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01/05/2010 - 08:28

Consumidores querem ações promocionais mais elaboradas, afirmam especialistas

Integração de ações online e offline é um dos assuntos a serem debatidos no Promo Trends, evento que trará as tendências do marketing promocional.

Hoje, 50% dos investimentos em marketing e comunicação são destinados ao segmento do marketing promocional. “Não é possível pensar em uma comunicação de sucesso sem considerar as ferramentas do marketing promocional,” explica o diretor de comunicação do capítulo Paraná e Santa Catarina da AMPRO - Associação do Marketing Promocional -PR/SC, Alan Giuliano Dall'Alba Ceppini. Pensando nisso a associação promove, no dia 12 de maio, em Curitiba, o Promo Trends, evento que irá debater as tendências do marketing promocional para os próximos anos.

Um dos temas que será abordado é o novo patamar a que o marketing promocional foi promovido. Julian Irusta, da diretoria da AMPRO/PR e sócio-diretor da Plattô Internet, ressalta que o marketing promocional ficou mais qualificado e inteligente e passou a trabalhar melhor as expectativas do público. “É comum vermos ações que levam às pessoas experiências verdadeiramente elaboradas, ao contrário de antes, quando só se produziam faixas, panfletos e alguns brindes”.

Entretanto, o grande debate proposto pelo Promo Trends é a relação entre as ações de marketing online e offline. Leila Martinho, administradora com 20 anos de experiência em marketing promocional - que será a mediadora da mesa-redonda em que as duas vertentes serão discutidas – explica que a necessidade da ligação entre os dois canais é de extrema relevância. “O marketing promocional offline busca desenvolver ações que façam com o que o consumidor experimente uma situação e adquira benefícios. A convergência das campanhas para a internet é muito importante, pois alguns clientes podem não ser captados na offline, mas ganham notoriedade na online”, destaca Leila.

Paulo Eduardo Bevervanso, da diretoria da AMPRO PR/SC, afirma que o online não irá acabar com o offline, pois cada um dos canais têm objetivos diferentes e complementares. “As ações fora da internet estão sempre se reinventando. É necessário desenvolver promoções cada vez mais criativas e inusitadas para fidelizar os consumidores às marcas. O marketing promocional offline prorporciona um contato imediato e sensorial entre marca/produto, impossível de acontecer no ambiente virtual.”

Julian Irusta também concorda que a grande tendência da área é a integração entre os setores, ou seja, ações de rua complementadas com o conteúdo online. Segundo ele, as campanhas de integração ou cross media são as que têm apresentado melhores resultados.

“A ação na rua ainda é importante, pois representa a porção de realidade da qual todos nós ainda não podemos (nem queremos) prescindir. No entanto, quando damos sequência à ativação, caímos na complementação de conteúdo online que tanto gostamos. Isso permite que se entrar na virtualidade e aproveitar tudo que ela proporciona: falar com pessoas que não conhecemos, experimentar jogos inusitados, conhecer tudo sobre produtos, enviar vídeos, etc”.

Ele desmistifica também a afirmação de que as ações da internet têm como único público os jovens. “O público das ações online são todos que acessam a internet com alguma frequência, então dizer que apenas os jovens são impactados pela promoção online é absurdo e ultrapassado. A única coisa que podemos afirmar é que os jovens são mais facilmente convencidos pelos apelos publicitários mais rudimentares, tais como distribuição de ingressos de cinema e lanches grátis. O público geral está bastante interessado em promoções online que sejam diferenciadas, relevantes e capazes de complementar suas experiências. Os publicitários têm que se dar conta de que não adianta jogar bananas para os usuários de internet, quando o que eles querem é conteúdo”.

O Promo Trends contará com palestras de dois dos profissionais mais conceituados e experientes da área: Alexandre Godoy, da Mazah Live Marketing, que trará as tendências em promoção offline e Marcelo Velloso, do HSBC, que falará sobre marketing online. Para encerrar o Promo Trends, Leila Martinho, do Boticário, mediará uma mesa redonda em que as vertentes online e offline poderão ser discutidas pelos participantes.

“O Promo Trends dará início ao desenvolvimento e a capacitação do nosso mercado, seguindo as tendências da área para os próximos anos. Paraná e Santa Catarina possuem agências com um enorme potencial, até mesmo internacional, mas que infelizmente ainda está adormecido. Precisamos despertar nosso mercado para o novo cenário de comunicação que está surgindo”, afirma o presidente da AMPRO PR/SC, Andre Dihl. | www.promotrends.com.br

Promoção via twitter - Os interessados em participar do Promo Trends podem concorrer a uma vaga para o evento. Para participar basta seguir o perfil do Promo Trends no twitter e dar RT - retweet -, na mensagem sobre a promoção. O sorteio será realizado dia 10 de maio, e divulgado pelo twitter.| www.twitter.com/promotrends

Brazil Promotion Road Show - Paralelamente ao Promo Trends será realizada a feira itinerante de marketing promocional Brazil Promotion Road Show. A feira, que percorre as principais cidades do país, traz novidades e lançamentos dos principais fornecedores do setor promocional. | www.noroadshow.com.br.

.[ Promo Trends, dia 12 de maio,a partir das 14h, no Estação Convention Center. Curitiba-PR | Vagas: 150 | www.promotrends.com.br]. Inscrições encerradas.

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