Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2010 - 08:01

Semana Otimismo que Transforma: Coca-Cola Brasil e consumidores em favor da Educação e do Meio Ambiente


Durante uma semana, parte da receita obtida com a venda de todo o portfólio da Coca-Cola Brasil será revertida aos projetos do Instituto Coca-Cola Brasil, em 2009, Semana gerou R$ 5 milhões em apenas sete dias, o projeto conta com o apoio das redes McDonald`s, Spoleto, Koni Store e Domino`s, que divulgarão a ação em suas lojas .

Na primeira semana de maio, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes reeditam pela quarta vez a Semana Otimismo que Transforma, na qual 2,5 centavos de cada produto da Coca-Cola Brasil vendido no País são revertidos aos programas do Instituto Coca-Cola Brasil. Em 2009, foram arrecadados R$ 5 milhões para os programas voltados para Meio Ambiente e Educação.

Segundo o presidente da Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola, Ricardo Vontobel, “a Semana Otimismo que Transforma é uma grande oportunidade de gerar recursos para os programas sociais do Instituto Coca-Cola Brasil, ao mesmo tempo em que ajuda a educar o consumidor e o convida a participar de uma ação em nível nacional. Pelo mesmo preço de uma Coca-Cola, de um suco Del Valle ou de um Matte Leão, a pessoa ajuda no desenvolvimento de importantes ações sociais”.

São mais de 150 produtos do portfólio da Coca-Cola Brasil, que inclui águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, que gerarão recursos para os programas Valorização do Jovem; Educação Campeã; Reciclou, Ganhou e Água das Florestas. Neste ano, também acontece o Dia do Otimismo, quando os funcionários da Coca-Cola Brasil, de forma voluntária, visitam os pontos de venda para divulgar a Semana e explicar a iniciativa aos consumidores.

Para Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, "cada ação individual, por menor que seja, vale a pena e faz a diferença. Na nossa visão, muitas pequenas ações fazem uma grande diferença e, só assim, todos juntos, podemos melhorar o mundo".

Presente em redes sociais, como Facebook e Twitter, a Semana Otimismo que Transforma trará mais novidades ao público em 2010. O concurso "Preservação da água", lançado em parceria com o Camiseteria.com, convida as pessoas a criarem uma estampa inédita sobre o tema e enviar até o dia 20 de maio pelo site da campanha (www.otimismoquetransforma.com.br). As três vencedoras, eleitas pelo voto popular, serão utilizadas em camisas comercializadas pela grife.

Campanha - Desenvolvida pela agência DPZ, a campanha da Semana Otimismo que Transforma contará com peças impressas para jornais e revistas, spots de rádio, filme de TV, ações em mídias sociais e material de divulgação em pontos de venda. A veiculação começou no dia 26 de abril e se estenderá até 9 de maio. Salas de cinema do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e emissoras de TV fechada serão contempladas com o comercial protagonizado pela cantora Alcione, pela atriz Isabel Fillardis e pela empresária Viviane Senna, que doaram seus cachês para o Instituto. Além disso, no site www.otimismoquetransforma.com.br, as pessoas são convidadas a entrarem na "Corrente do Otimismo", desenvolvida com uma webcam colaborativa. Para participarem, elas devem enviar um filme criativo com qualquer bebida da Coca-Cola Brasil para a homepage.

Perfil- O Instituto Coca-Cola Brasil é responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil, com foco em programas transformacionais de significativo impacto no desenvolvimento do País. Devido à sua atuação, o Instituto assegura desde 2006 a qualificação de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - e passou a contar com um Conselho Consultivo e Fiscal. Abaixo, os programas que desenvolve.

Valorização do Jovem - Implementado pela primeira vez no Brasil em 1999, com o objetivo de reduzir o alto índice de evasão escolar encontrado em escolas de todas as regiões do País. Concentra seu foco em jovens com alta proba­bilidade de abandonar a escola, estimulando em cada um desses alunos o senso de responsabilidade e a auto-estima. Nas escolas associadas ao Programa, alunos da 6º ao 9º ano, com grave risco de evasão, são escolhidos para atuar como monitores de estudo de alunos da 1º ao 5º ano, igualmente com dificuldade de aprendizado. Cada monitor acompanha um grupo de três alunos em sala de aula durante uma hora por dia, com supervisão de professores. Estes monitores também participam de atividades extracurriculares que incluem visitas guiadas a empresas, palestras e programas culturais.

Educação Campeã - O Instituto Coca-Cola Brasil e a Renosa firmaram parceria com o Instituto Ayrton Senna para a criação do projeto Educação Campeã. Juntos, o Fabricante e as duas instituições investirão em programas educacionais para a melhoria do Ensino Fundamental no Maranhão. A parceria, que conta com o apoio do Governo do Estado, pretende beneficiar mais de 500 mil alunos. O projeto será calcado em quatro programas - Gestão Nota 10, Se Liga, Acelera Brasil e Circuito Campeão -, onde serão implementadas soluções educacionais qualificadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Reciclou, Ganhou - Criado em 1996, tem por objetivo promover a educação ambiental e estimular a reciclagem de embalagens, contribuindo para minimizar o impacto destas sobre o meio ambiente. Hoje, a empresa apoia mais de 130 cooperativas em todo o País, com o objetivo de torná-las lucrativas e geridas corretamente. Entre suas ações estão as parcerias com o Instituto Walmart, resultando em mais de 300 Estações de Reciclagem dentro das lojas da rede; e com a ONG Doe seu Lixo, que realiza desde 2009 a capacitação dos membros das cooperativas de catadores em gestão empresarial. O Reciclou, Ganhou também contribui para a formação de uma cultura de reciclagem. O Brasil hoje é líder em reciclagem de alumínio reciclando cerca de 92% das latas colocadas no mercado. Graças ao trabalho, principalmente das cooperativas de coleta seletiva e de uma indústria recicladora eficiente, o País ostenta também um dos mais altos índices mundiais de reciclagem de embalagens de PET, atualmente em torno de 54,8%.

Água das Florestas - Com foco na recuperação, proteção e manutenção de microbacias hidrográficas através do reflorestamento de matas ciliares, é uma iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil que envolve a participação conjunta de vários setores da sociedade. O resultado é uma força multidisciplinar que soma conhecimentos, tecnologias e recursos, atuando sobre um determinado manancial de forma integrada às comunidades locais. Fatores determinantes para o sucesso do programa, a conscientização, a participação e o envolvimento dos habitantes das regiões atendidas são estimulados através de apoio técnico e financeiro. Além de gerarem empregos para a população local, as estufas do programa armazenam mudas de espécies nativas e têm o objetivo de agregar novos participantes para que estes pratiquem o reflorestamento dentro de suas propriedades.

Perfil- O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior e Del Valle, emprega diretamente mais de 44 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 400 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos e, em 2010, serão investidos mais R$ 2 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 1,98 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 92% das latas de alumínio e 54,8% das garrafas PET são recicladas.[www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira