas de negócios são consideradas setores de forte crescimento e grandes potenciais nos mercados mundiais. A área de Veículos Comerciais abrange as áreas MAN Nutzfahrzeuge (MAN Veículos Comerciais) e MAN Latin America. Engenharia de Motor compõe-se de MAN Diesel & Turbo e Renk.

De acordo com a empresa , as condições comerciais melhoraram no primeiro trimestre de 2010 em comparação ao mesmo período do ano passado. Os sinais de uma recuperação ainda são tímidos, no entanto se multiplicam. Também a MAN registrou no primeiro trimestre de 2010 uma tendência positiva. A entrada de pedidos, de 3,5 bilhões de euros, foi significativamente superior que ao igual período do ano anterior. Excluído o resultado da MAN Latin America, cujos valores do primeiro trimestre de 2009 ainda não haviam sido considerados, o aumento foi de 23%. A melhora foi registrada em todas as áreas.

O faturamento, de 3,1 bilhões de euros, permaneceu estável no nível dos trimestres anteriores. Frente ao período trimestral do ano anterior, houve um crescimento de 22%, que se atribui à aquisição da MAN Latin America. A nova área vendeu primeiro trimestre 16 240 veículos, um recorde histórico. O mercado europeu de veículos comerciais, ao contrário, recupera-se apenas vagarosamente da crise econômico-financeira. A área de veículos comerciais MAN

Nutzfahrzeuge, com 1,5 bilhão de euros, apresentou um faturamento menor que no período trimestral do ano passado. No total, a área de negócios Commercial Vehicles realizou um faturamento de 2,2 bilhões de euros. Na área de negócios Power Engineering, o faturamento de 974 milhões de euros permaneceu constante. Especialmente forte mostraram-se os setores de Power Plants, com um aumento de 45 %, e Turbomachinery com 15 %.

Numa situação de mercado no geral ainda difícil, a MAN realizou um resultado operacional no primeiro trimestre de 128 milhões de euros, o que representa um aumento de 28 % sobre o igual período do ano anterior. Deste valor, 118 milhões de euros provêem da área de negócios de Engenharia de Motor. A área de Veículos Comerciais foi sustentada pelo bom resultado da MAN Latin America e realizou no total um resultado positivo de 13 milhões de euros.

Independente destes números, a MAN não desistirá de continuar a reduzir seus custos e aumentar sua eficiência, objetivando o mesmo sucesso que no ano de 2009. O resultado é complementado por um persistente Working Capital Management. Também o fluxo de caixa da atividade comercial, com 499 milhões de euros no primeiro trimestre, permaneceu estável em bom nível.

Os resultados trimestrais mostram, que a internacionalização com foco nos Estados BRIC já traz bons frutos. A MAN, com seus investimentos nestes mercados emergentes, está num caminho muito bom, mantendo intacta sua história de crescimento, mesmo que nós devamos contar primeiramente com um baixo crescimento na Europa. Deste modo, torna-se mais importante a concretização dos potenciais nestes países em forte crescimento.

Grandes oportunidades de crescimento existem nos setores, que a MAN ocupa: transporte e energia. Nestes setores possuímos Know-how, posições de liderança de mercado e consideráveis potenciais de expansão, não por último em razão de possibilidades tecnológicas na área de proteção ambiental. Todas estas possibilidades serão aproveitadas e desenvolvidas com eficiência.

Mostramos continuidade também em nossa política de dividendos. A Assembléia Geral decidiu, em 1º de abril de 2010, que deverão ser distribuídos 25 centavos de euro por ação. Isto reflete de modo adequado, de nosso ponto de vista, as realidades econômicas da MAN e do entorno da empresa nestes tempos difíceis.

A área de negócios Commercial Vehicles deverá apresentar melhoras durante todo o ano fiscal de 2010, desde que a tendência positiva do mercado europeu de veículos comerciais prossiga como o esperado. Na área de negócios Power Engineering conta-se com um leve recuo no faturamento. Os rendimentos sobre o faturamento, no entanto, deverão estar acima da atual meta de 8,5 %. A MAN está bem posicionada, para aproveitar as chances da recuperação da conjuntura.

MAN Latin America- Em razão do desenvolvimento positivo do mercado, a MAN Latin America, com 16.240 veículos vendidos, alcançou um recorde histórico de vendas no primeiro trimestre de 2010. O nível do primeiro trimestre corresponde a um aumento de 26 % em comparação ao quarto trimestre de 2009.

O resultado operacional pode seu aumentado no primeiro trimestre de 2010 a 70 milhões de euros (65 milhões ? no quarto trimestre de 2009). Este desenvolvimento positivo resultou essencialmente do alto volume de vendas no importante mercado brasileiro para a MAN Latin America, que foram favorecidas por programas de incentivo a investimentos do governo brasileiro (redução de impostos e investimentos subvencionados). No primeiro trimestre de 2010, a empresa alcançou um rendimento ROS de 9,7 %.

Com 31,2 % de participação de mercado em caminhões de mais de 5 t, a MAN Latin America foi capaz mais uma vez de defender sua liderança no mercado brasileiro. No segmento de chassis de ônibus, a empresa confirmou com 27,2 % de participação seu segundo lugar no mercado. Os diferentes mercados de exportação mostram os primeiros sinais de uma recuperação. A MAN Latin America, com 29,3 % de participação, é líder entre os exportadores de caminhões a partir de ab 5 t.

Diante deste contexto, permanece a perspectiva de um desenvolvimento positivo dos negócios para o ano de 2010 da MAN Latin America. Em março foi introduzido o terceiro turno de produção na fábrica de Resende, para dar conta da crescente demanda.

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