Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2010 - 09:22

PROTESTE constata alta nos pacotes de tarifas bancárias, observa a Associação

A PROTESTE Associação de Consumidores fez dia 28 de abril (quinta-feira), um levantamento nos nove maiores bancos para ver a evolução das tarifas bancárias e constatou que após dois anos da regulamentação, só o que caiu de preço foi o que o consumidor não consegue contratar. Trata-se do pacote padronizado que o cliente tem dificuldade em contratar. Na prática, nas agências é desconhecida a existência deste pacote, não sendo de fato ofertado ao cliente.

Apesar de a legislação garantir ao consumidor o direito de usar uma conta de “serviços essenciais”, sem ter que pagar nenhuma taxa por isso, os bancos, em geral, não divulgam ao consumidor que ele tem esse direito. Como os próprios bancos informam 60% dos clientes têm pacotes de serviços e nesses, os reajustes têm penalizado os consumidores.

Foram analisados como variaram as tarifas cobradas no uso da conta corrente no período de 6 meses e de um ano. Os serviços analisados foram :valor das cestas de serviços; da tarifa de cadastro;da folha de cheque;do saque e da transferência entre bancos (DOC).

O que a PROTESTE constatou.: Banco Itaú: A Maxi conta simples aumentou 8% nos últimos seis meses. E a Maxi Conta Econômica aumentou 16,47%, passando a custar R$9,90 (era R$8,50)

Banco Real: No banco Real constatamos que em seis meses a a cesta Multipla aumentou 10,14%, se considerarmos o periodo de 12 meses, o aumento é de 20,74%. O caso da conta Simples é ainda pior, em seis meses o aumento foi de 17,75% e no periodo deu m ano o aumento foi de 65,83%.

No Banco HSBC: O pacote Premier aumentou 8,89% em seis meses e o Premier básico 19,05% , e no Bradesco: aumento de 16,47% na cesta “basica”

Quanto o Santander, pacote Completo Master (originalmente se chamava “Completo) sofreu aumento de 10,14% em 6 meses e 25,38% em um ano. O Especial Master teve aumento ainda maior: 17,75% em 6 meses e 33,56% em um ano.

No Citibank, as cestas Classic, Top e Premium não apresentaram aumento nos últimos 6 meses, mas se considerarmos o periodo de 1 ano, os aumentos foram de 10,33% a 35,91%, caso da conta Classic, que aumentou de R$ 22 a R$ 29.

Nos bancos Banrisul, Caixa e BB não observamos elevações nos valores dos pacotes ofertados.

No caso do Itaú e do Bradesco as cestas sofreram aumento sem ter nenhuma alteração na composição. Nos outros pacotes em geral houve aumento do número de utilizações disponíveis para alguns serviços. Nestes casos o consumidor deve reavaliar se vale a pena manter esse pacote ou mudar para outro, pois talvez esse aumento do numero permitido de utilizações não seja necessário e só encarece. Se for esse o caso, procure uma cesta que lhe atenda, e não pague por serviços que não precisa.

Tarifas avulsas - Com relação às tarifas avulsas, o custo unitário do saque só sofreu alteração no Itau e Unibanco, constando em um aumento de 23,08% nos últimos seis meses, o custo do saque subiu de R$1,30 para R$1,60. O custo da folha de cheque só sofreu aumento também no Itau e Unibanco, 11,54% no semestre.

O custo de transferência entre bancos se manteve em todas as instituições, o valor da tarifa de cadastro se manteve e em alguns casos ocorreu até diminuição do custo.

Pacotes de serviços - As variações que mais aparecem são no valor dos pacotes de serviços, em geral todos os correntistas contratam uma cesta, por ser mais conveniente ou por desconhecer que é possível ter uma conta corrente sem precisar contratar um pacote. Inclusive, mesmo sem a contratação de pacote, por determinação do Banco Central, todo correntista tem direito a uma série de serviços gratuitos – são os serviços essenciais. Entre estes serviços destacam-se o direito a quatro saques por mês, a consulta a extrato em terminal eletrônico e a 1dezfolhas de cheque por mês.

A Proteste disponibiliza no site [www.proteste.org.br] um simulador que mostra a cesta mais adequada e econômica para as reais necessidades, de acordo com o perfil do consumidor.

.[PROTESTE – Associação de Consumidores: Rio de Janeiro - Av. Lucio Costa, 6420 - Barra da Tijuca - CEP: 22630-013| São Paulo - Rua Dr. Bacelar, 173 – Cj. 52 - Vila Clementino - CEP: 04026-000].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira