Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2010 - 08:01

Fórum sobre educação e responsabilidade social reúne cerca de 200 pessoas em São Paulo


(esq. / dir.) Célia Rosemblum, editora do cadernode Sustentabilidade do Jornal Valor Econômico; gerente executivo de operações do Instituto Ethos, Emílio Martos; diretora executiva deDesenvolvimento Sustentável do Grupo Santander Brasil, Maria Luiza Pinto; diretor executivo de Meio Ambiente da Tetra Pak, Fernando Von Zuben; diretora executivada Fundação Victor Civita, Angela Dannemann e o presidente da Anhanguera Educacional, professor Antonio Carbonari Netto

Durante o evento, Anhanguera Educacional lançou seu relatório social, que traz um resumo dos 796 projetos que beneficiaram mais de 800 mil pessoas em 2009.

No Dia Internacional da Educação, comemorado na última quarta-feira (28), a Anhanguera Educacional promoveu, em São Paulo, um fórum para discutir as relações estabelecidas entre educação e responsabilidade social. Cerca de 200 pessoas, entre diretores e professores da organização, autoridades, jornalistas e representantes de outras instituições, acompanharam a mesa redonda que debateu a tendência do envolvimento empresarial e da participação de indivíduos em questões sociais. O evento foi realizado no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros.

Ao falar sobre o tema "Educação e Responsabilidade Social - Inovação e Desafios", o presidente da Anhanguera Educacional, professor Antonio Carbonari Netto, destacou a necessidade de ampliar o acesso ao ensino superior, promovendo a inclusão e ascensão social. "Com a expansão do mercado educacional privado e o crescente poder de consumo, as pessoas estão tendo uma maior percepção de valor com relação à educação, gerando maior demanda, que há temos estava reprimida", comentou. "Considerando que apenas 13,2% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior brasileiro - um dos menores percentuais da América Latina -, é imperiosa a necessidade de aumentar o acesso à educação em pelo menos 30% dessas matrículas."

Segundo ele, o maior acesso ao ensino superior vem ao encontro de políticas de inclusão, diversidade e financiamento do atual governo. Além disso, as instituições devem adotar alternativas criativas em seus modelos operacionais e acadêmicos. "A Anhanguera, em 2009, investiu na diversidade de sua plataforma de ensino e aprendizagem, além de atividades práticas supervisionadas e interativas, visando desenvolver competências e habilidades".

Carbonari ainda destacou os 796 projetos de extensão comunitária promovidos pela Anhanguera em 2009. "Atendemos mais de 800 mil pessoas com esses projetos. Esse número é equivalente a uma cidade brasileira de grande porte", destacou. "O grande diferencial desses projetos está na atuação profissional de alunos e professores que colaboram efetivamente na melhoria da qualidade de vida dessas comunidades."

Sobre a inclusão social, o presidente da Anhanguera ainda divulgou que, em 2009, a instituição ofereceu 8% do total de bolsas ofertadas pelo Governo Federal, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). No total, a Anhanguera investiu mais de R$ 296 milhões em bolsas de estudos. "Esses investimentos mais do que comprovam a nossa preocupação com a inclusão e responsabilidade social", acrescentou.

Troca de experiências - A troca de experiências sobre ações de sustentabilidade deu a tônica para o fórum. Na abertura, o presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), professor Gabriel Mário Rodrigues, apresentou os resultados das ações do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior dos últimos anos. O evento foi criado pela entidade em 2005 e a cada ano tem mostrado resultados de maior participação das instituições de ensino superior na promoção de ações sociais para a sociedade.

Logo em seguida, o gerente executivo de operações do Instituto Ethos, Emílio Martos, falou sobre o apagão de mão-de-obra qualificada e passou um panorama de como as empresas podem tomar decisões de investimento buscando o equilíbrio nas questões sociais.

A diretora executiva de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Santander Brasil, Maria Luiza Pinto, ressaltou que a sustentabilidade deve fazer parte do negócio de cada empresa e abordou a importância do relacionamento com ONGs e com o Governo para desenvolver projetos sociais.

Já o diretor executivo de Meio Ambiente da Tetra Pak, Fernando Von Zuben, apresentou as práticas e os projetos de educação e cultura ambiental que a empresa promove e destacou a importância de se trabalhar questões ambientais nas escolas.

A diretora executiva da Fundação Victor Civita, Angela Dannemann, também fez uma apresentação sobre as ações desenvolvidas pela instituição, com foco em educação. Ela apontou ainda a necessidade de toda a sociedade se mobilizar para as causas sociais e que a educação básica de qualidade é o caminho para que os jovens tenham condições de chegar ao ensino superior.

Vice-presidente de Programas Institucionais da Anhanguera Educacional, professora Maria Elisa Erhardt Carbonari, faz a entreg aoficial do Relatório de Responsabilidade Social para o presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), professor Gabriel Mário Rodrigues

Relatório social - Após a mesa redonda, para marcar o lançamento do Relatório de Responsabilidade Social da Anhanguera Educacional, a vice-presidente de Programas Institucionais, professora Maria Elisa Erhardt Carbonari, prestou uma homenagem à médica brasileira Zilda Arns, considerada um exemplo de vida e de dedicação à causa social. O projeto Biblioteca Aberta, criado pela Anhanguera para estimular a leitura entre crianças e jovens da comunidade, recebeu o nome da fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Zilda Arns morreu no último dia 12 de janeiro, vítima do terremoto de grandes proporções que devastou o Haiti.

Além da homenagem, a professora Maria Elisa destacou mais uma iniciativa da Anhanguera Educacional visando promover a sustentabilidade. "Para 2010, estruturamos um programa ambiental e já iniciamos a implantação de um sistema de gestão integrado, que compreende os aspectos ambientais, sociais, saúde e segurança, visando entender e mitigar os impactos em todo o processo para contribuir com a redução da emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, contribuir com a preservação do meio ambiente."

O Relatório de Responsabilidade Social da Anhanguera Educacional expõe o diálogo que a instituição mantém com todos os seus públicos e traz um resumo dos 796 projetos de extensão comunitária promovidos em 2009. Essas ações beneficiaram, durante um ano inteiro, mais de 805 mil pessoas e envolveram alunos, professores e funcionários das 54 unidades da Anhanguera.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira