Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2007 - 07:14

Stenio Yamamoto garante a 36ª vaga brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

Desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, o Brasil não classificava um atleta em provas do Tiro Esportivo.

O atirador brasileiro Stenio Akira Yamamoto assegurou nesta sexta-feira, dia 1º, vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. A classificação foi obtida após o segundo lugar do atleta na prova de Pistola Livre 50m, durante a disputa da etapa da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, realizada em Munique, na Alemanha. O paulista Stenio Yamamoto, de 45 anos, é o primeiro atleta brasileiro em provas de bala do tiro esportivo a se classificar para os Jogos Olímpicos desde Barcelona-92, quando Tânia Maria Giansante e Wilson Scheidemantel representaram o Brasil na modalidade. Além de vaga assegurada para Pequim, Stenio também já havia garantido presença nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

O gerente geral do Departamento Técnico, José Roberto Perillier, ressalta a importância do feito de Stenio para o desenvolvimento da modalidade no Brasil. “Esse resultado é muito importante, já que desde Barcelona-92 o Brasil não classificava um atleta nessa prova. O alto nível técnico das seletivas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 foi fundamental para alcançarmos a classificação para os Jogos Olímpicos. Assim como o Stenio, temos outros atletas com chances de classificação para Pequim”, disse Perillier. “Um resultado como esse nos traz ótimas perspectivas para o Tiro Esportivo durante os Jogos Pan-americanos Rio 2007”, afirmou o gerente geral do Departamento Técnico do COB.

O Brasil já conta com 36 vagas garantidas para os Jogos Olímpicos, que acontecem de 8 a 24 de agosto de 2008. A primeira modalidade a se classificar foi o futebol masculino, ao vencer o Campeonato Sul-americano sub-20, em Assunção, Paraguai, em janeiro. Após a disputa do Troféu Maria Lenk, no Brasil, e do Campeonato Mundial, em Melbourne, na Austrália, a natação masculina conquistou índices em 12 provas. Nos saltos ornamentais, o brasiliense César Castro obteve a classificação para o trampolim de 3 metros. Em Atenas-04 a delegação brasileira foi composta por 247 atletas.

Seguindo o planejamento promovido em edições de Jogos Olímpicos passados, o COB vem realizando visitas de inspeção periódicas a Pequim. Até o momento já foram feitas duas viagens precursoras e logo após os Jogos Pan-americanos Rio 2007 a Missão Brasileira realizará a última visita antes dos Jogos Olímpicos. "As visitas precursoras já são uma tradição do Comitê Olímpico Brasileiro e são fundamentais para uma boa participação brasileira nos Jogos Olímpicos. Desta forma, entramos em contato com as principais áreas do Comitê Organizador e nos antecipamos aos problemas que possam surgir durante os Jogos. O objetivo é diminuir a dependência em relação ao Comitê Organizador e preparar o terreno para a nossa delegação", explica Marcus Vinícius Freire, Chefe da Missão brasileira no Rio 2007 e nas duas últimas edições de Jogos Olímpicos.

Em Pequim, os brasileiros se reúnem com as principais áreas do BOCOB (Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos): esportes, credenciamento, transporte, vila, relações internacionais, acomodações, entre outras. Além das reuniões, a missão brasileira visita as instalações que estão sendo construídas para os Jogos com o objetivo avaliar as melhores estruturas de trabalho e preparação para a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Pequim 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira